sim e não.
Na verdade ele está parafusado em uma chapa parruda e a chapa parruda soldada na longarina.
Versão Imprimível
A barra Panhard é para somente evitar esse "escorregamento" da suspensão, não afetando o curso da suspensão. Então acredito que a sua instalação não deve alterar o resultado que vimos.
Mas é como dizem: "Na teoria a prática é outra" :mrgreen:.
O que deve segurar mesmo o curso vão ser os amortecedores.
[]'s
só falei da panhard e do "escorregamento" porque o Fabil podia dizer: "Mas a carroceria tá mais pra direita!", hehehe.
Estamos medindo os amortecedores e seus respectivos suportes. Estou querendo colocar umas cintas 1cm menores que os amortecedores totalmente abertos. Isso para que não aconteça como no meu ex patagón que teve os olhais dos dois amortecedores traseiros arrancados por que eram eles que suportavam o baque quando a supensão traseira abria toda...
vamo que vamo...
JPX tem este esquema, as cintas são de "cinto de segurança" costuradas em uma chapinha furada que é parafusada no chassis e no eixo. Facinho de você fazer uma. :concordo:
Ah, tá (para achar defeito todo mundo aparece :mrgreen:).
Bacana a idéia da cinta, mais em trilhas com muita água essas cintas não correm o risco de "apodrecerem" :pensativo:? Em fotos que vi de viaturas que usavam esse recurso eram para Rock Crawling e outras competições "secas", por assim dizer.
O rompimento dos olhais dos amortecedores do Patagón não foi causado pelo fato da suspensão ter forçado o amortecedor na direção perpendicular do olhal? Ou seja, a suspensão ao abrir "puxava" o amortecedor para dentro da viatura, obrigando a bucha do olhal a se deformar ao invés de "girar" ao redor do parafuso de fixação (não sei se expliquei ou se compliquei mais ainda... :pensativo:).
Acredito que se você colocar os parafusos de fixação dos amortecedores traseiros paralelos ao chassis (apontados para a frente ou para a traseira da viatura) você não deve ter problemas de rompimento dos mesmos. Porém deixo a opinião final aos especialistas. :concordo:
[]'s dando o pitaco em projeto alheio...
Tem quase razão... lembrando agora do fatídico evento, os olhais quebraram porque na hora de montar os amortecedores, o parafuso ficou apertado demais, impedindo que o olhal girasse em torno do parafuso... E não foi nem perpendicularmente, foi no sentido pendular natural da coisa mesmo. TAVA APERTADO COM GOSTO!!!.
Quanto à cinta de limitação, é só lavar depois da trilha, assim como deve ser feito com os demais componentes e mangueiras embaixo da viatura. Deve, mas a gente quse nunca faz...
Como bem lembrado pelo supercharger, os jotas tem esse esquema. Só não sei se, de fato, elas apodrecem. Com o tempo e sem limpeza, certamente vão para o vinagre.
Valeu pelos pitacos, engenheiro!
Abraço,
E convenhamos, se apodrecer e daí? Bota outra e vai pro abraço. :concordo:
Só se for na sua mão pq litro de Campari em casa num dia animado vai mais de um litro... (sozinho é claro)
Mas vamos ao que interessa...
Natanael, vou iniciar o que vc já está terminando PORÉM, pretendo colocar terminais rotulares nos LINKS...
Sei que ninguém gosta de fazer isso mas me ajudaria muito se me passasse a receita do negócio(links) Pretendo montar o mesmo esquema, 4link atrás e 2 links na dianteira com panhard... Porém temos uma diferença, vou usar eixos de Band um pouco mais estreitos que os seus...
Se puder ajudar em algo, agradeço...
Na verdade acho que o lance de passar a receita é porque todo mundo vai fazendo e não anota a receita.
Usei o 4-link calculator do triaged e o manual que traduzi (leia nos tópicos anteriores) para achar o tamanho dos links e os locais de fixação. Isso vai variar de acordo com o gosto e uso de cada um. Como sou zé-orêia e não sei nem como instalar o tal auto-cad, fiz todos os cálculos e desenhos na base do esquadro, transferidor, lapiseira, borracha, calculadora de açougue e papel milimetrado. Procure nos tópicos anteriores por cad da roça.
Para os links, principalmente os inferiores, procure tubos sem costura de parede grossa (10mm). Nas lojas de metalurgia esses tubos parrudos chamam bucha.
O Makoto chegou do Sertões ( 3º lugar na categoria das L 200 RS!) e essa semana estamos retomando os serviços no samucaco.
A fase atual é de reposicionar a caixa da DH porque com o aumento do entre-eixos a fixação anterior estava bem no rumo do eixo dianteiro. Feito isso, passaremos para a panhard, fixação dos amortecedores, manufatura dos cardãs, tanque e escapamento. E pronto.
Abraço já doido pra fazer uma trilha!
Depois vou tirar fotos detalhadas
pensa num cara bão de desenho.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgre en::mrgreen::mrgreen:
[]'s