Powered by vBulletin

Ajuste dos rolamentos de munhão e de roda.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 22 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 09/11/2004, 09:48
    Hélio
    Re: Ajuste dos rolamentos de munhão e de roda.
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo
    Rolamentos de roda do cubo dianteiro:

Monte tudo , até coloque o pneu, mas não aperte os rolamentos, só encaixe a porca e dê o encosto.
    Com a roda montada e o eixo ainda no macaco, gire o pneu, como êle tem inércia, fica girando e aí sim, você aperta a porca 1/2 volta a partir do encosto e retorna 1/8. Para o pneu, tira a roda e faz o teste da balaça no prisioneiro da roda. Deu uns 5 kgs, ok.

Citação:

As ferramentas especiais são:

1- soquete para a porca do cubo de roda (a minha eu comprei na agromotor)
    2- chave para soltar a porca lisa (está você só precisa ter caso sua roda livre seja automática)a minha eu ganhei da AVM numa visita técnica.
    3- dependendo do caso, se voce não confia no feeling do ajuste manual, uma balança Kgs/Lbs daquelas tipo pessoal que vende limão ou mandioca por kilo (voce já viu?) pois voce pode verificar o valor da pré carga até antes de cogitar a desmontar: Com o eixo no macaco e calçado, remova a roda;com um dedo na argola da balança e outra argola no prisioneiro de roda puxe a balança tangencialmente e veja se a carga está em +/- 2 kgs.

Ola a todos :!: :D

Estou com duvida com relação a pré carga nos rolamentos dos cubos de rodas informadas neste tópico. Mestre Leopoldo, vc relatou dois valores diferentes nas respostas dadas, vc poderia definir qual o valor é mais apropriado. :wink:

[]'s com a balança na mão
  • 09/11/2004, 11:24
    leopoldo
    ajuste
    Bem observado Hélio.

Não estava nem um pouco claro que existem diferenças entre medir a pre-carga de rolamentos usados e a verificação de ajuste pós instalação de rolamentos novos.

Acabei de rever todo o texto e corrigí as discrepâncias e coloquei uma faixa de aceitação para os rolamentos novos, afinal nem sempre dá para cravar num valor fixo e na verdade existe uma faixa de ajuste.

Boa sorte no seu ajuste.
  • 01/05/2005, 02:55
    flaviovs
    Estou ajustando minha roda-livre e diferencial (está fora do carro) e fui fazer eu mesmo a abertura e ajuste do munhão, pois aqui por perto só conheço oficinas "especializadas em talhadeira" e, neste caso, prefiro meter a mão na massa.

Bom, desmontei e estava tudo ok. Mantive os rolamentos do munhão pois estavam bons. Fiz o procedimento de ajuste conforme o Leopoldo ensinou (com balança e etc.). Custou 3 trocas de calço, e no final ficou sem calço nenhum com 4kg na balança. Só fiquei com algumas dúvidas:

1. Com o ajuste em 4kg fica bem pesado pra rodar o munhão com a mão. Tem que tomar um copo duplo de Sustagem pra virar e desvirar algumas vezes sem cansar. Quando coloquei o retentor, o feltro e as chapinhas, nossinhora, ai que ficou duro pra caramba! Quase derrubei o diferencial do cavalete tentando virar o munhão. Pergunto: dando a carga certa, fica duro assim mesmo pra virar na mão o munhão ou será que fiz alguma besteira (balança descalibrada, talvez)?

2. Como disse, marcou 4kg no munhão sem calço, e olhe lá. Mas os rolamentos não são novos. Imagino que, como no rolamento do cubo, o torque necessário para mover o munhão com rolamentos usados seja menor que com rolamentos novos. Daí eu ter marcado a pré-carga no mínimo e sem calços. Imaginei certo ou não tem nada a ver neste caso?

3. O Leopoldo disse acima que no caso da RL automática, trava-se o ajuste do rolamento do cubo com a porca lisa, e na RL manual é com a arruela-trava. Estou trocando minha RL de automática para manual mas não sabia deste detalhe. Estou com as porcas-lisas pra instalar (até comprei uma nova) e minha pergunta é, óbvio, há algum problema em manter as porcas lisas com a RL manual, ou terei que trocar pelas arruelas-travas?

Desde já, obrigado qualquer esclarecimento.
  • 01/05/2005, 10:44
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por flaviovs
    1. Com o ajuste em 4kg fica bem pesado pra rodar o munhão com a mão. Tem que tomar um copo duplo de Sustagem pra virar e desvirar algumas vezes sem cansar. Quando coloquei o retentor, o feltro e as chapinhas, nossinhora, ai que ficou duro pra caramba! Quase derrubei o diferencial do cavalete tentando virar o munhão. Pergunto: dando a carga certa, fica duro assim mesmo pra virar na mão o munhão ou será que fiz alguma besteira (balança descalibrada, talvez)?

Se você fez o procedimento correto e a balança esta +/- certa, o munhão fica duro de se virar segurando-se pela ponta, onde engata o terminal da direção. Só não dá para dizer duro...muito duro........muito muito duro pois depende da força física e cada um. ........mas pode haver problema com a sua balança........ ponha 4 litros de leite em um saco de supermercado e dependure na balança: veja o resultado.

Citação:

2. Como disse, marcou 4kg no munhão sem calço, e olhe lá. Mas os rolamentos não são novos. Imagino que, como no rolamento do cubo, o torque necessário para mover o munhão com rolamentos usados seja menor que com rolamentos novos. Daí eu ter marcado a pré-carga no mínimo e sem calços. Imaginei certo ou não tem nada a ver neste caso?

Não faz diferença pois o intuito é a pré-carga. Não esqueça que há uma faixa de pré-carga aceitável. Não é cravado em 4kgs.

Citação:

3. O Leopoldo disse acima que no caso da RL automática, trava-se o ajuste do rolamento do cubo com a porca lisa, e na RL manual é com a arruela-trava. Estou trocando minha RL de automática para manual mas não sabia deste detalhe. Estou com as porcas-lisas pra instalar (até comprei uma nova) e minha pergunta é, óbvio, há algum problema em manter as porcas lisas com a RL manual, ou terei que trocar pelas arruelas-travas?

Ocorre que no kit da RL automática vem a porca lisa mas na RL manual a lisa não vem.

Por opção, eu continuaria usando a lisa desde que você tenha a ferramenta de aperto da lisa. É mais preciso o ajuste com a lisa.
  • 01/05/2005, 11:35
    flaviovs
    Citação:

Se você fez o procedimento correto e a balança esta +/- certa, o munhão fica duro de se virar segurando-se pela ponta, onde engata o terminal da direção. Só não dá para dizer duro...muito duro........muito muito duro pois depende da força física e cada um. ........mas pode haver problema com a sua balança........ ponha 4 litros de leite em um saco de supermercado e dependure na balança: veja o resultado.

Talvez não tenha explicado direito. Depois de ajustado ficou difícil de vencer o atrito estático do munhão. Depois que ele se move, dá pra ir até o outro lado com bem menos força. Com o retentor, feltro e chapas, o atrito estático é muito maior. Mas depois que se move, dá pra ir... Só que ele vai preso. Em outras palavras, é peciso esforço para manter o movimento. Pra fazê-lo sair da posição inicial é que precisa de muita força, principalmente depois de montado.

Bom, vou fazer o teste da balança de qualquer jeito. Se não for ela a culpada, então deve estar normal mesmo!

Citação:

Citação:

2. Como disse, marcou 4kg no munhão sem calço, e olhe lá. Mas os rolamentos não são novos.(...)

Não faz diferença pois o intuito é a pré-carga. Não esqueça que há uma faixa de pré-carga aceitável. Não é cravado em 4kgs.

Depois que escrevi pensei e comecei a raciocinar assim também (não faz diferença). Me apeguei no 4Kg porque foi o que consegui sem calço. Mas, como você diz lá em cima, o Manual do Jeep fala em começar em 3,6Kg, ou seja, não tá ainda no limite.

Citação:

Ocorre que no kit da RL automática vem a porca lisa mas na RL manual a lisa não vem.

Por opção, eu continuaria usando a lisa desde que você tenha a ferramenta de aperto da lisa. É mais preciso o ajuste com a lisa.

Quando foi que você comprou sua última RL? A minha foi comprada a algumas semanas e não vei porcas, arruelas, nada... Pra você ter uma idéia, até os parafusos de fixação não vieram e tive comprá-los separado. Bom, eu comprei a RL e só. De repente há um kit completo, mas este eu não vi a venda. Ou então, de repente antigamente o kit vinha com essas peças a mais e hoje não...

Mas bom saber que posso manter a porca-lisa. Menos coisa pra esquentar.

Valeu pela resposta!
  • 01/05/2005, 12:45
    leopoldo
    Flavius, é isso mesmo:

Depois de ajustado a pré-carga e colocado o retentor e o feltro, fica "pesado" pra caramba mas é isso que segura o shimmy. Dos 4 vai para uns 8 kgs brincando. :D

E não se esqueça que o atrito estático é maior que o dinâmico então é mas fácil girar o munhão depois que ele se mexe.

PUUUUUTTTTTZZZZZ ! :roll:

antigamente.....sei lá a quantos anos.......vinha tudo junto....todos os parafusos, arruelas, juntas....tudo no kit da roda livre.

EH BRASIL ! :evil:
  • 01/05/2005, 14:09
    Rogério Tortato
    leopoldo.

realmente impressionante a sua "aula".

quanto mais eu acho que conheço o jeep, mais eu me surpreendo com o que falta ainda para aprender.

gostaria de tirar uma dúvida.

eu já desmontei os munhões do meu jeep e alguns dos rolamentos estavam realmente com a capa marcada pelos roletes. na minha ignorância (e também na do mecânico) achei que fosse algum desgaste natural já que presumi que tais rolamentos trabalham, talvez 90% do tempo parados, quando a direção está em linha reta, e, nesta posição, acabam recebendo grande parte (a maior parte) dos "solavancos" e "socos" da estrada, o que, em tese, ocasionaria aquelas marcas.

então o que acontecia na verdade é que tinham sido mal ajustados?

ou realmente o fato de trabalharem grande parte do tempo na mesma posição (andando em linha reta) e tomando os "baques" da estrada também pode ocasionar tais marcas?

mais uma dúvidas, já que, pelo visto você é um "expert" no assunto, aqueles mancais inteiriços, acho que produzidos pela "enfer" e revendidos pela "rota4x4" realmente são bons? melhores que rolamentos? poderiam eliminar tal problema?

grato.
  • 01/05/2005, 15:02
    Eduardo Velo
    Citação:

Postado originalmente por Rogério Tortato
    mais uma dúvidas, já que, pelo visto você é um "expert" no assunto, aqueles mancais inteiriços, acho que produzidos pela "enfer" e revendidos pela "rota4x4" realmente são bons? melhores que rolamentos? poderiam eliminar tal problema? grato.

Rogerio , apergunta foi pro mestre Leopoldo , mas como troquei em Novembro os rolam. de munhão pelos mancais , posso dar palpite , hehe ..
    A montagem fica mais simples , deixei com 4 kgf e ao usar um pouco foi pra 2 kg , o ajuste foi feito com uma semana andando com a vtr , tirei um calço de cada lado e ficou com 3,5 kgf , está ideal ... a única coisa que não gostei foi que a passagem de graxa ficou pelas bordas , montei com bastante graxa por causa disso , o ideal seria um furo no centro pra graxa chegar bem nos canais de lubrificação ...

[]s...
  • 01/05/2005, 15:26
    leopoldo
    E agora eu dou o meu pálpite:

(Eduardo, acho que você vai ter que abrir o munhão + 1 vez 8) )

Na minha opinião, o mancal semi-esférico resolve o problema do rolamento que pode ser danificado já na montagem, mas como bem observado pelo Rogério, depois de um bom tempo trabalhando na mesma posição, o bendito do rolamento fica + desgastado numa posição que é a dos 90% do tempo com a direção +/- no meio.

Então alguém pode perguntar:

-então, se rolamento se vai desgastar dessa forma, porque me dar ao trabalho de fazer o ajuste corretamente?

resposta: por causa da durabilidade da peça depois de montada !

Agora uma observação importante: :wink:

Na montagem da rótula semi-esférica, como o Eduardo já constatou uma suspeita na deficiência na lubrificação, eu faria o seguinte :

Usaria na montagem da rótula com a capa uma camada bem 'ALIMENTADA' de graxa com DISSULFETO DE MOLIBDÊNIO, vulgo MOLYCOTE ou GRAXA com GRAFITE.

O dissulfeto proporcionaria uma lubrificação, mesmo que a graxa normal do munhão não seja capaz de entrar entre a rótula e a capa, afinal há uma pressão enorme entre as 2 peças depois de feito ao ajuste.

Isso garante a lubrificação da rótula, manterá o grau no ajuste e prolongará a vida das superfícies de contato: rótula/capa

Rogério, tanto os rolamentos podem ter sido danificados na montagem, como podem simplesmente terem vencido a vida em serviço ou ambos.

A diferença é que uma montagem mau feita danifica os rolamentos já no aperto das porcas.
  • 01/05/2005, 19:28
    Thiago Rodeghel
    5 Anexo(s)
    Ae, com a desmontagem de um eixo dianteiro de Rural q tenho aqui, achei interessante, mostrar q uma boa porcentagem dos eixos de Jeep/Rural/F75, estão montados erradamente :roll: ... Inclusive os meus :oops:

Bom quando desmontei uma das rodas livres, achei coisas interessantes para ilustrar. Como muringa do semi-eixo com folga excessiva, na pista de rolamento do munhão, anel trava da roda livre automática entalhada :P , falta do anel trava, isso apenas um dos lados. O outro estava até Ok, apenas na hora de desmontar os "toquinhos", um deles tinha aquele braço inferior de direção da Rural soldada :shock: , vou ter q esmerilhar fora ou comprar outro :evil: ... Graxa e sujeira a vontade :? em ambos. Já até os semi-eixos estavam ok, apenas vou trocar uma cruzeta, coroa, pinhão, satélites, ok. Ou seja, onde o meca põe a mão saiu merda :evil: :evil: :evil: Ou os antigos donos não tinha menor cuidado :roll: .

Não estou generalizando os mecas Ok. Mas sempre tem uns porcaria por aí :x

Ah, sei lá pq tem camadas de tinta vermelha no meu eixo :roll: :lol: :lol:
  • 01/05/2005, 22:21
    leovalle
    1 Anexo(s)
    Porcas de Engenharia by ENSIMEC
    Saiu do forno galera

Porcas de engenharia de ajuste de rolamentos de cubo de roda by ENSIMEC.

O kit é composto por 2 porcas e uma ferramenta (cilindro com a base amarela)

As porcas redondas possuem um parafuso alem que comprime a rosca, não deixando-a bambear.

As porcas serão vendidas separadamente também.

[]'s
  • 01/05/2005, 22:32
    leopoldo
    perguntas:

1- é o protótipo de desenvolvimento ou é a peça já de venda?

2- qual será o procedimento de aperto do parafuso allen? por torque ou por ângulo?
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 22 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 16:40.