Powered by vBulletin

Ajuste dos rolamentos de munhão e de roda.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 22 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 07/05/2005, 20:29
    Franco
    aeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Agora me superaram, sabia que ia aparecer algo mais sofisticado. Show de bola essa porca, é da componentes aeronauticos, não???

Que beleza de peça, acho se eu conseguisse botar mão em uma dessa, ficaria em cima da minha escrevaninha como objeto de inspiração ou um chaveiro muito louco... muita pena botar isto num Jeep.

Agora, Leopondo, não deve ser muito barato, chute US 45,00 cada??? Mas é uma ideia genial, gostei de ver.. :D :D
  • 09/05/2005, 10:43
    Beto Lacerda
    a porca do link 2 não é o mesmo principio da porca da Ensimec ??
    []'s
  • 09/05/2005, 11:33
    Franco
    Da lheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Beto pelo que pode estudar os principios de funcionamento, essa segunda achei em funcioanmento muito próxima da Ensimec. E o mais interessante ( agora o Leopoldo vai ter que morder a lingua :twisted: :twisted:) a maioria é somente uma porca com travamento e não duas, tendencia que mostra que a evolução é valida, ( agora tô melhora na foto, hehehehehe :D :D )
  • 09/05/2005, 12:02
    Beto Lacerda
    esse tipo de porca ja conhecia , para travar mancal , o principio é simples , ela "muda o passo" da rosca impossibilitando que a mesma se solte , uns pinguinhos de loctite no allen e não solta nunca , ao meu ver facilitará a vida dos jipeiros que fazem por si só a manutenção da viatura
    []'s
  • 09/05/2005, 13:02
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por Franco
    ......agora o Leopoldo vai ter que morder a lingua........

Que nada ! sou eu mesmo que estou colocandoa à disposição de todos o que eu estou achando por ai, para que cada um decida o que é mais conveniente para sí, embasado no que há de "mais moderno" e que ofereça sempre um grau de segurança e confiabilidade no mínimo igual ao que já existia :wink:
  • 06/06/2005, 20:07
    leopoldo
    Pessoal interessado nesse assunto.

Depois de umas semanas pesquisando, e em contato com a TIMKEN, achei umas referências interessantes e atualizei a minha penúltima mensagem com os links de interesse.
  • 22/08/2005, 00:30
    PRIETO
    GOSTARIA DE RECEBER MAIORES EXPLICAÇÕES DE COMO PROCEDER A PRE CARGA DOS ROLAMENTOS DO EIXO TRAZEIRO (EIXO COM CHAVETA), VISTO QUE O MANUAL DO MECANICO MENCIONA A COLOCAÇÃO DE CALÇOS QUE SAEM DE FABRICA SO DE UM LADO :?:

AGRADEÇO TODA E QUALQUER AJUDA
  • 22/08/2005, 09:26
    leopoldo
    Esse é fácil:

1-Vamos supor que você ja levantou o jeep no macaco (nunca pela carcaça do diferencial), o eixo já está nos cavaletes, você já corretamente trocou os rolamentos cônicos (com pré engraxamento) e ainda não colocou os cubos chavetados.

Você fez partículas magnéticas para ver se o eixo não está trincado ? :twisted: :parede:

2- Numa das extremidades, escolha esquerda ou direita, você monta o espelho, retentor do rolamento e aperta os 06 parafusos do espelho com o torque correto, monta o cubo chavetado, coloque a arruela, a porca e dê um encosto nela (não dê o torque na porca do cubo, mesmo porque não dá para fazer isso sem o pneu estar no chão). Põe a panela, a roda e encosta as porcas de roda. Mantenha o eixo no cavalete em ambos os lados.

Importante: Só de um lado. No outro lado, deixe soltos os 06 parafusos.

3- No lado solto: coloque um jogo de calços de rolamento e uns a mais, coloque 3 parafusos (vértices de um triangulo) e começe a apertar até encostar as porcas. Daí, aperte vagarosamente procurando ver se ao final haverá folga.

4- E o segredo: para garantir que não haverá na montagem uma possível sobrecarga no rolamento, peça para alguém girar a outra roda enquanto você aperta os 03 parafusos. :concordo:

4-a- Alternativa Kamikase para quem trabalha sózinho:

Ligue o jeep engate 1º e deixe o eixo rolar

5- Como saberei se há ou não folga?

6- Desliga o motor se você for kamikase e sobreviveu até agora.

7- Com a mão, puxe e empurre a extremidade do semi-eixo e veja se ele entra e sai, que seja perceptível. Folgas por volta de 0,005" você sente na mão.

8- Tá bom. Já fiz isso mas o eixo ficou com folga. :pensativo:

9- Solta os 03 parafusos, retire um calço e repete a sequência do item 03

10- Tá bom. Já fiz isso e não percebí folga. :pensativo:

11- Coloca o cubo chavetado e com a balança presa a um prisioneiro de roda, veja se a carga está entre 3 a 5 kgs, puxando tangencialmente.

12- Está abaixo, repete desde o item 3 mas com um calço a menos. Está acima, repete desde o item 3 mas coloca um calço a mais.

Importante: perceba que existem calços de diferentes espessuras para poder fazer esse ajuste com mais facilidade.

e último:

Ninguém falou que FAZER seria fácil.
    :wink:

Acabou?

Não. :shock:

Monte os outros 03 parafusos, cubo, panela, etc....etc....etc....

Agora sim. Desça o eixo dos cavaletes, finalmente dê o torque nas porcas dos cubos, trava com a coupilha, põe os copinhos e engraxa os rolamentos. :concordo:

UFA !

foi umas 3 horas de trampo.

:mrgreen:
  • 23/08/2005, 23:57
    PRIETO
    MESTRE LEOPOLDO

MUITO OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES FORAM BEM CLARAS

EM RELAÇÃO AO TESTE DE PARTICULAS MAGNETICAS ONDE PODE SER FEITO? PRETENDO MUDAR PARA O SISTEMA FLUTUANTE, MAS NÃO AGORA.
    ACREDITO SER NECESSARIO FAZER O TESTE TAMBEM NAS MANGAS DE EIXO DIANTEIRAS?
  • 24/08/2005, 00:16
    leopoldo
    Sim faça nas mangas também

Esse tipo de ensaio, no seu caso pode ser tentado em retíficas de grande porte ou em alguma indústria pesada na qual o inspetor se disponha a fazer uma "gentileza"

Peça para fazer partículas magnéticas fluorescentes via úmida método contínuo com magnetização longitudinal, se lá tiver uma máquina estacionária.

Se eles só trabalharem com yokes, peça para fazer partículas magnéticas fluorescentes com especial atenção nos colos dos arredondamentos.
  • 24/08/2005, 00:40
    Giovani
    PRIETO, só desative o Caps Lock. Com todas as letras em maiúsculo, parace que vc está GRITANDO!

[]'s :concordo:
  • 16/09/2005, 22:13
    leopoldo
    2 Anexo(s)
    Inspeção
    Prieto,

as fotos que seguem mostram 2 kits de inspeção modelo portátil e o posicionamento para uma inspeção de manga de eixo.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 22 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:34.