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Ajuste dos rolamentos de munhão e de roda.

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  • 11/04/2008, 09:15
    Milton Quindim
    4 Anexo(s)
    Edgar e Elmer

    Como o próprio Leopoldo disse, eu somente queria substituir os rolamentos pelos mancais que deveriam ser de fácil instalação e com as medidas corretas para tal.

    Se o toquinho estivesse com rebarba naum teria sido tão fácil colocar o rolamento Timken depois. Foi abrir a embalagem do rolamento e encaixar suavemente o pino do toquinho na casa dele, sem esforço nenhum e com aquela precisão.
    Era isso que eu esperava dos mancais. Era isso que os mancais deviam fazer, substituir os rolamentos com a mesma facilidade e com uma maior durabilidade.
    Todos aqui devem saber, inclusive eu sei, que ninguem sai comprando coisas e colocando a toa nos seus jipes somente porque "é novo" ou tá na "moda". Tentamos sim melhorar o que já existe. Se eu estivesse aqui falando sobre uma adaptação que eu fiz ou mesmo sobre uma tentativa de inventar um substituto para os rolamentos do munhão, acredito que eu estaria errado vindo aqui e contando o que me aconteceu. Mas o caso é outro, estou aqui mostrando o quanto fui desconsiderado como consumidor de uma mercadoria que me foi vendida sem o mínimo de satisfação.
    Quando eu vou na autopeças e compro um rolamento e desmonto qquer coisa para substituir , não preciso voltar a autopeças e trocar o rolamento e nem levar a um torneiro para ajustar nada pois ele foi feito para determinado uso e assim é usado.

    Estou somente esperando o laudo sobre o metal que deve chegar nesta semana ainda e enviarei para o pessoal da TT4 para que contactem fabricante para substituir ou mesmo fazer a devolução das peças para mim.

    E o único erro que eu possa ter cometido foi lixar um pouco a beiradinha para tentar encaixar, de resto o procedimento foi correto e sai com o "rolamento" instalado.
    Ai vão as fotos do dia.
  • 11/04/2008, 10:32
    leopoldo
    Milton independete do material, que vc nem sabe qual deveria ser, é obvio que ele está temperado. Pode não estar corretamente revenido, apenas uma suspeita.

    E temperado ele deve mesmo ser para suportar a carga em cima das superfícies em atrito. Aliás, poderia ser cementado e temperado.

    Agora, a certeza é que ele quebrou devido à interferência com o pino.

    Se vc levasse a um torneiro provávelmente ele daria um passe no pino, oque é um GROSSEIRO e fatal erro, pois o pino é o original e se pudesse, deveria até ser maior e não menor. Portanto, a falta de ajuste está no furo.
  • 06/07/2008, 18:07
    Carlão Rover
    5 Anexo(s)
    Ola!
    Para colaborar com o tópico e me tirar dúvidas lá vai...
    Estava eu indo na Rod Bandeirantes sentido interior com meu cj, quando ouço um "Tac"...ai ando mais um pouco e ouço de novo.Por sorte paro logo em seguida nm posto Br (na verdade entrei pela contra-mão...) Levanto o pneu do lado esquerdo traseiro de onde vinha o baulho e adivinhem...sambando bastante...Seguem as fotos do ocorrido e no aguardo de comentários e dicas de solução..

    Obs: segui os passos ensinados pelo Leopoldo...apenas para sacar o conjunto tentei utilizar um "saca Protese Dentária" pneumático, mas não deu certo...srsrsrsrs
    Alguém tem um rolamento ai de rural para vender neste domingão...e se puderem me passar os numeros das diferentes marcas disponíveis eu agradeço...
  • 06/07/2008, 18:08
    Carlão Rover
    Na última fotos estão meus ajudantes, Mel e Rock...srsrs
  • 06/07/2008, 21:47
    leopoldo
    Candeu, o tópico correto para este item é outro:

    Cuidado, seu eixo semi-flutuante poder matar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915

    PORÉM, já te adianto o seguinte:

    O semi-eixo azulou, pode jogar fora porque ele perdeu o tratamento térmico.

    Não vai resolver só trocar o rolamento.
  • 06/07/2008, 21:54
    Carlão Rover
    E aonde eu compro um eixo igual a este?Sou de Santo André e preciso arumar logo meu jeep que só ando com ele....
    O "azulou é por ter esquentado?".Você acredita que el pode quebrar ali?
    Abraços
    Carlão
  • 06/07/2008, 22:01
    leopoldo
    Azulou porque o rolamento fundiu e gerou calor suficiente para quase esmigalhar o semi-eixo.

    Por muito pouco vc não se estrepou. Oque te salvou foi o freio à disco.

    Sem ele, o semi-eixo teria saido do jeep no meio da estrada.
  • 06/07/2008, 22:03
    Carlão Rover
    Olá Leopoldo...
    Você conhece este sistema?oque acha?
    http://www.macrotorque.com.br/index....&categoria=103
    Abraços
    Carlão

    Obs:
    A sorte foi que eu ouvi um barulho estranho e parei logo que pude(andei até um posto próximo a 30 km/h).Senão acho que ia ser feio...
  • 06/07/2008, 22:06
    leopoldo
    Não pessoalmente, mas esta é uma das opções,

    A outra é a do Franco.
  • 06/07/2008, 22:12
    Carlão Rover
    Só para me ajudar na compra, meu eixo é o da rural, você sabe dizer pelas fotos qual Kit devo comprar?
    Abraços
  • 06/07/2008, 22:52
    Rodolfo Ourique
    Chave específica...
    Caro Leopoldo,

    Sou jipeiro e "fuçador" assíduo deste forum, e como faço a manutenção de meu Jeep 1977 by myself, tenho aprendido muito com suas dicas, apesar de confessar que uso as instruções do Manual da Ford para o Jeep...Resumindo... como estou fazendo a verificação periódica, lubrificação e substituição de rolamentos, não pude deixar de checar suas dicas.
    Te peço que veja o link deste fabricante de ferramentas, pois foi o único soquete que achei para o porca do cubo dianteiro...é este mesmo?

    http://www.ravenferramentas.com.br
    123144
    Código Antigo: 144
    Nome: Chave sextavada de 54mm e encaixe de 3/4", para a porca do cubo dianteiro da pampa 4x4 e do Toyota Bandeirante.
    Família: Suspensão Dianteira
    Peso: 0,93 kg
    RELACIONAMENTO COM VEÍCULO
    • Bandeirante
    • Pampa 4x4

    Obrigado,
  • 07/07/2008, 00:09
    leopoldo
    Citação:

    Postado originalmente por caandreu Ver Post
    meu eixo é o da rural, você sabe dizer pelas fotos qual Kit devo comprar?

    Ao especificar na compra, diga a aplicação ao vendedor.

    Ele tem que saber oque vai vender.
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