x
Convex Datacenter
Página 12 de 22 PrimeiroPrimeiro ... 23456789101112131415161718192021 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 133 a 144 de 262

Beto

Os semieixos resistem mais que os do Troller, não sei quanto a homocinética. Os eixos da serio T-RexBone são confecionados em SAE 4140 e temperados por inteiro. Com isto tem um limite de escoamento bem mais elevado que as originais da Dana de SAE 1030 temperadas por indução. De qq maneira, suporta com facilidade até 4000Nm, limite da homocinética, se eu não me engano..... isto é suficiente pra virar pneus 35" no asfalto sem sair do lugar, produzindo uma densa curtina de fumaça branca

Leopoldo
    Já está respondido tb; o valor teórico fica ainda acima do limite da homocinética, um ensaio pratico ainda não consegui terminar porque nossa atual bancada só chega a 500 Kgfm e no ultimo ensaio, começo a desmanchar . O que posso lhe dizer é que todas as 30 estrias tem um diâmetro limpo de 31mm e os 19 estrias tem 30 mm, e isto faz uma grande diferença (na ordem dos 15% em resistencia à torção)(confirma isto Leopoldo?)

Quanto aos parafusos da RL, ja temia isto, mas é um mal necessário temporário.....solução seria um encaixe dentado nas faces longitudinais ou estrias internas....não sou muito fã de pinos.

Para a adaptação da RL, acompanha no kit um jogo de miolos, confecionados em SAE 8620, cementadas e temperadas. Leopoldo, voce sabia que as originais são de GG e que quebram com facilidade...Fiz algumas modificações nestas peças originais para alguns clientes. A maioria teve problemas de trincar esta bucha estriada, porque a parede residual fica muito fina. Agora fiz em aço temperado, alem de facilitar a instalação, resolve um ponto fraco do sistema....

[]'s

Citação Postado originalmente por NeRo
    Citação Postado originalmente por Franco
    Estou fazendo um texto completo com fotos e explicações mais amplas, tipo pirate4x4 sobre toda a reforma do eixo....só não sei ainda onde vou hospedar-lo.
    Se é o que imagino, pode ser tanto uma súmula (que é um processo ainda em implantação) ou como artigo.
    Eu iria sugerir a postagem como fixo (fica sempre em cima da lista) mas... não encontrei mais a opção. Mudanças na estrutura do fórum. Talvez por mal uso da opção.
    Colocar na Geral vai sempre descer... e existem tópicos por aqui enterrados há um bom tempo. Culpa do Beto MDI, que não faz o trabalho dele.
    talvez seja mais interessante, artigos fixos, sem acesso para modificações ou comentários...como biblioteca técnica. Ja se tentou e ainda esta se tentando a revisão dos tópicos para filtar o útil( grupo do qual faço parte)....depois de tempo percebi a besteira que fiz (de não ficar quieto)...tarefa quase impossível com retorno muito pequeno....melhor mesmo então ler e transcrever um artigo, ai sim.

[]'s

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    ..... na ordem dos 15% em resistencia à torção.....confirma isto Leopoldo?
    Ao pé da letra, 1 mm equivale a 12,5 % a mais

Como dependendo do tipo de aço e dos parâmetros de têmpera e revenimento, pode ainda ser: mais ou menos.

E concordo com você . O ideal seria poder frezar ou brochar um entalhado dentro do cubo. Mas não tem parede para isso.

..... voce sabia que as originais são de GG e que quebram com facilidade....
    Dependendo do modelo, a RL tem (miolo de aço frezado, brochado, temperado e revenido) ou (sinterizado).

O sinterizado desmancha mesmo. Foi uma pisada na bola da AVM.

Os meus são os de aço. Nunca deram problema e ainda ganhei da AVM 4 jogos de reposição.

Fora o problemas da RL, seu produto deverá satisfazer quem comprar.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

..... voce sabia que as originais são de GG e que quebram com facilidade....
    Dependendo do modelo, a RL tem (miolo de aço frezado, brochado, temperado e revenido) ou (sinterizado).

O sinterizado desmancha mesmo. Foi uma pisada na bola da AVM.
    Putz...sinterizado, é mesmo . Só não compreendi porque mais fragil . Pelo que aprendi, sinterizado de aço supera aço laminado. Borcas de sinterizado resistem gume de corte em até 10 % acima dos equivalentes convencionais......sei, la. Será que a AVM ta fazendo sinterizado econômico...tipo aço-isopor para econômizar no processo materia prima????rsrsrsrsr. Sinterizado pelo menos até hoje sempre foi sinômino de combinação de ligas complicados e aproveitamento 100% da materia prima (pó).....a peça da AVM , (então sinterizada) é tão mole que parecia Fofo, por isso a colocação "GG"......

Me diz outra coisa, se o de aço aguenta, porque a AVM ainda te mandou 4 peças reserva, eles não confiam no prório taco?????

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    ..... Pelo que aprendi, sinterizado de aço supera aço laminado.
    Nem por sonho.

Será que a AVM ta fazendo sinterizado econômico...tipo aço-isopor para econômizar no processo materia prima????
    Foi uma tentativa infeliz de baratear custo.

Sinterizado pelo menos até hoje sempre foi sinômino de combinação de ligas complicados e aproveitamento 100% da materia prima
    Verdade absoluta.

Se o de aço aguenta, porque a AVM ainda te mandou 4 peças reserva, eles não confiam no prório taco?????
    Quando estava desenhando meus novos eixos, verifiquei que nas ponteiras originais da homocinética o miolo era de desenho igual e poderia ser intercambiável como do Jeep Willys

Fui na AVM e expliquei o que queria fazer - trocar só os miolos das 4 RL que estariam rodando e eles me deram 2 kits completos. Gentileza da casa.

Se alguém da AVM estiver lendo isso, pode ficar contente.

Até desenvolver o meus, quebrei muitos semi-eixos mas nunca um miolo da RL.

E olha que eu ficava desconfiado vendo a parede da engrenagem. Mas ela trabalha sob compressão e isso ajuda muito. Isso é que é pulo do gato.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    ..... são confecionados em SAE 4140 e temperados por inteiro. Com isto tem um limite de escoamento bem mais elevado que as originais da Dana de SAE 1030 temperadas por indução. De qq maneira, suporta com facilidade até 4000Nm, limite da homocinética, se eu não me engano..... isto é suficiente pra virar pneus 35" no asfalto sem sair do lugar
    Franco, o limite da homocinética da toyota é :

2 900 N.m – 2 139 lb.ft – 296 kgf.m – (contínuo)
    3 900 N.m – 2 877 lb.ft – 398 kgf.m – (ruptura)

Só que eu percebí que o semi-eixo é mais fraco que a ponteira porque no encaixe da homocinética:

o diâmetro (menor)do semi-eixo é 29,55 mm

no semi-eixo ta toyota é ainda pior pois é 26 mm o gargalo.

enquanto que na planetária temos 31,64 mm

e na homocinética em sí, o diâmetro é 30,97 mm

Isso quer dizer que por maior que seja o diâmetro do furo do entalhado na planetária, a secção limite de resistência do semi-eixo é no encaixe da homocinética. Esta é a secção fusível.

Então, considerando conservativamente a secção resistente de 29 mm, a resistência máxima de cada semi-eixo (4130) é por volta de 176 kgf.m, a ser verificado em ensaio de validação.

Este valor está abaixo do limite de resistencia da homocinética, o que faz sentido pois o diâmentro é menor.

Subindo à transmissão, o torque máximo de entrada no cardan não pode ser maior que:

se for nm eixo traseiro:

36 kgfm para relação 4,89:1 blocante e 72 kgfm OPEN
    32 kgfm para relação 5,38:1 blocante e 64 kgfm OPEN
    30 kgfm para relação 5,88:1 blocante e 60 kgfm OPEN

se for num eixo dianteiro no modo 4x4:

72 kgfm para relação 4,89:1 blocante e 144 kgfm OPEN
    64 kgfm para relação 5,38:1 blocante e 128 kgfm OPEN
    60 kgfm para relação 5,88:1 blocante e 120 kgfm OPEN

e daí temos a limitação de entrada de torque, que depende do que o motorxcambioxreduzida pode dar.

Agora, cada um pode calcular em função do torque de cada motor, multiplicando pela relação de 1º e a redução e multiplicando por um rendimento mecanico de 0,94

Acho que não me confundí nas contas........

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    talvez seja mais interessante, artigos fixos, sem acesso para modificações ou comentários...como biblioteca técnica. Ja se tentou e ainda esta se tentando a revisão dos tópicos para filtar o útil( grupo do qual faço parte)....depois de tempo percebi a besteira que fiz (de não ficar quieto)...tarefa quase impossível com retorno muito pequeno....melhor mesmo então ler e transcrever um artigo, ai sim.
    Fala Franco!!!

O Gustavo está trabalhando numa nova Board, para os anunciantes. Enquanto isso não fica pronto, publique em forma de Artigo. Tem um botão lá no alto da página.
    A revisão dos tópicos, para a filtragem, é um saco! Daqui uns dias vamos mexer nela de novo, mas as "Súmulas" ainda vão demorar...

