Bão...
O que o polaco escreveu exige muuuuuuuita imaginação para compreensão, mas com algumas fotos fica mais fácil entender.
Há uma folga que varia entre 0,5 e 2mm, pelo que medi, entre a parte externa das paredes do tubo e a parte interna do canal das matrizes.
Esta folga, faz com que o tubo se alargue para as laterais durante o processo de curvamento se deformando e diminuindo sua altura em relação a largura, chegando ao extremo de dobra-se, achatando-se completamente e acabando com o "çivisso". Isso aconteceu comigo na ultima curva do tubo, aquela que direcionaria o tubo novamente a carroceria, na parte de trás da carroceria... :parede:
Procurando na net, li que isto é inerente ao tipo de curvadora, pois há muuuitas tentativas de corrigir isto com relativo sucesso. Nem de longe ficaria igual a uma máquina profissional, ou mesmo estas das fotos 1 e 2 pois estas trabalham de forma diferente, puxando o tudo contra uma matriz "fixa" e distribuindo a pressão sob o mesmo.
As duas formas mais frequentes net de minimizar estes problemas nas "ram bender" como a minha engenhoca são encher o tubo de areia compactada (o que é um saco de fazer e deixa um tubo de 6 metros pesado pacas) e calçar a matriz com laminas entre ela e o tudo eliminando assim o espaço entre eles.
Fiz os dois testes. Nas fotos 3 e 4 tem um comparativo entre uma curva feita sem areia e/ou calço e uma curva feita com calços eliminando o espaço. Estes calços nada mais eram do que laminas de serra arco para ferro. Visualmente a diferença é grande, mas em ambos os casos há uma diminuição da "altura" do tudo de 8,3 e 5,4mm, respectivamente.
Preenchi o mesmo tubo com areia e na outra ponta fiz outra curva (Foto 5). Retração de 5,3mm no diâmetro. Pode ser que com mais testes a diferença seria maior, mas pelo que percebi calçar o vão entre os tubos e a matriz é mais importante que enche-los com areia.
A foto 6 mostra as curvas dos 2 testes e no meio a c@g@d@ da ultima curva que escrevi anteriormente... :parede:
Mas, não tá morto quem peleia e vamo que vamo...
[]´s