Valeuwwww, desculpe-me a amolação. abraços
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maliii..
Queeria tirar uma duvida..
Estou pensando em fazer a minha suspensao trazeira com uma balança assim... já que possuo as reducoes de kombi adaptadas nas torres do gol. o problema é que força muito o amortecedor para dentro, pois as rodas ficaram muito para fora por causa das reducoes. qual o diametro e espessuar do tubo usado para fazer a balança.. e que buchas usou?
Se tiver outra idéia para eu resolver meu problema sem precisar refazer tudo fica muito melhor.. Abraços.. vo postar umas fotos para voce entender o meu problema. Abraços.
Aqui tem as fotos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...-kombi-17.html
Valeu!
BLz vini....
os tubos são 1'' e 5/16 com parede de 4mm
as buchas são de tecnil bi partidas e eu usei só o cano de ferro da bucha da bandeija do gol por dentro das buchas.
eu acho que se vc fizer uma bandeija superior aproveitando a sua inferior e mudar a posição da torre resolve.o problema seria fixar as bandejas no chassis, ou fazer algo parecido com um multi link, com uns tirantes em lugares mais faceis de se fixar na sua gaiola so o problema seria acertar para trabalhar certo, mas como vc já tem experiencia na sua dianteira não deve ter muita dificuldade
vou postar uma fotos de como foi feito o cubo do gol para a suspenção duplo A com o pivo inferior de l200 mas na giola ele é o superior.
está montado em breve devo desmontar para pintar e posso postar fotos mais detalhadas de tudo desmontado.Anexo 338850Anexo 338849Anexo 338848
valew boa sorte
Mali, pelas fotos parece que você não respeitou a geometria de ackerman, se tiver errado vai ser dificil fazer curvas...principalmente as mais fechadas.
Conferi isso aí.
[]s
Entendi malii.. to pensando em algo como multilink. parecido com a dianteira mais invertendo tudo..
a teoria é sobre o caster Leo? a minha eu deixei na dianteira uns 9 a 10 graus o caster negativo. melhorou bastante pra andar. e quando faço curvas as rodas deitam, isso é bom.
Valeu!
Não vini, você misturou tudo.
Geometria de ackerman é o ponto de fixação dos terminais de direção em relação a manga de eixo, estes braços devem fazer uma triângulação respeitando os pontos de rotação da manga de eixo diant. e o centro do eixo tras., conforme esta figura:
http://upload.wikimedia.org/wikipedi...ermann.svg.png
Fonte da figura: Geometria de Ackermann - Wikipedia, la enciclopedia libre
Pois a roda do lado externo da curva tem que percorrer uma distância maior e para isso ela deve inclinar menos que a roda interna a curva. Se não respeitar esta geometria (como aparenta que o Mali fez) as rodas teram inclinação diferente e o pior caso é inverter esta geometria (que acho que foi o que ele fez) as rodas terão inclinação contrária a externa vai esterçar mais que a interna, dificultando a trajetória nas curvas e favorecendo a perda de tração e desgaste nos pneus. A dirigibilidade fica muito comprometida desta forma.
Se o ponto de fixação for diferente do da figura acima, ele deveria prolongar a linha imaginária para fazer a fixação dos terminais e não espelhar ela.
Quanto ao cáster e as rodas inclinarem, isso se deve não a apenas um fator mais a soma de vários, os principais fatores que fazem as rodas inclinarem nas curvas (o que é ótimo para o off-road) é o ângulo do pino mestre + o ângulo de cáster.
[]s
O cara é profi.......... Olha Leo, obrigado pela aula..... até então eu não sabia pq o meu automodelo sempre deu a impressão de esterçar menos no lado de fora da curva.... como ele vira bem direitinho achei que era só impressão mesmo. Afinal uma coisinha daquele tamanho fazer fazer curva do jeito que faz a mais de 70 Km, num chão com brita, o que naquela escala deve ser considerado PEDREGULHÕES, tem que ser muito bem projetado mesmo. Agora pouco fiz estes dezenhos no chão e é verdade mesmo.
Se você conseguir copiar em escala perfeita a susp. de um automodelo, pode ter certeza que terá uma boa suspensão.
Eles tem os mesmos principios e dimensionamenos de um automovel normal (salvo as principais diferenças de tamanho e peso).
[]s
ahh.. na minha suspensao dianteira eu cuidei bem isso.. modifiquei mais deixei como o original.. (posicao)
e sabe.. a minha realmente vira mais a roda de dentro.. e alem de virar como o caster tá negativo as rodas deitam.. melhorando mais ainda a dirigibilidade.
Abraçso.