Powered by vBulletin

Ajuste dos rolamentos de munhão e de roda.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 22 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 01/05/2005, 22:52
    leovalle
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    perguntas:

    1- é o protótipo de desenvolvimento ou é a peça já de venda?

    2- qual será o procedimento de aperto do parafuso allen? por torque ou por ângulo?

    Leopoldo,

    Essa foto me foi enviada pela fábrica, foram testadas e aprovadas. Ainda não foi divulgado o valor e estoque disponível, mas logo estarão a venda.

    Não sei o processo de aperto do allen, vou procurar saber e posto aqui.

    []'s
  • 01/05/2005, 23:05
    leovalle
    Re: Ajuste dos rolamentos de munhão e de roda.
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    Pessoal, muita gente pergunta como poderiam ser corretamente ajustados os rolamentos de roda e de munhão (incluem- se os da coroa, os do pinhão, os da reduzida).

    Leopoldo,

    lí essas suas instruções e achei muito interessantes, mas não consigo entender como que todas as oficinas que conheço aqui na grande BH, ninguém que mexa com Willys use esses procedimentos e como vc mesmo disse vai com a experiência. Os caras fazem isso diariamente e nunca ví ninguém usar esse processo de colocar,rodar, apertar, tirar rodas, puxar com a balança, verifica e coisa e tal.

    Os caras vão lá e metem chave mesmo e a não ser no ajuste coroa pinhão, vai tudo, na maioria das vezes sem torquímetro.

    Aí vai a pergunta: Como é que esses rolamentos mal ajustados duram 2, 3 e as vezes mais anos? Será que pq a galera aqui roda pouco (200 km) por fim de semana nos jipes? Pode ser por isso, pq não se houve contar muitos casos de problemas de rolamentos a não ser os de desgaste natural.

    Sinceramente não consigo entender.

    []'s
  • 01/05/2005, 23:31
    Eduardo Velo
    Leo , alguma técnica os caras tem . Podem não usar balança nem torquímetro , mas sabem o esforço que tem que sentir qdo puxam o munhão pela prática , talvez se vc colocar uma balança vai dar 4 kgf certinho , hehe ...
    O problema está aí , se o meca for acostumado a montar rolam. de munhão nem precisa de tanta coisa , mas aqui em sampa os mecas chutam pra kct , são poucos que tem essa prática ...
    O Meca em frente de casa nem sabe o que é munhão , e é mecânico ha muito tempo , só que nunca mexeu num carro com tração nas 4 rodas ...

    []s...
  • 01/05/2005, 23:54
    leopoldo
    CERTO?
    Independente do que todos achem, o certo ........ é o certo, e na falta disso está errado, ou no mínimo, menos certo.

    Incrívelmente constatei nesses anos todos que, mesmo os manuais importados .... até os da DANA, mesmo as revistas especializadas omitem o procedimento de pré-carga correto.

    Porque? eu não sei dizer e sobre o que todos fazem, vou te contar um a historinha:

    Um dia, andando pela pista de Guarulhos, ví um mecanico trocando as rodas de um Boeing 737 que estava no trânsito para POA. Fiquei muito intrigado porque o esperto estava apertando as porcas das rodas com um braço de força apenas.

    Perguntei para o mesmo porque não usava um torquímetro para apertar as porcas ..... o mecanico ficou furioso e falou que estava acostumado assim, que era assim que tinha aprendido, que fazia isso assim a uns 20 anos (será que essa frase parece familiar?) e saiu meio vermelho de raiva pois sabia que ia vir chumbo grosso.

    Depois fiz um relatório e juntei as páginas do manual da aeronave que dizia do torque ...... deu o maior rebú ...... depois todo mundo queria dar satisfação, que não era bem assim, que tinha sido um engano do rapaz.....

    E assim a vida continua ..... acho que se eu voltar lá as coisas continuam da mesma forma pois é difícil lutar contra a teoria do:

    Sempre fiz isso assim.........faço assim a mais de 20 anos.

    Em parte entendo o que acontece pois os manuais, mesmo do jeep, desde quando foram acessíveis, eram em inglês........e pelo que me consta, os mecanicos, mesmo de hoje, mal falam o português.

    O manual da Ford, sempre foi manual mosca branca, então, os mecanicos sempre fazem assim porque foi passado de pai pra filho. A 20 anos fazem assim e vão continuar fazendo assim.

    Alguns, um pouco mais esclarecidos ou iluminados possuem um ótimo bom senso e depois de muitos anos acertam pois já erraram demais.

    Outros nem tanto....só estão preocupados com o próximo jogo de futebol ou a próxima pinga.

    Experimente ir a uma oficina especializada em jeep e vejam como fazem o ajuste coroa-pinhão....... é como manda o manual? mas com certeza alguém ensinou assim a 20 anos.

    Agora, porque os rolamentos podem durar tanto?

    Em parte, porque são elementos de máquina dimensionados com um bom fator de segurança. Em parte, porque talvez esses mesmos jeeps que tu menciona rodam pouco. Em parte, porque não era a hora deles.

    O fim da história:

    Fora do procedimento, invariávelmente, os rolamentos tem uma vida bem menor.

    Isso é chamado fator econômico, não implica diretamente na segurança, então todos deixam um pouco pra lá.
  • 02/05/2005, 00:03
    flaviovs
    Citação:

    Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    O outro estava até Ok, apenas na hora de desmontar os "toquinhos", um deles tinha aquele braço inferior de direção da Rural soldada :shock:(...)

    Abrindo um parenteses no tópico: esse toquinho soldado parece uma praga no mundo da Rural. Quando comprei a minha, o braço também estava soldado. Como estou com os eixos desmontados, corri atras pra ver se achava o munhão e braço separados -- achei 2 diferencias de Rural diferentes, os dois com a maldita solda no toquinho... Foi um custo achar um conjunto legal.

    Tenho uma teoria para esta praga. Se você observar o braço, verá que dois buracos de parafusos são diferentes. É que ali entram 2 prisioneiros-guia, ao invés dos parafusos normais. Estes prisioneiros têm uma "barriga" que fazem o braço entrar prensado. Como aquele braço aguenta toda a direção da Rural, os parafusos sozinhos com o tempo poderiam apresentar jogo lateral, afrouxando o munhão. O prisioneiro-guia serviria para evitar isso.

    Com o passar do tempo e sucessivas "manutenções", o pessoal deve perder o prisioneiro-guia e põe parafusos normais. O que acontece? Logo começa a apresentar folga. Ai o mecânico especialista diz logo "ih, isso é assim mesmo... sempre dá folga... erro de projeto... só tem uma solução..." e aí tasca solda no conjunto. Se você observar, os munhões com o braço soldado mantêm a rosca do parafuso, ou seja, a solda não é nem por perda da rosca.

    E só uma teoria, mas a que achei mais plausível.

    Pior que eu estava com os 2 prisioneiros intactos. Fui prender o braço no FDS e CLÉCK, quebrou um prisioneiro. :-( Estou vendo se acho aqui no RJ mas pelo que já andei conversando, vai ser um problema achar. Bom, menos mal. Melhor quebrar na morsa do que na rua.
  • 02/05/2005, 10:29
    Eduardo Velo
    Leopoldo , vou debulhar o eixo diant. em breve para uma inspeção , ae vou ver como ficaram os mancais no lugar dos rolamentos , vou fazer um furo no centro como canal de lubrificação ...
    Na minha opinião a prática é válida sim , sei que vc quer usar os métodos corretos , mas nem sempre isso é possível , se eu tivesse uma mecânica de jipes com certeza faria o ajuste do munhão sem balança , teria a prática , se EU fizer 3 seguidos pode jogar a balança fora no 3º ... Faço alinhamento de rodas do Engesa no barbante (como sempre fiz em qqer jipe) ganhei alinh. e balanc. gratis qdo troquei os pneus , foi pro alinh. eletronico e tava com os 4 mm exatos que pede o manual , nem precisou mexer , isso é prática ...

    Flavio , veja com algum torneiro pra fazer esse prisioneiro ...

    []s...
  • 02/05/2005, 12:22
    flaviovs
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo
    Flavio , veja com algum torneiro pra fazer esse prisioneiro ...

    É o que estava pensando... Tem umas casas por aqui que de repente podem ter. Vou lá primeiro pra ver. Se não achar, vai ter que ser produção artesanal mesmo.
    Obrigado!
  • 02/05/2005, 17:13
    Thiago Rodeghel
    Citação:

    Postado originalmente por flaviovs
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo
    Flavio , veja com algum torneiro pra fazer esse prisioneiro ...

    É o que estava pensando... Tem umas casas por aqui que de repente podem ter. Vou lá primeiro pra ver. Se não achar, vai ter que ser produção artesanal mesmo.
    Obrigado!

    Fala Flavio

    O toquinho já consegui um outro, já q esse braço da direção da rural não vou usar :roll: , não sei se removo a solda na esmerilhadeira, e coloco o toquinho novo, ou se corto apenas o braço :roll: ... ainda vou ver isso.

    [s]
  • 02/05/2005, 17:38
    flaviovs
    Citação:

    Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    O toquinho já consegui um outro, já q esse braço da direção da rural não vou usar :roll: , não sei se removo a solda na esmerilhadeira, e coloco o toquinho novo, ou se corto apenas o braço :roll: ... ainda vou ver isso.

    No seu caso é Jipe. Então melhor tirar mesmo. É menos uma coisa pra ficar enganchando na lama.

    Ah, e se estiver com os prisioneiros-guia bons, é melhor tirar e jogar fora também porque você não precisar deles. Que fique bem entendido: jogar fora na lixeira aqui de casa... :D :D :D
  • 02/05/2005, 17:53
    flaviovs
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo
    (...)Podem não usar balança nem torquímetro , mas sabem o esforço que tem que sentir qdo puxam o munhão pela prática , talvez se vc colocar uma balança vai dar 4 kgf certinho(...)

    Olha, concordo que a técnica certa está ai para ser seguida. Em momento de emergência e desespero, vai na mão mesmo, mas nada melhor do que seguir o projeto conforme ele foi estudado e criado, com toda a técnica e ferramental necessário.

    No entanto... acho que calibrar o braço para reconhecer um peso entre 4 e 8Kgf é uma moleza. Não precisa de 20 anos não. Dá pra praticar de manhã e não errar de tarde. Claro, a possibilidade de erro aumenta exponencialmente em relação à quantidade de breja consumida nos minutos que antecederem o ajuste :D, mas acho esta faixa grande o suficiente para não se acertar.

    Agora, pra (falta de) técnica de apertar girando o rolamento, realmente, não há desculpa.
  • 04/05/2005, 02:17
    leovalle
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    perguntas:

    1- é o protótipo de desenvolvimento ou é a peça já de venda?

    2- qual será o procedimento de aperto do parafuso allen? por torque ou por ângulo?

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ar...a__004_129.jpg

    Já a venda.

    Preços

    R$ 41,00 cada porca
    R$ 38,00 ferramenta

    Kit duas porcas + Ferramenta R$ 119,00
    Kit quatro porcas + ferramenta R$ 199,00

    Aperto do parafuso allen:

    Apertar o parafuso allen após regular a porca, com o torque especificado pelo fabricante conforme manual ENSIMEC, no caso 16Nm.

    Para aperto por ângulo, vide manual SKF no anexo.


    EDIT: Atenção, não serve pra Willys com roda-livre automática

    []'s
  • 04/05/2005, 08:40
    leopoldo
    Vai me desculpar Leo mas isso não é instrução de aperto ângular.

    caramba! seria algo como:

    caso não haja torquímetro disponível, aperte o parafuso trava até encostar e então gire a chave allen XX º.

    Quem é que instruiu a usar esse manual como referência ?

    O manual do jeep fala quase que a mesma coisa......e tenho batido nessa tecla desde abri esse tópico......veja que mesmo nesse manual o procedimento está obscuro.

    Um procedimento correto, mais um vez seria:

    1- com o eixo no cavalete, encoste o rolamento mas não aperte.
    2- gire o cubo com a mão - de preferência com a roda+pneu pois assim a inercia ajuda, mantendo o cubo girando.
    3- enquanto o cubo gira, aperte a porca até sentir encostar.

    É aqui que você pode variar o procedimento, como no manual do jeep:

    4- avance 1/4 de volta e volte 1/6 de volta, torqueie o parafuso trava com 16 Nm (11.8 lb-ft)

    ou

    4- avance 1/4 de volta e pare a roda
    5- agora, com a roda parada, ameça a pré-carga com uma balança que deve ser de 3 a 5 kg até a roda começar a virar.

    OBS:

    Se estiver acima de 5 kgs, gire a porca 1/8 de volta anti-horário e meça de novo com a balança até entrar na faixa aceitável.
    Se estiver abaixo, gire a roda e enquento gira, aperte 1/8 de volta. Pare a roda e meça como em 4. Faça isso até chegar na faixa aceitável.

    Só então aperte o parafuso trava com 16 Nm (11.8 lb-ft).
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 22 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:16.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy