x
Convex Datacenter
Página 88 de 159 PrimeiroPrimeiro ... 38787980818283848586878889909192939495969798138 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1,045 a 1,056 de 1900

Tópico: Willys - Maestro

Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Agradecimentos: 6

Dobradeira

Bão...

O que o polaco escreveu exige muuuuuuuita imaginação para compreensão, mas com algumas fotos fica mais fácil entender.
    Há uma folga que varia entre 0,5 e 2mm, pelo que medi, entre a parte externa das paredes do tubo e a parte interna do canal das matrizes.

Esta folga, faz com que o tubo se alargue para as laterais durante o processo de curvamento se deformando e diminuindo sua altura em relação a largura, chegando ao extremo de dobra-se, achatando-se completamente e acabando com o "çivisso". Isso aconteceu comigo na ultima curva do tubo, aquela que direcionaria o tubo novamente a carroceria, na parte de trás da carroceria...

Procurando na net, li que isto é inerente ao tipo de curvadora, pois há muuuitas tentativas de corrigir isto com relativo sucesso. Nem de longe ficaria igual a uma máquina profissional, ou mesmo estas das fotos 1 e 2 pois estas trabalham de forma diferente, puxando o tudo contra uma matriz "fixa" e distribuindo a pressão sob o mesmo.

As duas formas mais frequentes net de minimizar estes problemas nas "ram bender" como a minha engenhoca são encher o tubo de areia compactada (o que é um saco de fazer e deixa um tubo de 6 metros pesado pacas) e calçar a matriz com laminas entre ela e o tudo eliminando assim o espaço entre eles.

Fiz os dois testes. Nas fotos 3 e 4 tem um comparativo entre uma curva feita sem areia e/ou calço e uma curva feita com calços eliminando o espaço. Estes calços nada mais eram do que laminas de serra arco para ferro. Visualmente a diferença é grande, mas em ambos os casos há uma diminuição da "altura" do tudo de 8,3 e 5,4mm, respectivamente.

Preenchi o mesmo tubo com areia e na outra ponta fiz outra curva (Foto 5). Retração de 5,3mm no diâmetro. Pode ser que com mais testes a diferença seria maior, mas pelo que percebi calçar o vão entre os tubos e a matriz é mais importante que enche-los com areia.

A foto 6 mostra as curvas dos 2 testes e no meio a c@g@d@ da ultima curva que escrevi anteriormente...

Mas, não tá morto quem peleia e vamo que vamo...

[]´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Willys - Maestro-bender_-.jpg   Willys - Maestro-bender_2.gif   Willys - Maestro-210420121022.jpg   Willys - Maestro-210420121027.jpg   Willys - Maestro-210420121029.jpg   Willys - Maestro-210420121025.jpg  
    __________________________________________________ ___
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo

Usuário Avatar de willys1960_ctba
    Entrada
    27/08/2004
    Local
    Campo Largo/PR
    Agradecimentos: 0
    Achei que ia o dia todo hoje fazendo a gaiola, ja parou ???

tem fotos da gaiola ou ainda apenas testes das curvas .....

[]sss

Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Agradecimentos: 24
    Essa maquina da foto é bem simples e o principio da dobra é o mesmo das dobradeiras grandes profissionais.
    Pena só tá disponivel lá fora.

Voltando pra real....
    Eu tinha entendido que o problema seria na espessura da parede, sendo que a parede da parte de fora da curva ficaria muito fina....é que meu alucionógeno deve ser diferente do seu.
    Mas o seu fez mais sentido!!!

Mas já que tá testando mesmo, sugiro vc cortar os tubos nas curvas e medir a espessura da parede para ver como ficou nos 2 sistemas.

[]'s

Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Citação Postado originalmente por willys1960_ctba Ver Post
    tem fotos da gaiola
    Tenho, mas é segredo...

[]´s
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo

Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Eu tinha entendido que o problema seria na espessura da parede, sendo que a parede da parte de fora da curva ficaria muito fina....é que meu alucionógeno deve ser diferente do seu...
    Mas o seu fez mais sentido!!!

Mas já que tá testando mesmo, sugiro vc cortar os tubos nas curvas e medir a espessura da parede para ver como ficou nos 2 sistemas.
    Por isso gosto de postar minhas c@g@d@as no fórum, sempre aparece uma opinião completamente diferente.
    No próximo final de semana vou fazer isso e daí eu posto fotos.

A propósito, sua gaiola foi feita com que tubos?

[]´s
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo

Usuário Avatar de willys1960_ctba
    Entrada
    27/08/2004
    Local
    Campo Largo/PR
    Citação Postado originalmente por fugger Ver Post
    Tenho, mas é segredo...

[]´s
    hummmmm, fazendo segredinho é...

Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    A saga continua...

Fiquei invocado com a diferença entre a matriz e o tubo shedule 1.1/4" e comprei um pedaço de tubo industrial de 1.3/4" pra curvar e testar. Apesar da diferença de 1/2" na nomenclatura, no diâmetro externo a diferença é de apenas 2,05mm o que, em principio, se assemelharia aos calços que utilizei antes (3 laminas de serra ferro) eliminando a necessidade destes e facilitando o trampo.

Mais uma vez, na prática a teoria é outra. O tudo encaixa sim as laterais na matriz, no entanto esta não chega ao meio dele e por isso ao curvar o tubo ele se abre como o anterior, mas agora na parte externa a matriz. Ou seja, manteve o problema, pois precisaria de uma matriz mais alta pra acomodar suficientemente o tubo.

Voltei pro tudo schedule com calço e testei a dica do Rafael Kuzma de usar uma chapa 14 como calço entre a matriz e o tubo na hora de curvar. Esta chapa tem 1,9mm de espessura e preenche quase que perfeitamente a "folga" entre matriz e tubo.

O resultado é uma curva muito melhor que as anteriores mesmo em ângulos superiores a 95º. Acho que agora vai. Só tenho que arrumar mais tubos porque as primeiras barras viraram "curva aprendizado" (trocadilho besta esse)

[]´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Willys - Maestro-210420121033.jpg   Willys - Maestro-dscf0363.jpg   Willys - Maestro-dscf0367.jpg   Willys - Maestro-dscf0371.jpg  
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo

Usuário Avatar de anderson_wzorek
    Entrada
    08/10/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Fala mestre blz?
    Sabadão vai estar trabalhando no jeep?
    Caso sim, to pretendendo passar ai sabado no meio da tarde pra gente combinar sobre as soldas

Abraços

Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Em princípio estarei lá sim. Me ligue e a gente combina.
    Mas se quiser ir já cedo pra ajudar na gayola é bem vindo também.

[]´s
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo

Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 11
    Está ficando show a gaiola... Fugger
    Preciso comprar um curvador para mim tbm...

[s]inveja mata...rs
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

Usuário Avatar de anderson_wzorek
    Entrada
    08/10/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Ixi,
    Vontadde de ir logo cedo eu tenho, mas tenho que dar atenção pro meu jeep tbm haha,

Bem até sexta combinamos

Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Fugger, experimentou encher o tubo com pó de cimento ao inves de areia? O pó de cimento ja esta compactado enquanto a areia ainda vai moer as pedrinhas para entao compactar.
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Permissões de Postagem