Powered by vBulletin

Pneus FINOS X LARGOS - trilhas com atoleiros e erosões

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 28 de 33 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 18192021222324252627282930313233 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 08/01/2013, 17:58
    NMiller
    1 Anexo(s)
    Muito bom o tópico!:pipoca:
    Mas pelo que entendi cada Jeep uma configuração e um propósito. (trilha pesada, leve, passeios, desfiles...etc)
    Portanto, as escolhas de pneus geram dúvidas, além do fato que as trilhas possuem diferentes obstáculos (erosões, atoleiros, alagados, subidas...... Bom atualmente estou com estes pneus que parecem com o desenho da Genius1001 nas medias 195x75x16 mas gostaria de melhorar a estética "estabilidade" sem atrapalhar nada ou quase nada, se for possível. Pensei e um jogo de pneu 31x10x15 (modelos Sem limites ou também Genius1001) e rodas com off set negativo. O meu Jeep é um CJ5 motor BF161 e cambio original de 3 marchas, como não é "aquele motor", fico com receio de deixar o Jeep meio xoxo, lerdo....cansado...e me arrepender.
    Alguém possui um CJ neste configuração e está com pneus 31x10x15? Ficou bom o conjunto? Penso que 31 não é tão largo assim, estou certo?
    A intenção é usar o Jeep para trilhas leves e "moderadas":evil:
    Obrigado.Anexo 388751
  • 08/01/2013, 18:13
    Marcelo Leitão Oliveira
    Nelson

Se vc usa um pneu 175/75R16 vc tem um pneu com 70 cm de altura. É bem pequeno.

Recomendo uma medida mediana: 235/70R16 ou 245/70R16 ficará ótimo.

O genius 1001 é igual ao antigo Black Star Guyane.

No mercado existem desenhos ainda mais agressivos... recomendo o VJ900 da Vipal. Várias reformadoras trabalham com esta banda.
  • 08/01/2013, 18:17
    Marcelo Leitão Oliveira
    O 750x16 Fronteira novo da Maggion tem míseros 77 cm de altura. Reformado pode chegar a 80 cm dependendo da carcaça usada. Esta mais para um pneu 31x8,5x16. Um pneu 32 na prática tem de 81 a 82 cm dependendo da marca 9se for novo) Se vc reformar um pneu 32 ele vai crescer de 1,5 a 2,5 cm (depende da banda) ou seja vai ficar um 33.
  • 08/01/2013, 18:19
    Marcelo Leitão Oliveira
    Cuidado. Pneus agrícolas são projetados para baixa velocidade e muito peso. São pneus indirigíveis a mais de 60 km/h. Só para trilha vai dar certo sim. Mas é bem duro. Reforçe as soldas do chassis.
  • 08/01/2013, 18:22
    Marcelo Leitão Oliveira
    315/75R16 recapado a frio é uma ótima solução. Irá ficar coma proximadamente 89 a 90 cmd e altura. Pode ser veito com a banda VJ910 da Vipal e vai ficar animal. O problema é achar 4 carcaças boas nesta medida.
  • 08/01/2013, 18:27
    Marcelo Leitão Oliveira
    Citação:

Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    Aqui na minha cidade um sujeito usou muito tempo numa Toyota! Um belo pneu! Nunca teve problemas com uso em rodovia não.
    Eu uso há anos o Maggion militar 700/16 e nunca tive nenhum problema com velocidade, na tabela dele consta 40 km/h, isso é velocidade de serviço, nada mais, e não velocidade máxima permitida, pode usar sossegado!

A Maggion percebendo que muitas pessoas usavam o 750x16 Agrícola no Jeep refromulou o projeto e começou a fazer o mesmo 750x16 com desenho agrícola, porém com índice de velocidade 120 km/h, justamente para atender a este mercado. Existem os 2 pneus. O para 32 Km/h e o para Jeep.

o 700x16 Militar foi projetado para Jeep, então pode ser usado tranquilamente até 120 Km/h.
  • 08/01/2013, 18:31
    Marcelo Leitão Oliveira
    Citação:

Postado originalmente por AlemãoRS Ver Post
    Não consigo enteder esse lance de achar que um pneu fino que vai "buscar" aderência na lama vai ir melhor. Se ele afunda mais, logo o diferencial tá cravado na lama e não passa mais.
    Não é comum aqui troller com pneu fino, mas o que vi, mesmo sendo todos com desenho "pé de galinha" não se deram melhor que os tradicionais 12,5.

Condordo com o AlemãoRS
  • 08/01/2013, 18:41
    Marcelo Leitão Oliveira
    Vai por mim, quando mais largo melhor (se vc tiver estrutura, direção, rodas e suspensão adequados)

Se existisse 31x12,5R15 seria perfeito. Ou até 31x13,5R15 melhor ainda. Tração sem perder torque.

USo no meu Jeep o Mudzilla 35x13,5x16 e estou mudando para 33x13,5x16.

Pneu fino só mesmo para rallye de velocidade na terra ou na neve. Na lama e na areia é preciso tração com flutuação e torque também.

No aro 15 no Brasil as opções são limitadíssimas: 235/75R15 que é igual ao 30x9,5R15
    255/75R15 que é praticamente igual ao 265/70R15 que por sua vez é igual ao 31x10,5R15
    255/70R15 que é usado na Hilux.

Já no aro 16 vc tem mais variedade: 235/60R16, 235/70R16, 235/75R16, 235/85R16, 245/70, 245/75, 255/70R16 (Frontier), 265/70R16, 275/75R16, 285/75R16, 305/70R16, 315/75R16

PEna que não esta chegando mais os 35x12,5R16, 37, 38 e maiores. Me avisem se começarem a chegar novamente.

Só demorei um ano para ver os seus comentários. Desculpe a demora.
  • 09/01/2013, 14:28
    Paulo AV
    Citação:

Postado originalmente por Nelson Miller Ver Post
    Muito bom o tópico!:pipoca:
    Mas pelo que entendi cada Jeep uma configuração e um propósito. (trilha pesada, leve, passeios, desfiles...etc)
    Portanto, as escolhas de pneus geram dúvidas, além do fato que as trilhas possuem diferentes obstáculos (erosões, atoleiros, alagados, subidas...... Bom atualmente estou com estes pneus que parecem com o desenho da Genius1001 nas medias 195x75x16 mas gostaria de melhorar a estética "estabilidade" sem atrapalhar nada ou quase nada, se for possível. Pensei e um jogo de pneu 31x10x15 (modelos Sem limites ou também Genius1001) e rodas com off set negativo. O meu Jeep é um CJ5 motor BF161 e cambio original de 3 marchas, como não é "aquele motor", fico com receio de deixar o Jeep meio xoxo, lerdo....cansado...e me arrepender.
    Alguém possui um CJ neste configuração e está com pneus 31x10x15? Ficou bom o conjunto? Penso que 31 não é tão largo assim, estou certo?
    A intenção é usar o Jeep para trilhas leves e "moderadas":evil:
    Obrigado.Anexo 388751

Nelson,

O meu CJ tem pneu 31x10,5x15 porém a motorização não é original (GM151, Clark 4M), portanto não serve como referência exata para você. Anteriormente estava com um 235/75R15. Certamente a troca das dimensões do pneu vão influenciar desempenho do seu Jeep de maneira perceptível tanto pelo aumento do diametro (vai deixar a relação de marchas mais longa) como do peso e momento de inercia dos pneus (o motor tem de fazer mais força para acelerar as rodas). Mas não acredito que seja algo muito exagerado. Isso com tração direta, agora em reduzida vc praticamente não vai perceber muita diferença de desempenho.
    Para o meu gosto essa largura de pneu para um jeep de uso digamos assim misto, que parece ser seu caso, é a ideal. Te dá uma boa vesatilidade sem ter que modificar muito seu carro. Pneuzão só dá dor de cabeça e frustração a menos que vc adapte seu carro a ele. Não tem almoço de graça: tem que mudar relação de marcha, colocar motor potente, botar eixos flutuantes senão os originais vão quebrar, colocar frio a disco por que da mesma forma que o motor faz mais força para acelerar os freios tem que desacelerar rodas bem mais pesadas e levantar suspensão e/ou carroceria senão vai raspar. Sem contar que o jeep, que já não tem um bom diâmetro de giro, vai ficar ruim de exterçar.
    Agora se vc prentende pegar atoleiros com muita água e solo sem resistência alguma ou pegar trilha com muita pedra (não é cascalho), tem que botar um pneu bem mais largo e modificar bem o jeepinho. Também acho que vc não vai ganhar muita coisa além de estética e um pouco a mais de vão livre aumentando os pneus de 195/75 para 31x10.5 mantendo o mesmo desenho de pneu. Em termos de tração e capacidade de enfrentar o terreno não vai ganhar muito e talvez não valha o investimento de comprar os pneus e as rodas novas (as 16 por 15, lembrando que a largura da roda deve ser idealmente para o 31x10.5 de 7" 8") a menos que vc use um desenho mais agressivo (mais ou menos o que eu fiz).

Resumindo (minha opinião):

- Trocar para 31x10.5x15 com um desenho mais agressivo para uso em trilhas "leves" e "moderadas" ou para uso misto vai bem (nunca vi um ao vivo pessoalmente mas o sem fronteira parece ser bem agressivo - com certeza é bem mais que um 1001). Investimento não é tão exagerado, tem um bom ganho de tração e mesmo de aparência sem afetar em demasia a dirigibilidade e desempenho do jeep sem outras modificações.

-Trocar as dimensões mantendo o mesmo desenho, talvez não justifique o investimento e a ligeira perda de potência. Melhor ficar do jeito que está a menos que queira dar um upzinho no visual se for o caso.

-Trocar por pneu muito maior, só se gostar mesmo do visual de pneuzão ou for utilizar o jeep em situações mais extremas, pagando para tal o custo de investimento e tolerando os consequentes "efeitos colaterais".

OBS: lembre-se que não existe no mundo um CJ igual ao outro e dependendo da combinação do offset de roda, dimensões do pneu, desenho da banda, altura da suspensão, cansaço das molas, etc, mesmo o 31x10,5 já corre o risco de raspar na lata se a configuração atual do seu jeep é muito próximo da standard.

Eu particuarmente prefiro pneus mais altos do que largos e hoje, se fosse mudar meus pneus e tivesse a disponibilizade aqui no Brasil, colocaria os 33x10.5x15, que acho as dimeões ideais para um CJ versátil: Não tem que mexer muito do jeep e te dá um bom vão livre.

Abraços.
  • 09/01/2013, 22:26
    NMiller
    Boa noite Paulo AV,
    Muito obrigado. Era exatamente isto que queria ouvir!
    Tenho pesquisado muito e realmente o visual do Jeep com um pneu maior impressiona. Mas como disse, o almoço não sai de graça!
    Por isso havia pensado nos 31 que aparentemente são uma boa escolha, mas como nuca usei pneus desta medida e o Jeep é praticamente original o receio é de sacrificar demais a direção e deixar o Jeep xoxo..... O modelo de interesse é o Pneu Sem Limites que já vi instalado em uma engesa e uma band, ficaram muito agressivos/bonitos.
    Já tenho as rodas 15x8 e estão desmontadas, por isso vou montá-las com Off-set de acordo com a necessidade para não raspar.
    Agora só falta o jogo de pneus e seu relato foi muito importante!
    Vc tem alguma foto do seu Jeep pegando de frente e traseira? Qual off set das rodas?
    Abraços e obrigado pelas explicações.
  • 10/01/2013, 10:44
    Paulo AV
    Citação:

Boa noite Paulo AV,
    Tenho pesquisado muito e realmente o visual do Jeep com um pneu maior impressiona. Mas como disse, o almoço não sai de graça!
    Por isso havia pensado nos 31 que aparentemente são uma boa escolha, mas como nuca usei pneus desta medida e o Jeep é praticamente original o receio é de sacrificar demais a direção e deixar o Jeep xoxo..... O modelo de interesse é o Pneu Sem Limites que já vi instalado em uma engesa e uma band, ficaram muito agressivos/bonitos.
    Já tenho as rodas 15x8 e estão desmontadas, por isso vou montá-las com Off-set de acordo com a necessidade para não raspar.
    Vc tem alguma foto do seu Jeep pegando de frente e traseira? Qual off set das rodas?

Olá Nelson
    Não tenho certeza pois não cheguei a medir quando antes da montagem mas acho que o offset das minhas rodas é -12mm, porém a minha tala é 7", não serve de referência para vc que vai usar de 8". Aqui comingo no momento não tenho fotos, depois eu posto algumas para vc dar uma olhada.
    Tem um outro detalhe, dependendo do desenho da tala do pneu e offset da roda, o 31x10.5 já começa a ficar para fora da lata; não é nada exagerado. Se for usar um pneu mais largo, fatalmente terá que colocar alargadores de pára-lama tanto por questões legais (o guarda pode encher o saco) como práticas, pois vai começar a jogar lama para todo lado. O meu não tem alargador.
    Eu estou muito satisfeito com os meus pneus, mas é aquele negócio, cada um tem um gosto, uma necessidade e um orçamento particular, por isso é importante pegar opinião de mais pessoas para servir como referência e ponto de partida. Mas sempre vai ser uma opnião, que pode ou não servir para vc. Infelizmente, equipar e adaptar um jeep está mais para uma mistura de arte com bruxaria do que ciência com técnica. O resultado mesmo só dá para saber depois de feito.

Abraços
  • 10/01/2013, 14:46
    Paulo AV
    5 Anexo(s)
    Citação:

Boa noite Paulo AV,

Seguem algumas fotos do meu jeep:

Anexo 388991 Os pneus anteriores 235/75R15 "estradeiros" Anexo 388990Os pneus atuais 31x10.5x15
    Anexo 388993 Os pneus anteriores 235/75R15 "estradeiros"Anexo 388992 Os pneus atuais 31x10.5x15
    Anexo 388989Pneu comecando a sair da caixa de roda.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 28 de 33 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 18192021222324252627282930313233 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 03:26.