Powered by vBulletin

Pneus FINOS X LARGOS - trilhas com atoleiros e erosões

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 29 de 33 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 192021222324252627282930313233 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 10/01/2013, 23:15
    NMiller
    3 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Paulo AV Ver Post
    Seguem algumas fotos do meu jeep:

    Anexo 388991 Os pneus anteriores 235/75R15 "estradeiros" Anexo 388990Os pneus atuais 31x10.5x15
    Anexo 388993 Os pneus anteriores 235/75R15 "estradeiros"Anexo 388992 Os pneus atuais 31x10.5x15
    Anexo 388989Pneu comecando a sair da caixa de roda.

    Muito bonito o Jeep!:palmas::palmas:
    Este é o resultado que procuro! Pneus mais largos, mas não muito (acredito que terei pouca dor de cabeça com quebra de direção e desempenho do Jeep), pneus um pouco para fora da cx de roda, acho que vai melhorar a estabilidade.... tb. Fora a estética do Jeep com pneus mais agressivos. Show!
    Paulo, muito obrigado pelas fotos, explicações e atenção dispensada.
    Isso é muito legal neste forum, em outros momentos já me passaram dicas e informações que ajudaram muito tb.
    Neste tópico mesmo que li todo esta semana, aprendi muito. Note abaixo nas fotos que separei do conjunto atual dos pneus 195x75x16 com as rodas originais ficam muito para dentro da cx de roda......
    Abraços.
    Anexo 389070Anexo 389072Anexo 389073
  • 11/01/2013, 12:36
    Paulo AV
    Citação:

    Postado originalmente por Nelson Miller Ver Post
    Muito bonito o Jeep!:palmas::palmas:
    Este é o resultado que procuro! Pneus mais largos, mas não muito (acredito que terei pouca dor de cabeça com quebra de direção e desempenho do Jeep), pneus um pouco para fora da cx de roda, acho que vai melhorar a estabilidade.... tb. Fora a estética do Jeep com pneus mais agressivos. Show!
    Paulo, muito obrigado pelas fotos, explicações e atenção dispensada.
    Isso é muito legal neste forum, em outros momentos já me passaram dicas e informações que ajudaram muito tb.
    Neste tópico mesmo que li todo esta semana, aprendi muito. Note abaixo nas fotos que separei do conjunto atual dos pneus 195x75x16 com as rodas originais ficam muito para dentro da cx de roda......
    Abraços.

    Nelson
    Mais um detalhe: A primeira vista parece que não é muito, mas a diferença de dimensões entre o 195/75R16 e o 31x10.50R15 já é considerável. O simples fato dele começar a ficar para fora da caixa de roda significa que em situações mais extremas pode acontecer do pneu raspar na borda do paralama. Andando normalmente e em trillhas leves não acontece nada, mas se for exigida muita articulação do eixo (tipo cruzar uma valeta em diagonal ou subir com uma das rodas numa pedra) pode dar uma raladinha. Só testando para saber.
    No meu caso isso aconteceu uma vez exatamente no caso da valeta em diagonal, mas eu estava um pouco chutado e provavelmente a supensão chegou no batente ou muito próximo disso. Passando bem devagar não pega nada.
    Ah, seu velocimentro também vai marcar outra velocidade (se não errei nas contas, cerca de 12% para menos que a atual).
    Por outro lado vc deve ganhar algo em torno de 4cm de vão livre, o que é considerável, e na minha opinião esse é o ponto de maior vantagem.
    Se a sua direção for a mecânica original vai ficar mais pesado também, resta saber o quanto (vc está passando de uma banda de 195mm para 267mm, ou seja 72mm de borracha a mais em cada roda). O meu tem direção hidráulica, portanto eu não saberia avaliar o quão mais pesada vai ficar.
    Em termos de estabilidade é difícil prever o quanto se ganha (ou perde) pois apesar de vc estar aumentanto a largura total do eixo o que tende a aumentar a estabilidade, vc também está elevando o centro de gravidade pelo aumento da altura total do veículo, o que tende a reduzir a estabilidade. Vai depender do resultado líquido dessas duas contribuições.
  • 15/01/2013, 17:46
    NMiller
    Obrigado Paulo.
    Havia pensado nisso.... Mas conversando com alguns colegas pensei em elevar os calços de carroceria se necessário para não pegar no pneu, caso isso aconteça.
    Já vi alguns donos de Jeep cortando lataria, mas não é minha intenção a princípio.
    Espero ganhar estabilidade (parece brincadeira falar de estabilidade em Jeep......) mas acho que deve melhorar um pouco, mesmo ficando mais elevado com as rodas/pneus. A direção é mecânica (dura) e já me acostumei, se não piorar muito deve dar pra levar..... Como vc falou só teremos certeza dos resultados depois de pronto. A arte de adaptar!
    Abraços e obrigado pelos conselhos.:concordo:
  • 15/01/2013, 17:56
    tuna
    Citação:

