Sobre o acionamento do freio na saida da caixa de transmissao, como o Rodrigo falou sera somente atraves de cabo, quando eu estive em Paranavai chegamos a pensar (eu pensei,kkk) em colocar cabo e um sistema hidraulico, mas depois de alguma pesquisa vimos que os retentores do cilindro que seria usado nao aguentaria essa pressao ao permanecer freiado por muito tempo, ele acaba cedendo.
Pensei ate em colocar uma mola para que houvesse um certo curso no embolo do cilindro, isto eh a alavanca do freio de mão acionaria uma mola e essa transfereria a pressão ao cilindro, para o caso do cilindro sofrer algum vazamento.
Mas o sistema acabou ficando muito complicado e descartamos.
Como o java tem o freio de estacionamento do F-250, que vai ser instalado na vtr esse eh apenas um sistema redundante.
Eu cheguei a ter dois freios de mão na java, cada um acionado de maneira independente semelhante ao sistema da Gurgel o selectatronic.
Que funcionou bem.
Forte abraco Meccano!!!!
(agora sabendo o que significa DEF, kkkk)