relendo os tópicos anteriores...
O amigo supercharger escreveu, linhas atrás:
Citação:
Postado originalmente por
Supercharger
Um link liga dois pontos. No esquema em "A" é bem visível que tem mais de dois pontos em questão. Junto com os dois links inferiores o conjunto é um 4link.
.
Mas fiquei encafifado com isso.
Para mim, que sou burro e orêia, parece que o esquema de Y-arm com panhard é um 2-link com outro nome.
porque? porque para chamar de 4-link penso que cada link deve ligar dois pontos diferentes no eixo e no chassi. Seja a configuração X X, |\ /|, /||\, ou |/ \|.
No 3-link há quatro pontos distintos de um lado ( eixo ou chassi) e 3 de outro (chassi ou eixo), assim |\/| ou |/\|.
No esquema y-arm a "perna" maior do y liga dois pontos (chassi ou sub-chassi e eixo), e a "perna" menor não é fixa no chassi, mas na "perna" maior. São dois pontos de fixação no eixo e um só no chassi ou sub-chassi, certo?
Nos 2-links "clássicos" (samuca helicoidal, engesa, lands) é exatamente assim. cada link lica dois pontos de fixação no eixo e um só no chassi. Os dois pontos no eixo são um abaixo do eixo e outro acima, só para evitar que o eixo rotacione. Olhando de cima fica assim ||.
Não consigo entender como a "perna" menor do y pode significar mais curso se não há articulação no ponto de interseção dela com a "perna" maior.
Se ela não articula, parece que pouco importa se as fixações no eixo estejam verticalmente (engesa, samuca helicoidal, lands) ou diagonalmente ( y-arm do preto-véio) localizadas.
Só estou querendo entender as diferenças e acho que não ofendi ninguém...