[]'s

Então, considerando conservativamente a secção resistente de 29 mm, a resistência máxima de cada semi-eixo (4130) é por volta de 176 kgf.m, a ser verificado em ensaio de validação.
    La vou eu tirar a bancada de tortura de eixos do sotão outra vez.......

qdo tiver um novo resultado...

farei um pronunciamento golbal do meu fracasso .....

ou então vão ter que me engolir.......

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    .....farei um pronunciamento golbal do meu fracasso ..... ou então vão ter que me engolir.......
    Eu acredito no seu fracasso.

A sua proposta é sem dúvida um esforço monumental de melhorar bastante um projeto deficiente como é o eixo dianteiro do jeep, neste quesito.

Eu optei em usar 4340 que é um pouco mais resistente que o 4130 (nas mesmas conições de tempera e revenimento) e nas contas com - o torque do V8 e 1º reduzida - verifiquei que o diâmetro mínimo deveria ser 29,7 mm, o que quer dizer que estou na corda bamba, pois está faltando pelo menos 0,7 mm de onde não posso mexer que é o gargalo do entalhado interno da homocinética.

Mas veja as seguintes considerações que você deve levar em conta:

- os pneus não estão colados no chão e então rezamos para que o pneu saia cantando antes de chegar ao torque limite

- quem tiver cambio automático ajuda pois não dá tranco (pico de torque)

- nem todo mundo usa pneus acima de 33"

- quem já estorou semi-eixo fica meio esperto e não abusa muito do acelerador

- idem e não abusa com o pneu esterçado

Considerando esses fatores e o seu produto (4130 + homocinéticas), podemos dizer que ele é muuuuito melhor que a

nos FORDe

fornecia

Citação Postado originalmente por leopoldo

Eu optei em usar 4340 que é um pouco mais resistente que o 4130 (nas mesmas conições de tempera e revenimento) e nas contas com - o torque do V8 e 1º reduzida - verifiquei que o diâmetro mínimo deveria ser 29,7 mm, o que quer dizer que estou na corda bamba, pois está faltando pelo menos 0,7 mm de onde não posso mexer que é o gargalo do entalhado interno da homocinética.

Pelo amor de tudo que é sagrado, como é que consegue afirmar que falta 0,7 mm, dada toda a imprecisão de todos os fatores envolvidos neste cálculo??............... Se tivesse falado em +/- 1 mm, eu teria deixado quieto. Mas 0,7 mm??? Tem certeza que não é 0,65 ou 0,75??

Alias, porque não fala já da terceira ou quarta casa da medida do diâmetro??? Afinal, deve ter saído isso no seu cálculo..........

Abraços,

Bill

Citação Postado originalmente por billj
    Citação Postado originalmente por leopoldo

Pelo amor de tudo que é sagrado, como é que consegue afirmar que falta 0,7 mm, dada toda a imprecisão de todos os fatores envolvidos neste cálculo??............... Se tivesse falado em +/- 1 mm, eu teria deixado quieto. Mas 0,7 mm??? Tem certeza que não é 0,65 ou 0,75??
    parece mas não é......infelismente faz diferença sim, não muita mas faz.... se considerar que para o calculo do momento de inércia tem raio elevado na quarta, cinco décimos fazem diferença......mas beleza, não vamos ser cricri e levar isso aos extremos , ainda assim, estava refletindo com um amigo meu da UFSC de materias sobre o efeito da laminação superficial a frio da ponta de eixo após usinagem, para aumentar a compactação da camada superficial e ganhar ai mais alguns percentos de resistência; efeito similar se obtém quando as estrias da mesma são esmagadas e não cortadas ( chegam a ter 5% mais resistência)....infelismente ainda não saiu do estagio de estudo, mas ja gostei da infromação.....rsrsrsrs...só quero ver conseguir aplicar algo do genero no meu parque industrial do seculo passado.....

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por billj
    .....Pelo amor de tudo que é sagrado, como é que......
    É vero Bill.

De vez em quando sou tomado de um preciosismo desnecesário já que existem boas flutuações no valor da tensão de máxima de ruptura, na transformação para o caso de torção e no coeficiente de segurança para o eixo trabalhar no regime elástico, fora os parâmetros de têmpera e revenimento.

Então, as variações dos diâmetros envolvidos (planetária, encaixe na homocinética e eixo piloto da homocinética) são aceitáveis. Só não dá para sair testando uma vez que :

afinal, quem é que vai querer sair quebrando semi-eixo só para testar esses valores ????????

Eu não !

Algo que eu apemnas posso afirmar sem muita preocupação:

Considerando a minha configuração e a do Franco,

- em linha reta, o semi-eixo É NO MÁXIMO tão resistente quanto a homocinética em sí.

- esterçado, a homocinética É NO MÁXIMO tão resistente quanto o semi-eixo em sí.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem