Powered by vBulletin

Chegando mais uma F-1000. A "nossa" EFE-1000.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 131 de 176 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 3181121122123124125126127128129130131132133134135136137138139140141 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 28/09/2013, 21:07
    Waldir Carlos
    Estou cansado e com sono. Aguardem. [Não se assustem com tantos assuntos. A maioria dos "títulos" descritos no quote NÃO significam defeitos. Rs. Apenas, quero trocar algumas experiências e, claro, tirar - muitas - dúvidas].

Citação:

Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    PessoALL, a partir de "agora", os relatos do item 2. Rs. Antes porém, alguns "ensaios". Para possibilitar o maior grau de entendimento possível [troca de experiências], abordarei temas tais como:

* Sistema de DH.
    * Turbo & Intercooler.
    * Coooling Water.
    * Pump Lube Oil [Pressure Gauge].
    * Alinhamento, balanceamento e cambagem.
    * Iluminação [faróis principais e auxiliares].
    * Outros.

[]s
  • 30/09/2013, 16:41
    drosssor51
    o Waldir.......tô curioso....kkkk

:computador:
  • 30/09/2013, 20:23
    Waldir Carlos
    Citação:

Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    o Waldir.......tô curioso....kkkk

:computador:

Ôpa, Diego [and ALL]. Vamos lá, mas permitam-me "inverter - e enumerar - a ordem" dos temas. Rs.

Citação:

PessoALL, a partir de "agora", os relatos do item 2. Rs. Antes porém, alguns "ensaios". Para possibilitar o maior grau de entendimento possível [troca de experiências], abordarei temas tais como:

* Sistema de DH.
    * Turbo & Intercooler.
    * Coooling Water.
    * Pump Lube Oil [Pressure Gauge].
    * Alinhamento, balanceamento e cambagem.
    * Iluminação [faróis principais e auxiliares].
    * Outros.

Citação:

7. Outros.
    6. Iluminação [faróis principais e auxiliares].
    5. Alinhamento, balanceamento e cambagem.
    4. Pump Lube Oil [Pressure Gauge].
    3. Coooling Water.
    2. Turbo & Intercooler.
    1. Sistema de DH.

7. Outros.

7.1 Estanqueidade do motor [óleo lubrificante]: 100% [relembrando: o gotejamento anterior, era realmente pelo tubing - que foi substituído - de interligação entre o cabeçote do filtro e a turbina].
    7.2 Estanqueidade da CT: 100% [relembrando: antes, tinha um pequeno - mas, chato - gotejamento - sanado, com a troca do retentor, lado anterior].
    7.3 Estanqueidade do diferencial traseiro: 100% [relembrando: ano passado, foi trocado o retentor do pinhão].
    7.4 Estanqueidade do diferencial dianteiro: continua um - quase "microscópico" - gotejamento, porém é tão "minúsculo" que estou postegando a correção.
    7.5 Estanqueidade da caixa de mudanças: durante a viagem, esse foi um dos pontos que mais monitorei [relembrando: o "francês" trabalhou - sem tirar a caixa -, tentando corrigir um pequeno vazamento, localizado na tal "urna"; entre a caixa e o "lado motor".
    7.5 [complemento]: mandei inspecionar [retirando o "bujão" superior], após três mil quilômetros - nível OK, mas na revisão após a viagem, precisou completar com cerca de 1 litro de óleo 80W90. Planejamento: o "francês" táFU comigo. Rs.

Citação:

Foto 1: OK.
    Foto 2: OK.
    Foto 3: NÃO [na "seta", o local por onde "desce" um lento, mas progressivo gotejamento].
    https://lh6.googleusercontent.com/-7...20R3_15W40.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-7...720/CT_efe.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-O...520EFE_vaz.jpg

[]s
  • 30/09/2013, 20:36
    Waldir Carlos
    Citação:

7. Outros.
    3. Coooling Water.
    2. Turbo & Intercooler.
    1. Sistema de DH.

6.1 Sempre evito viajar no período noturno e tal. Interessante, que eu nunca tinha atentado para o fato de que, mesmo em "luz baixa", os faróis da picape estão "elevados". Alguns veículos sinalizavam e eu ficava "sem entender". Rs. Preciso reavaliar isso. Acredito que ainda haja "espaço" para regulagem do foco. [Relembrando: a EFE tá "mais alta"].
    6.2 Faróis Hella 500: valem o quê paguei - nos locais "desertos" e breu, veículo em direção oposta, se teimar em "luz alta", eu aperto o "botãozin" e pronto. Rs.
    6. 3 Ainda com relação à luz baixa da picape: como o foco está um pouco "para cima",prejudica a visão "de baixo". Tem momentos, que penso que estou apenas com as lanternas "acesas". Rs.

[]s
  • 30/09/2013, 20:56
    Waldir Carlos
    Citação:

7. Outros.
    3. Coooling Water.
    2. Turbo & Intercooler.
    1. Sistema de DH.

5.1 Alinhamento: 100% [Relembrando: foram trocados os terminais de direção, há pouco tempo - relatório anexado].
    5.2 Balanceamento: 100% [Relembrando: a cada viagem longa, eu mando rebalancear e alinhar as rodas].
    5.3 Câmber: Os BFGoodrich já rodaram cerca de cinquenta mil quilômetros. Acredito que estejam na "metade da vida útil". Mas, agora está mais visível, que o "lado externo" dos pneus dianteiros está mais "gasto". Preciso avaliar e mandar corrigir isso.

https://lh6.googleusercontent.com/-d...25289%2529.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-8...203D_F1000.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-z...25285%2529.jpg

[]s
  • 30/09/2013, 21:01
    Tio Eddie
    Citação:

6.1 Sempre evito viajar no período noturno e tal. Interessante, que eu nunca tinha atentado para o fato de que, mesmo em "luz baixa", os faróis da picape estão "elevados". Alguns veículos sinalizavam e eu ficava "sem entender". Rs. Preciso reavaliar isso. Acredito que ainda haja "espaço" para regulagem do foco. [Relembrando: a EFE tá "mais alta"].
    6.2 Faróis Hella 500: valem o quê paguei - nos locais "desertos" e breu, veículo em direção oposta, se teimar em "luz alta", eu aperto o "botãozin" e pronto. Rs.
    6. 3 Ainda com relação à luz baixa da picape: como o foco está um pouco "para cima",prejudica a visão "de baixo". Tem momentos, que penso que estou apenas com as lanternas "acesas". Rs.
    []s

Waldir,

Faróis bem regulados são um conforto para quem dirige e para quem vem na direção contrária. Na Milona, mesmo com eles bem regulados, pela altura da picape acabam incomodando. Por isso instalei um par de faróis auxiliares mais baixos (tipo de neblina). Agora, no breu, viva os faróis de milha.

[]s
  • 30/09/2013, 21:28
    Waldir Carlos
    Citação:

