São tantos detalhes para comentar...
Mas primeiro gostaria de dizer que não estou aqui para simplemente defender o pneu reformado. Até mesmo porque hoje em dia 90% dos pneus que vendo são novos, sejam on ou off road. A Maneco Pneus tem uma grande variedade de pneus lameiros novos. E também porque infelizmente estou com uma fila de clientes que querem algumas medidas de modelos de pneus agressivos reformados mas estou com grandes dificuldades de selecionar e comprar carcaças adequadas. Dentro dos padrões são raras.
Dito isso...
Sobre pneus reformados existem colocações opostas sobre pneus feitos na Europa e pneus de caminhão e pneus on road que só podem ser verificadas através de dados e pesquisas e depoimentos. Se a fonte dos dados forem as associações de reformadores a fonte pode ser questionada. Se for dos fabricantes de pneus novos idem...
Realmente não conheço no Brasil nenhuma empresa transportadora que NÃO reforme pneus. Nenhuma. Até as de transporte de carga perigosa e combustíveis reformam. A leis no mundo inteiro permitem. A informação de haver empresas que não reformam é nova pra mim. Se existir peço desculpa da minha colocação, mas não mudaria o fato de que a maioria esmagadora refroma.
Pneus novos utilizados de forma inadequada são perigosos, tanto quanto pneus reformados. Um exemplo que gostaria de dar é o alto índice de estouro e deslocamento que as F350, Ducato, Sprinter, vans e carretas que trafegam acima do peso e da velocidade têm. Estes veículos vem equipados com pneu sub-dimensionados ou muito perto dos limites de peso e velocidade. Quem abusa um pouco ou calibra errado, fica fora do limite e tem problemas. O mercado e os usuários sabem na pele.
O Pedro Bachir comenta que sentiu grande diferença entre o 750x16 Fronteira e o 265/75R16. Claro que sim um tem 77 cm de diâmetro e o outro 81 ou 82 dependendo da carcaça e da banda utilizada na reforma. 5 ou 6 cm é muita coisa. Muito mais do que 5 ou 6 quilos a mais. Sobre este assunto só tenho minha experiência e algum conhecimento de física para me embasar. Tnho certeza que um engenheiro mecânico bem CDF poderá fazer uma demostração matemática que comprove que o diâmetro afeta tremendamente mais as relações de força de um veículo que que sua largura. Não estou falando que a largura não afeta. Estou falando que a influência de altura afeta 5, 10 20 vezes mais do que a largura ou o peso.
Um bom exemplo real aconteceu no campeonato de rallye de velocidade. Até 2003 o padrão dos Pálios, Gols, 206, etc. era usar pneus Yokohama medida 185/65R14 (596mm). Em 2004 apareceu a medida 175/65R14(583mm). Este pneu menor se mostrou de 2 a 3 segundos mais rápido nas especiais do que o anterior. O padrão hoje é 100% 175/65R14.
Nas pistas diferenças de gramas de peso do conjunto roda+pneus, ou mesmo da carroceria significam décimos de segundo em cada volta. Até o peso do piloto conta. E conta muito. Utilizar pneus de tamanho diferentes seja em altura ou largura é impensável. No WRC se varia a largura, a altura ... nunca.
PEço ajuda para um engenheiro/matemático corroborar minhas colocações... ou refutá-las.
O pessoal do ITA, o pessoal dos projetos dos Mini-Baja sabem bem desses cálculos.