Powered by vBulletin

Pneus FINOS X LARGOS - trilhas com atoleiros e erosões

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 23 de 33 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 1314151617181920212223242526272829303132 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 12/12/2011, 10:25
    JEFFCATUNDA
    Valeu meu tio, mas eu termino "flutuando" nas duas escolas, pois tenho um Trollr com 250cv e um samurai com 63cv... hehehhe, no samurai uso as originais 205 e vejo muita gente penando com seus belos pneus as vezes ate 31... o que simplesmente MATA o motor do coitado...

Já no Troller tenho muita força, mas isso é ruim tambem para pneus de grande agarre, pois eu usu ele no dia a dia e isso provoca um desgaste prematuro de alguns compomentes...

É por conta disso que considero a largura de um 31 mais que perfeita para o uso tanto em areia quanto em lama... Concordo que não existe um único pneu ideal para tudo, mas acho que os de 10.5 de largura são de bom tamanho para o uso misto...

Minha preocupação é com altura x largura e probabilidade de destalonamento....

Citação:

Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Jeff,

Embora já tenha sido respondida a tua pergunta, reforço o que o Konz disse. Areia precisa de flutuação e para isso os dune buggy são imbatíveis!

Rodas Bead Lock e pneus com estrutura que permitam rodar com 5 lbs seriam um "plus" na areia, mas como sempre não tem almoço grátis nem um pneu que seja bom em todos os terrenos.

Para o meu uso, trilhas, atoleiros, erosões pneus finos se mostram mais eficientes que os largos (mesmo desenho e altura na mesma viatura), mas isso além de gosto pessoal depende da escola de off road que você segue.

A escola americana, com motorzões grandes e câmbio automático usa e abusa dos flotation (largos), enquanto na europa e ásia o uso de pneus finos é maior.

O segredo é descobrir o que funciona para você.

[]s

• 12/12/2011, 10:35
    Tio Eddie
    Jeff,

Também acho que 10,5" é uma largura meio mágica....funciona bem na maioria das situações.

O pneu destalona com mais facilidade quanto mais larga for a roda e mais murcho ele estiver. Um pneu 12,5 numa roda 8 tem menos chance de destalonar que um 10,5 na mesma roda (mesma altura e mesma pressão).

A condução e o tipo de piso também influenciam muito quanto ao risco de destalonamento.

Agora, usei anos a fio pneus 7.50-16 no CJ5 com 12-15 lbs nas trilhas e nunca tive nenhum destalonado. Com pneus radiais nunca andei com menos de 22lbs, e costumo baixar até 25 lbs em casos estremos, fora isso vou com pneu cheio mesmo.

Ah, atualmente uso rodas 16x8 -25 com pneus 315/75R16.

Se queres REALMENTE andar com pneus bem murchos, acredito que bead locks são o caminho.

Agora, muito oportuna tua postagem quanto a relação tamanho do pneu X power train. Maior a Bolacha, mais power train para virar e aguendar os desaforos.

[]s
  • 15/12/2011, 12:17
    andres-tavares
    Eu gosto bastante de pneu fino mas tem algumas coisas que temos que analizar

Vale acotar que em alguns casos um pneu 33x12.5 vs 33x10.5 ... o 12.5 tem mais espaco entre os cravos e os cravos seria mais altos

Mud-Terrain T/A KM2 | BFGoodrich Tires

Tambem um pneu mais fino tende a dobrar mais nas curvas fortes no asfalto.

Eu gosto dos 33x10.5 e eram os pneus que teria colocado no meu t4 caso estivessem disponivies na epoca que comprei os 12.5 ... porem essa parte dos cravos me inquieta um pouco, ja que o km2 nao eh daquelas coisas na lama.

Entre os km2 10.5 e 12.5, os 12.5 sao 8 lbs (3.6 kg) mais pesados!

Alem disso eu poderia estercar mais sem os pneus baterem nas barras, isso eh otimo em trilhas estreitas ... sem contar na hora de manobrar aqui em SP.

Espero que daqui a que meus 12.5 acabarem os 10.5 ja sejam pneus mais comuns aqui no brasil!

Um 285/75/16 eu acho ideal na medida 33, ele eh mais alto que o 33x12.5r15, mais fino (11.5") e mesmo peso ... eh uma boa opcao e mais facil de achar ... sem contar que com mais roda e menos pneu ele dobra menos nas curvas e eh mais dificil de destalonar!

Agora um 33x10.5 com recape vj910 deve ficar showw de bola!!!

Abs
  • 16/12/2011, 00:19
    JEFFCATUNDA
    Pios é Tavarez, a minha duvida é essa também... TERRIVEL!!!

Citação:

Postado originalmente por andres-tavares Ver Post

Vale acotar que em alguns casos um pneu 33x12.5 vs 33x10.5 ... o 12.5 tem mais espaco entre os cravos e os cravos seria mais altos

Eu gosto dos 33x10.5 e eram os pneus que teria colocado no meu t4 caso estivessem disponivies na epoca que comprei os 12.5 ... porem essa parte dos cravos me inquieta um pouco, ja que o km2 nao eh daquelas coisas na lama.

Alem disso eu poderia estercar mais sem os pneus baterem nas barras, isso eh otimo em trilhas estreitas ... sem contar na hora de manobrar aqui em SP.

Espero que daqui a que meus 12.5 acabarem os 10.5 ja sejam pneus mais comuns aqui no brasil!

Um 285/75/16 eu acho ideal na medida 33, ele eh mais alto que o 33x12.5r15, mais fino (11.5") e mesmo peso ... eh uma boa opcao e mais facil de achar ... sem contar que com mais roda e menos pneu ele dobra menos nas curvas e eh mais dificil de destalonar!

Abs

• 16/12/2011, 20:31
    MaGao
    Pneu fino e areia com carro pesado não combinam =)
    10.5 na areia em carro pesado.. mesmo baixo é ruim.. tiro isso pelo que eu usava no engesa.. agora com os 37x12,5 eu ando na areia de boa.. apesar dos cravos nem faz tanta diferença..

Abraços,
  • 17/12/2011, 09:16
    Rodolfo Ourique
    O difícil é conseguir aqui no Brasil estas medidas, acho que o Inmetro não deve ter autorizado, 33x10,5" realmente seria muito bom, outra medida que se acha nos EUA principalmente da marca Interco é a 34x9,5"...

Estou usando os 32x11,5" há alguns meses e estou gostando muito.
  • 17/12/2011, 10:14
    JEFFCATUNDA
    Tem aqui sim Rodolfo, é dificil mas tem... Tem vendedor de pneu que até se espanta quando eu digo isso... heheheh..

Citação:

Postado originalmente por Rodolfo Ourique Ver Post
    O difícil é conseguir aqui no Brasil estas medidas, acho que o Inmetro não deve ter autorizado, 33x10,5" realmente seria muito bom, outra medida que se acha nos EUA principalmente da marca Interco é a 34x9,5"...

Estou usando os 32x11,5" há alguns meses e estou gostando muito.

• 17/12/2011, 10:16
    JEFFCATUNDA
    Mas ai é que tá Magao, um pneu 10.5, não pode ser considerado fino..., veja bem que o que vc usa hoje é muito mais alto, mas quase da mesma largura...

Comparativamente, esse seu 37/12.5 seria bem mais perigoso que um 33/10.5...

Citação:

Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Pneu fino e areia com carro pesado não combinam =)
    10.5 na areia em carro pesado.. mesmo baixo é ruim.. tiro isso pelo que eu usava no engesa.. agora com os 37x12,5 eu ando na areia de boa.. apesar dos cravos nem faz tanta diferença..

Abraços,

• 17/12/2011, 10:28
    JEFFCATUNDA
    Tavares.

Eu não sei se é assim não, olhando parecem iguais as bandas de rodagem, o que muda é o tamanho dos biscoitos, principalmente os das extremidades, os sulcos são da mesma largura e profundidade...

Para lama é inconteste que o 10.5 é melhor porque ele vai buscar o contato enquanto que o 12.5 vai tentar "flutuar"...

Mas para areia é que vem a dúvida, e estamos falando de subidas em altos montes de areia muito fina e solta... Talvez a flutuação dos 12.5 sejam melhores mesmo para isso, mas o peso deles é muito maior também...

Não acho que para uma viatura com 250 Cv isso seja uma dificuldade intransponivel, mas é evidente também que com os 10.5, teremos mais controle do torque, sem necessáriamente explodir tudo para fazer a duna...

Sempre andei com os 31/10.5, e o que ocorre quando ando com os colegas, e todos usam 33/12.5, é que perco em velocidade quando reduzido e que me emgancho as vezes nas valas deixadas nas dunas pelos 33/12.5... mas na minha avaliação, isso se deve a altura do meu pneu e não a sua largura...

Na verdade, acho que ganho em potencia pelo conjunto diametro/peso ser menor e só perco em extensão da reduzida por ter um raio menor (fico mais reduzido) e na altura para vencer as valas... isso sim é ruim porque ai eu tenho que fazer o mesmo trajeto arrastando as bolas dos diferenciais na areia...

Citação:

Postado originalmente por andres-tavares Ver Post

Abs

• 17/12/2011, 10:30
    JEFFCATUNDA
    Resumindo:

Penso que com 33/10.5 ganho as vantagens da altura e não pego junto as desvantagens da largura excessiva.....
  • 17/12/2011, 11:41
    astickel
    O engraçado é que você olha os carros do Dakar, feitos para passar em dunas e eles usam pneus finos, como o 235/85r16 e não são carros leves, pesam em torno de 1700kg como este vw touareg

Technical data Volkswagen Race Touareg 3 - Volkswagen Motorsport
  • 17/12/2011, 16:49
    AlemãoRS
    Não consigo enteder esse lance de achar que um pneu fino que vai "buscar" aderência na lama vai ir melhor. Se ele afunda mais, logo o diferencial tá cravado na lama e não passa mais.
    Não é comum aqui troller com pneu fino, mas o que vi, mesmo sendo todos com desenho "pé de galinha" não se deram melhor que os tradicionais 12,5.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 23 de 33 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 1314151617181920212223242526272829303132 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 08:46.