7. Outros.
    3. Coooling Water.
    2. Turbo & Intercooler.
    1. Sistema de DH.

4. Pump Lube Oil [Pressure Gauge]

4.1 A bomba de óleo do MWM 4.10T é do tipo "lobular" [circulação forçada].
    4.2 A pressão máxima é de 550 kPa [5,4 bar]@2800 RPM.
    4.3 O filtro de óleo é do tipo "fluxo total".
    4.4 No painel da EFE, a "indicação", até então, marca entre 25%-50%-75% da escala; obviamente dependendo do "modo de operação" do motor [frio - normal e "quente].
    4.5 A faixa de operação [temperatura] do motor da EFE [no painel], oscila entre as letras destacadas em negrito: N O R M A L. Dificilmente atinge a letras M e A.
    4.6 No start up do motor [frio] passei a observar que está ocorrendo uma espécie de delay [cerca de 3 segundos]; até o ponteiro do indicador de painel - lubrificação - deslocar-se. [Detalhe: não recordo desse "fenômeno", antes].
    4.7 Com o motor "quente" [claro, que a temperatura "influencia" na viscosidade e, "indiretamente" no delta P da lubrificação], durante a viagem, tipo regime contínuo de rotação [respeitando a faixa verde] passei a "notar" que a indicação no painel "caía", até aproximar-se da indicação "mínima".
    4.7 [detalhando melhor]: em marcha lenta - ponto morto - , com o motor "quente", a indicação no painel fiocu abaixo do que sempre fui "acostumado".
    4.8 Ao acelerar, tipo 1500 RPM, a indicação de painel sempre "respondia" [variava normal].

Para facilitar o quê estou querendo "entender", eis uma screen, das "marcações" anteriores. Motor em marcha lenta [ponto morto]. Alguns comentários adicionais, abaixo:

https://lh5.googleusercontent.com/-6...25282%2529.jpg

* Anteriormente, com o motor "quente", não me recordo que a indicação da pressão do óleo lubrificante tenha "caído" até a marca 25%. Em algumas circunstâncias [temperatura ambiente um tanto "alta", mas o "X10" trabalhando na faixa N O R M A L] durante essa viagem, o ponteiro "ameaçou" , mesmo que discretamente, ir para o lado do "tracinho", à esquerda da marca 25%.

* Nível de óleo do motor, monitorado a cada pernoite. NORMAL.

* [Sabemos que a "indicação" - analógica - de painel não oferece "precisão", mas sou um sujeito que tem como prática monitorar cada detalhe e, em alguns momentos, fiquei "inquieto". Rs.

* Até acredito que podem ser "inquietações infundadas", de minha parte, mas sou detalhista bagaraio. Rs. [Aberto para comentários].

[]s
  • 30/09/2013, 21:53
    Waldir Carlos
    Citação:

7. Outros.
    3. Cooling Water.
    2. Turbo & Intercooler.
    1. Sistema de DH.

3. Cooling Water

3.1 Nessa viagem, foi o "primeiro teste para valer", após a troca das juntas do cabeçote. [Relembrando: na viagem - ano passado - para Paranavaí-PR, o reservatório de expansão chegou a "transbordar", devido "pressurização" [suspeita confirmada, quando da revisão após a viagem].
    3.2 Na época, havia também a suspeita de que a tampa [safety valve #9] do radiador estava irregular. Na dúvida, a mesma foi substituída por uma original.
    3.3 A partir de então, fiquei mais atento. Antes dessa, em viagens bem mais curtas [e no trânsito urbano], após a manutenção já relatada, em nenhum momento precisei repor [completar] água, no sistema de arrefecimento. Nem no radiador, nem tampouco no vaso de expansão.
    3.4 Agora, a informação mais IMPORTANTE: Nessa viagem, nenhuma "perda" de água. Portanto, nenhuma gota de água, foi necessária. [Claro, o reservatório de expansão manteve-se fazendo o papel, para o qual foi projetado,ou seja, "absorver" as variações - expansão de volume, fruto do delta T, faixa de trabalho do motor].

EDIT: Aguardem, até amanhã. No último item tem emoção. Rs.

Citação:

7. Outros.
    3. Cooling Water.
    2. Turbo & Intercooler.
    1. Sistema de DH.

[]s
  • 30/09/2013, 22:24
    xxxtripod
    Citação:

4. Pump Lube Oil [Pressure Gauge]

4.1 A bomba de óleo do MWM 4.10T é do tipo "lobular" [circulação forçada].
    4.2 A pressão máxima é de 550 kPa [5,4 bar]@2800 RPM.
    4.3 O filtro de óleo é do tipo "fluxo total".
    4.4 No painel da EFE, a "indicação", até então, marca entre 25%-50%-75% da escala; obviamente dependendo do "modo de operação" do motor [frio - normal e "quente].
    4.5 A faixa de operação [temperatura] do motor da EFE [no painel], oscila entre as letras destacadas em negrito: N O R M A L. Dificilmente atinge a letras M e A.
    4.6 No start up do motor [frio] passei a observar que está ocorrendo uma espécie de delay [cerca de 3 segundos]; até o ponteiro do indicador de painel - lubrificação - deslocar-se. [Detalhe: não recordo desse "fenômeno", antes].
    4.7 Com o motor "quente" [claro, que a temperatura "influencia" na viscosidade e, "indiretamente" no delta P da lubrificação], durante a viagem, tipo regime contínuo de rotação [respeitando a faixa verde] passei a "notar" que a indicação no painel "caía", até aproximar-se da indicação "mínima".
    4.7 [detalhando melhor]: em marcha lenta - ponto morto - , com o motor "quente", a indicação no painel fiocu abaixo do que sempre fui "acostumado".
    4.8 Ao acelerar, tipo 1500 RPM, a indicação de painel sempre "respondia" [variava normal].

Para facilitar o quê estou querendo "entender", eis uma screen, das "marcações" anteriores. Motor em marcha lenta [ponto morto]. Alguns comentários adicionais, abaixo:

https://lh5.googleusercontent.com/-6...25282%2529.jpg

* Anteriormente, com o motor "quente", não me recordo que a indicação da pressão do óleo lubrificante tenha "caído" até a marca 25%. Em algumas circunstâncias [temperatura ambiente um tanto "alta", mas o "X10" trabalhando na faixa N O R M A L] durante essa viagem, o ponteiro "ameaçou" , mesmo que discretamente, ir para o lado do "tracinho", à esquerda da marca 25%.

* Nível de óleo do motor, monitorado a cada pernoite. NORMAL.

* [Sabemos que a "indicação" - analógica - de painel não oferece "precisão", mas sou um sujeito que tem como prática monitorar cada detalhe e, em alguns momentos, fiquei "inquieto". Rs.

* Até acredito que podem ser "inquietações infundadas", de minha parte, mas sou detalhista bagaraio. Rs. [Aberto para comentários].

[]s

A Mclaren é igualzinha, e pelo que lembro de comentários aqui no fórum, é o normal, pq o óleo torna mais fino com alta temperaturas, a minha quando viajei foi desta maneira, e mesmo com vazamentos, não baixa óleo na viagem.

Más alguém deve explicar melhor.
  • 01/10/2013, 00:46
    drosssor51
    Waldir o manual da minha efe diz que o ponteiro de pressão do óleo, em condições severas específicas, (muito tempo ligado, altas temperaturas...e tudo mais) pode até encostar na faixa vermelha.....desde que não acenda a luz indicadora de alerta.

A ex-efe do meu brother....que era turbinada (adaptada)... em condições muito severas chegava até a acender a luz do óleo, indicando baixa pressão....consultamos vários mecas e todos relataram como normal.

A minha quando rodei 600km diretão..... em marcha lenta baixa dos 25%.....mas não encosta no "vremeio"....

Nossos motores tem a mesma essencia masssss são bem diferentes.

Abç
  • 01/10/2013, 06:56
    bruntins
    Waldir isso é normal,na negona é assim msm,depois de um tempo andando a pressão cai
  • 01/10/2013, 10:56
    Waldir Carlos
    Valeu, moçada. [Estou "em trânsito". Os relatos continuarão "logo mais]. Esclarecendo um pouco mais, com relação à pressão lube oil:

Os comentários dos amigos me deixaram mais "quieto". Rs. Detalhe: em nenhum momento, o ponteiro marcou "próximo" do "vremeio"; apenas "ameaçou" - motor "quente" e running em marcha lenta - entrar na faixa do "tracinho" horizontal, à esquerda dos 25%.

[]s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 131 de 176 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 3181121122123124125126127128129130131132133134135136137138139140141 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:30.