tô fora... meu esquema é mulher..hehheh
Versão Imprimível
tô fora... meu esquema é mulher..hehheh
não é trocar velas e correias e sim retirá-los, tirar a vela para a pessão dentro do cilindro ser igual a atmosférica, pois o que mais segura a rotação do motor desligado é a compressão, e as correias para não ter alternador, bomba de direção, etc. para medir somente o atrito das partes internas do motor.
eu tinha dito para retirar a correia dentada lembra? 8)
mas pode ser feito com a correia dentada no lugar, só q ae terá a força para acionar as válvulas tb, mas não é mta coisa, é tranquilo... mas retirar as velas é imprecindivel....
retirando as velas vcs vão ver o quanto é leve girar o motor e como é impossível só com a redução de atrito se conseguir uma economia de 10%... :concordo:
hj procurei o professor da área de máquinas termicas aqui e ele também afirmou q só com a redução do atrito não se consegue uma redução de consumo dessa ordem, mas disse q se consegue sim uma melhora bem pequena de consumo e potencia...
abraços
blz... mas deixando as velas no lugar nao seria até melhor? pois com a compressao o virabrequim e mancais vao ser submetidos a uma pressao maior, dai se o IXL reduzir atrito mesmo, a teoria é que vai girar mais facil..
sobre o citacao do seu professor, ok.. concordo.. mas o fato é que o IXL no meu carro nao teve absolutamente nenhuma melhora o consumo.. nadica de nada.. o que leva a crer que essa teorica reducao de atrito que ele proporciona é tao pouco significativa que nao vale a pena o investimento e pouco ou nada ira influenciar na vida util do motor, já que nao é apenas o atrito o causador de desgaste num motor...
T+
T+
Isso, tirem a correia dentada e girem somente a parte de força, depois vão ver a merda que vcs fizeram.
[]'s
Prezado Pedro,
Concordo com voce as velas deveriam ser retiradas pois a compressão aumenta o esforço da movimentação, e mistura-se ao atrito, acho até que a compressão provoque muito mais esforço de movimentação do que o atrito.
Agora veja se voce concorda comigo, retirando-se as velas e etc a movimentação será baixa e consequentemente o atrito também, agora se a rotação estiver em 2000 rpms o atrito ja seria muito maior. Correto?
Sds
Ornei.
eu penso q seria pior, a força q tem q fazer pra vencer a compressão é muito maior do que a pra vencer o atrito, ae fica muito difícil constatar alguma diferença... isso é como eu vejo....
o método que eu falei foi retirado e escrito com as minhas palavras da parte: "atrito mecânico dos motores", capítulo 9 - "atrito, lubrificação e desgaste", livro: "Análise dos motores de combustão interna - volume 1", autor: Charles F. Taylor.
quem tiver acesso e quiser da uma olhada... página 327... :concordo:
quanto a segunda parte q vc falou, eu já não sei... é questão de o IXL reduzir muito ou pouco o atrito....
abraço
vich... ae vc me apertou..... :pensativo:
se quiser simular em rotações altas tem que retirar as velas (e claro a alimentação de combustivel), ligar o motor a um motor elétrico com um dinamômetro e medir a potência necessária pro motor elétrico manter o motor girando à aquela rotação....
injuado né?!
bah.. dai já fica inviavel... tem ter o motor numa bancada p/ fazer isso..
na minha opniao um teste simples do torquimetro com o motor desligado e completamente montado já seria de bom tamanho, isso p/ tentar convencer os que ainda tem duvida se o produto funciona..
eu nao tenho mais duvidas...hehheeh
T+