Renato, por favor me ajude, porque haverá tensão entre os rodas , sendo que as mesmas têm seus respectivos diferencias , compensando esta diferença
aguardo, obrigado...
Eduardo
Versão Imprimível
desculpa ae se estou falando bobagem mas naum seria mais facil adaptar uma embreiagem bem proximo ao diferencial dianteiro, ali na emenda do eixo do pinhao com a cardã...??
Não pode andar sempre engrenado porque mesmo tendo os 2 diferenciais iguais haverá diferênça de tração entre os eixos numa curva e por causa dos desgastes desiguais dos pneus...é o mesmo caso dos JEEP que não podem andar em 4x4 no asfalto.
Uma embreagem no diferencial dianteiro complica mais ainda...não dá.
Boa noite a todos, quanto ao fato de andar sempre engrenado em 4x4 se for feito o rodizio de pneus por causa do desgaste iregular entre dianteiros e traseiros não tem problema algum as land rover são 4x4 integral, optamos por fazer a diantira ligar e desligar, fiz 1000 km de jeep willys em um final de semana e o meu não existia roda livre e sim aquele flange parafusado que fazia com que o cardã rodasse sempre e não tive problema algum. A ideia do rolamento por sobre a luva vou ver bem.
Afinal estou procurando ajuda e ajudando se possivel. grato a todos.
Poxa, acho que o mundo 4x4 pra vocês ainda é bem desconhecido.
Qualquer proprietário de Jeep sabe que andar com a tração 4x4 acionada no asfalto é um problema. Pode fazer o que quizer em relação à manutenção dos pneus que não adianta de nada.
O fato é que durante uma curva, cada roda descreve uma trajetória diferente e por isso cada uma assume uma velocidade diferente. Da mesma forma que existe o diferencial para compensar essa diferença entre o lado direito e o lado esquerdo, é necessário existir um diferencial para compensar a diferença entre a dianteira e a trazeira. É isso que permite um LandRover ser 4x4 permanente, assim como outros AWD. O Diferencial central!!!!!!!!!
Se você construir um carro com esse diferencial aí sim poderá andar com ele integralmente em 4x4. Só existe um detalhe. Nessa configuração, assim como ocorre na LandRover, se apenas uma das rodas patinar, o carro não se move, pois toda a força será transmitida para essa roda. Assim, no Land existe o bloqueio selecionável do diferencial central. Nessa configuração fica igual a qualquer Jeep.
Em relação ao Jeep, estar com a roda livre acionada ou com o "queixo Duro", a tal flange que você se refere, só garante que o semi eixo está acoplado à roda. Pode andar o quanto quizer com ela acionada que no máximo vai acontecer de virar todo o conjunto motriz tal como semieixos, diferencial e cardã. Enquanto não acionar a alavanca da caixa de transferência, a tração não estará funcionando. Talvêz seja por isso que você conseguiu andar tanto se perceber alguma alteração no comportamento do Jeep.
Isso tudo se vale para Jeeps, Trollers, PickUps, e todos os outros 4WD.
No seu projeto, continue trabalhando com o acoplamento selecionável da tração dianteira. Se manter ela acionada vai perceber como é difícil andar com o carro no asfalto.
O lance da embreagem pode ser uma idéia, mas haveria a necessidade de um trabalho bem maior. O fato é que se você conseguir bolar um sistema de deslizamento limitado, consegue manter seu veículo 4x4 permante sem ter problemas em andar no asfalto. Grand Cherokees utilizam esse sistema. Mas eu deixaria essa idéia de lado!!!!!!!!
Abraços
A propósito, tentando ajudar, apenas pra lembrar de duas referencias já existentes aqui.
O topico do Gurgel 4x4, em andamento, como ele tá solucionando esse problema?
E ainda, aquele jipinho Volks anfibio da 2a. guerra mundial, como se dá o acoplamento da tração e da hélice?
Eu o vi no encontro de antigos em Aguas de Lindóia, nadando no lago da praço principal e assisti ele saindo da água, com a tração nas 4 ligada, chovia muito, tava tudo enlameado e ele saiu tracionando bonite, com 3 pessoas dentro, sem dar uma patinada sequer. Foi fantástico.
Sempre imaginei o que não faria um Fusca 4x4, considerando que mesmo sem ter tração nas 4 ele vai em cada lugar inacreditável.
Fiz durante muitos anos trilha e enduro de moto e as vezes depois de horas batalhando em trilhas super difíceis, quando chegavamos em alguma casa, lá tinha um FUSCA!
Tenho muito respeito por ele e suas qualidades off road.
:D Parabens pela explicação Renato, mas quando me referia aos flanges do willys foi pelo motivo de numa postagem ter sido comentado sobre o cardã ficar girando mesmo sem o 4x4 ligado, que creio não vai ter problema algum. Tenho guardado uma transmição completa de cherokee, caixas cardãs eixos etc agora ate me deu vontade de usar, ja me falaram porque não fiz um chassi tubular e coloquei a carroceria do fusca.
Resposta simples quero fazer um fusca 4x4 com o motor e cambio original.
Cada louco com sua mania.
Ps.no topico inicial comentei que falaram duvido .
olá, o que voce instalou na frente para fazer a tração dianteira , não consegui identificar e onde comprou , e quanto custou??
att.
Todo carro de tração integral tem 3 diferenciais. Vide niva, land rover e algumas pajeros. Já fiz um buggy 4x4 full e aconteceu exatamente esse efeito de patinação e desgastes de rolamentos.
Desmontei para fazer o engate e nunca mais o montei heheheeh
casa de ferreiro.....
Diones, na verdade usei um diferencial completo de fusca com a mesma relaçao do traseiro e foi construido uma carcaça para colocar ele dentro. as planetarias foram torneadas internamente para por as ponteiras onde vão as juntas deslizantes do gol.
Vai se dificil ficar explicando aqui como foi feito a adaptação das planetarias e tampas laterais que são originais vou desmontar o diferencial dianteiro para virar de lado já que foi montado do lado errado ( coisa do cunhado :parede: KKKKK) , vou tirar fotos bem detalhadas e posto aqui é bem simples de fazer se tiver acesso a um torno. segue fotos da constução da carcaça, as fotos das peças internas vou tirar assim que desmontar, apos o dia 15/08.
Valeu Renato
Agora realmente me dei por conta, o diferencial comum, ajusta a diferença de rotação entre as roda direita ou esquerda , mas não a diferença entre o eixo dianteiro ou traseiro, o que somente se conseguiria com um diferencial central. E olha que eu tenho uma rura 4x4 e sei que não se deve andar com ela 4x4 no asfalto sob pena de se perder muito a dirigibilidade, ou quem sabe a quebra de algum componente devido ao esforço das peças. As camionetas 4x4 mais modernas e alguns carros ja possuem diferencial central, o que não é o meu caso , bem, vou pensar melhor no assunto de desligar a tração dianteira do fusca 4x4.
abraços
eduardo