Pneus lameiros - Marcelo Leitão
Citação:
Postado originalmente por
samukanvas
Não sei não viu Marcelo, se vc considerar só tamanho sem considerar peso, pode até ser, mas o peso de um recapado é tão ou maior que um mud lonado... E torque, relação etc... tb são afetados...
Rodrigo, já escrevi alguns artigos sobre pneus x tamanho x peso... mas vamos lá.
A diferença de peso de um pneu novo lameiro para um reformado lameiro é entorno de 2 quilos, ou menos que 12%. Esta diferença representa (a meu ver) muito pouco para se falar em aumento do desgaste de componentes mecânicos, direção, freio, etc...
VEja por exemplo o que acontece quando um motorista ou um piloto pesa 60 Kg e o outro 120 Kg, Ou quando colocamos 100 ou 200 Kg de carga em uma camionete...
Nada acontece. OU seja 2 Kg a mais em um pneu é insignificante.
Mas quando aumentamos o diâmetro do pneus de 78 cm para 82 cm, ai sim muita coisa acontece. A perda de torque é imensa.
Em resumo o que faz a grande diferença é o tamanho do pneu, a altura. A largura pouca diferença faz.
Explica o que vc acha que é trilha e depois fale do que acha melhor. Do jeito que tá, tá muito generalizado e falar que pneu mud, at, lonado ou recapado é bom ou ruim, fica sem sentido.
Não falei que mud ou rformado é bom ou ruim... Os pneus novos, na sua maioria são limitados em relação a off road pesado. Os Mud tem de 14 a 16 mm de profundidade enquando os reformados tem 18, 21 e até 25mm como os VJ910. O refromados a quente e os 3K chegam a 27 mm.
A distância dos gomos dos pneus novos é de 1 a 2 cm. Os pneus reformados é de 3 a 5 cm.
A diferença na lama é enorme.
Poucos trilheiros de verdade usam pneus lameiros novos para trilhas pesadas. Isso porque os pneus não prestam para lama de verdade.
Mas se o uso for para rallyes de regularidade, um pneu Mud irá atender sempre que não estiver chuvendo.
A prova de Paty do Alferes do carioca off Road não precisave de pneu. Nemd e 4x4. Qualquer Ecosport, fusca e Brasília faria aquele trajeto. Não tem mais trilha de verdade nas provas de regularidade... Mitsubishi ou Copa Troller...
Eu continuo achando que pneu é pra cada caso. Não existe uma fórmula certa e no meu conceito, acho os muds de fábrica e lonados as melhores escolhas.
Pergunta isso para qualquer jipeiro do Paraná, SC ou RS.
Acho que nas trilhas da maioria dos frequentadores do fórum, lamas profundas que exigem que o pneu cave em vez de passar por cima são uns 5%? É sobre isso que está falando?
Sim, também estamos falando disso. Tenho clientes que compram pneus agressivo para deixar o Jeep, o Troller bonitos.
Mas não posso vender um pneu MT para um jipeiro iniciante e falar pra ele que ele estará calçado para trilhas. Na primeira saída com chuva ele vai atolar, ou escorregar e bater no barranco.
Abs
Pra mim, pneu Mud é o mínimo. Tem gente que acha que um pneu AT já é o suficiente.
É por isso que classifico pneus de 0 a 5. E o Mud é 2.
Mas existe guincho pra quem usa pneu Mud. Tem os amigos pra puxar.
Vou dar um exemplo que costumo dar para meus clientes, para ajudar eles a decidirem sobre pneus...
Um pescador que mora em São Paulo Capital, tem um sítio no Pantanal, na beira do rio, onde ele pesca 5 x por ano. Ele quer colocar um pneu na Ranger dele para chegar no sítio sem precisar chamar o trator ou andar os 5 Km de estrada cheia de lama que ele enfranta pra chegar no sítio.
mas o pescador anda 99% do tempo no asfalto. Vai pro trabalho com a camionete... e são 1000 Km até o sítio.
Não tem escapatória. Se ele quiser chegar de Ranger no sítio dele, sem a ajuda do trator, ele tem que por um pneu tipo Mud.
Não importa se ele anda 99% no asfalto.
Vc tem que equipar sua viatura para o pior trecho a ser enfrentado, mesmo que seja 5 Km, ou então atolar e andar a pé.
Quem precisa de pneu lameiro
Rodrigo e PessoALL,
Sim!
Muita gente por aí tem Jeep, Jipe 4x4, Pick-up 4x4 e na verdade não usa. Ou não precisa usar.
Conheço muita gente que nunca ligou a reduzida, nem sabe o que é bloqueio, etc.
Já fiz mais de 80 ralis de regularidade, que até 5 anos atrás eram chamados R.A.I.D, e desses somente 10 com chuva, onde os pneus super lameiros que eu sempre usei fizeram a diferença.
No sábado passado em Paty, um amigo correu de TR4 com pneu liso e careca. E passou em tudo. OU seja em nada, porque não houve nenhum obstáculo.
Este é o padrão dos ralis de regularidade no Brasil hoje. Admito. É a realidade.
Nos mais de 40 rallyes de velocidade que disputei, apenas 5 ou 6 com chuva. E mesmo assim apenas em 2 pneus fizaram a diferença. Em Ouro Preto 2007 3 Pálios tinham pneus de chuva os outros 10 carros não tinham. Andamos 2 a 3 minutos na frente dos outros. mas é raro. Inclusive tenho 4 pneus 175/65R14 Yokohama Ao31 de chuva semi-novos que estou vendendo quase de graça por apenas 200,00 cada.
Inclusive existem trilhas tão pesadas que com chuva mesmo com o pneu mais agressivo do mundo vc irá atolar em alguns lugares. Já fiz telégrafo de Fronteira e mesmo assim usei muito guincho.
E ainda admito que as situações onde os pneus fazem as diferença são raras, 3 a 5% dos obstáculos. Algumas trilhas mais pesadas.
Mas na chuva, qualquer estrada de terra demanda um pneu lameiro. Em Minas Gerais com chuva pneus Mud é pouco.
Entendo a sua opinião também.
Do mesmo jeito que existe pneus 1,2,3,4 e 5 ou 10, 20 , 50 90% on e off road, também existem jipeiros 1,2,3,4 e 5.
Do light ao hard-core.
Engraçado é que nas motos não existe isso. 100% dos trilheiros, endureiros ou o pessoal do Supercross usam pneus Cross tipo bistoito com 21mm de gomo e 4 cm de espaço entre eles e ponto final. Interessante né?
MEu pneu do dia a dia no Jeep é um 265/75R16 Cross
Na L-200 uso o VJ900 pra tudo, viagens para SP, ES, BA, raid, trilha... tudo
tenho ainda um jogo de 35x13,5R16 para quando fazia provas de DEsafio ou Rock crawling,
mas ficaram pequenos para as provas de hoje. E na lama tem melhores que o Mudzilla como o VJ910. Assim que achar umas carcaças 315/75R16 mudo para o VJ910.
Quem tiver carcaça boa 305/70R16 ou 315/75R16 estou comprando.
Abraços pneumáticos a todos...
Marcelo Leitão