Re: Ajuste dos rolamentos de munhão e de roda.
Citação:
Postado originalmente por leopoldo
Rolamentos de roda do cubo dianteiro:
Monte tudo , até coloque o pneu, mas não aperte os rolamentos, só encaixe a porca e dê o encosto.
Com a roda montada e o eixo ainda no macaco, gire o pneu, como êle tem inércia, fica girando e aí sim, você aperta a porca 1/2 volta a partir do encosto e retorna 1/8. Para o pneu, tira a roda e faz o teste da balaça no prisioneiro da roda. Deu uns 5 kgs, ok.
Citação:
Postado originalmente por leopoldo
As ferramentas especiais são:
1- soquete para a porca do cubo de roda (a minha eu comprei na agromotor)
2- chave para soltar a porca lisa (está você só precisa ter caso sua roda livre seja automática)a minha eu ganhei da AVM numa visita técnica.
3- dependendo do caso, se voce não confia no feeling do ajuste manual, uma balança Kgs/Lbs daquelas tipo pessoal que vende limão ou mandioca por kilo (voce já viu?) pois voce pode verificar o valor da pré carga até antes de cogitar a desmontar: Com o eixo no macaco e calçado, remova a roda;com um dedo na argola da balança e outra argola no prisioneiro de roda puxe a balança tangencialmente e veja se a carga está em +/- 2 kgs.
Ola a todos :!: :D
Estou com duvida com relação a pré carga nos rolamentos dos cubos de rodas informadas neste tópico. Mestre Leopoldo, vc relatou dois valores diferentes nas respostas dadas, vc poderia definir qual o valor é mais apropriado. :wink:
[]'s com a balança na mão
1 Anexo(s)
Porcas de Engenharia by ENSIMEC
Saiu do forno galera
Porcas de engenharia de ajuste de rolamentos de cubo de roda by ENSIMEC.
O kit é composto por 2 porcas e uma ferramenta (cilindro com a base amarela)
As porcas redondas possuem um parafuso alem que comprime a rosca, não deixando-a bambear.
As porcas serão vendidas separadamente também.
[]'s