    Postado originalmente por Nelson Miller Ver Post
    Obrigado Paulo.
    Havia pensado nisso.... Mas conversando com alguns colegas pensei em elevar os calços de carroceria se necessário para não pegar no pneu, caso isso aconteça.
    Já vi alguns donos de Jeep cortando lataria, mas não é minha intenção a princípio.
    Espero ganhar estabilidade (parece brincadeira falar de estabilidade em Jeep......) mas acho que deve melhorar um pouco, mesmo ficando mais elevado com as rodas/pneus. A direção é mecânica (dura) e já me acostumei, se não piorar muito deve dar pra levar..... Como vc falou só teremos certeza dos resultados depois de pronto. A arte de adaptar!
    Abraços e obrigado pelos conselhos.:concordo:

    Nelson, lembre-se ao mexer com calços de carroceria, se a coluna de direção e pedaleira forem originais, elas sofrerão interferência com a carroceria nada muito medonho, e também simples de resolver no mais, coloca aquele que melhor te atender :concordo:
    []´s
  • 15/01/2013, 18:25
    NMiller
    Citação:

    Postado originalmente por tuna Ver Post
    Nelson, lembre-se ao mexer com calços de carroceria, se a coluna de direção e pedaleira forem originais, elas sofrerão interferência com a carroceria nada muito medonho, e também simples de resolver no mais, coloca aquele que melhor te atender :concordo:
    []´s

    O Jeep possui pedaleira suspensa, mas a coluna acho que é original. O angulo muda com os calços mais altos..?
    vou mexer nos calços somente se necessário. Como foi dito aqui: o almoço não sai de graça!
    Arruma uma coisa, desregula outra e assim vai....
    Valeu a dica!
  • 15/01/2013, 23:07
    Robertux
    Citação:

    Postado originalmente por jipeirodesdepequeno Ver Post
    Pessoal

    Alguem sabe uma medida de pneu agrícola (pode ser aro 16, 17, 18 pra cima) semelhante aos pneus 40" ou 42"? de preferência não tão estreitos desses de colheitadeiras, largura do estilo aos TSL, BOGGER (interco) ou um pouco mais.

    []s

    Você pode usar o 9.00X20 de caminhão, que era usado no Mercedes 1113, no Ford F600, etc. Equivale a um 38 com somente 9" de largura.
  • 16/01/2013, 14:57
    Paulo AV
    Citação:

    Postado originalmente por Nelson Miller Ver Post
    Obrigado Paulo.
    Havia pensado nisso.... Mas conversando com alguns colegas pensei em elevar os calços de carroceria se necessário para não pegar no pneu, caso isso aconteça.
    Já vi alguns donos de Jeep cortando lataria, mas não é minha intenção a princípio.
    Espero ganhar estabilidade (parece brincadeira falar de estabilidade em Jeep......) mas acho que deve melhorar um pouco, mesmo ficando mais elevado com as rodas/pneus. A direção é mecânica (dura) e já me acostumei, se não piorar muito deve dar pra levar..... Como vc falou só teremos certeza dos resultados depois de pronto. A arte de adaptar!
    Abraços e obrigado pelos conselhos.:concordo:

    Olá Nelson
    Nem pensa em cortar lata não, SE pegar, vai ser muito pouco e só em condições mais extremas acredito eu; não justifica a mutilação do jeep. Como vc bem imaginou, um pequeno lift de carroceria deve resolver ou mesmo um pequeno lift de suspensão com a colocação de jumelos mais compridos (dá uma olhada na foto do meu jeep de traseira). Primeiro troca pneus e rodas, testa e usa por um tempo aí vê se precisa fazer mais alguma coisa. Se for possível mantém os pneus/rodas atuais guardados pelo menos por um tempo, assim se vc se arrepender por algum motivo é fácil voltar ao original. Sem bem que eu acredito que não volta mais.

    Abraços
  • 22/01/2013, 19:27
    Lauro Paiva
    Caro Marcelo,

    Tenho acompanhado a discussão desta sala do forum, e gostaria de pedir sua permissão para usar os seus textos (claro que cito a fonte)
    se possível os textos que estão disponíveis no site do Maneco em uma pequena apostila que estou fazendo para o pessoal que trabalha no meu órgão o ICMBio, (o IBAMA foi dividido em 2 criando assim o novo órgão) bem como para meus colegas do IBAMA.
  • 23/01/2013, 10:00
    Marcelo Leitão Oliveira
    Lauro,

    Tenho um livro sobre pneus quase pronto. Os artigos do site são uma pequena parcela do livro.

    Sim, pode usar os texto citando a fonte.

    Eu ainda não finalizei o livro justamente porque falta uma bibliografia oficial que estou coletando...

    Se quiser algum texte em especial eu mando.
  • 23/01/2013, 14:49
    Lauro Paiva
    Marcelo, pode reservar um livro, e me diz pra que conta eu deposito o valor do livro, OBRIGADO!!!!
    Como eu trabalho em unidades de conservação, atualmente estou lotado no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no sul da Bahia na cidade de Caravelas (comunidade jipeira está convidada a curtir o nosso parque e fazer trilhas por aqui).
    Trabalhei muitos anos na Amazônia, quase sete, e como sempre tive jipe ajudava meus colegas de trabalho tanto na condução quanto na manutenção destes (principalmente L200 Bandeirante, Frontie, alguns Land) a maioria nem sabia o que era roda livre.
    Quando me deparei com o tópico do tio Edie (avaleu pelo tópico tio edie) e vi seus comentários fui procurando até chegar nos seus artigos.
    Muito bons por sinal, bem como nos posts ( que tomei a liberdade de copiar alguns).
    Resolvi te escrever para pedir sua permissão e adaptar parte, grande parte na verdade, do seu texto para meus colegas de trabalho.
    P.S. Desculpa tomar tanto espaço meio off topic
    P.P.S. Abrolhos é um parque marinho a 71km de Caravelas, mas temos algumas trilhas entre faceis e médias, se alguem se habilitar estou as ordens.
    P.P.P.S. um texto que gostaria é o que estou tentando fazer a partir do seu, dicas simples para o Analista Ambiental que usa carros off road, e dirige em ramais principalmente nas unidades de conservação longe das meteropoles.
    OBRIGADO!!!!!
  • 17/03/2013, 23:04
    jipeirodesdepequeno
    Citação:

    Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Você pode usar o 9.00X20 de caminhão, que era usado no Mercedes 1113, no Ford F600, etc. Equivale a um 38 com somente 9" de largura.

    Você sabe algum agricola 42" (+ - ) e largura mínima de uns 12" aro 20?
    acho que a altura com esse largura só maior que roda 20...

    []'s
  • 17/03/2013, 23:31
    Filipe k
    2 Anexo(s)
    A mamute off road esta vendendo os pneus da Interco... marca americana daquele pneus GRAAANDES !!!!
    entre eles um muito interessante... o pneu 'NARROW' na medida 34x9,5 R15

    acho uma boa medida.. será meu proximo pneu!

    Anexo 401083
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 29 de 33 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 192021222324252627282930313233 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 03:15.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy