Cara,
Para areia fofa e terra batida os AT vao muito bem. Unico problema dos ATs é que normalmente eles tem panico de lama. Sao ruins demais da conta nessas condições
[]´s
Rafael
Versão Imprimível
Estou ligado:pipoca: para fazer a melhor escolha em janeiro para a minha Band.
Uso pneus finos atualmente, troquei de viatura e estou preparando o jipe pra brincadeiras mais radicais! Eu moro numa região em que apenas 20% das vias são pavimentadas! O q é ótimo pra mim. Apesar que acho q essa estatisticas nos ultimos meses aumentou pelo fato dos desastres naturais acontecidos em janeiro!
Eu uso este pneu atualmente: http://www.goodyear.com.br/catalogo_...ndeirante.html
Tem ótima tração em terrenos de barro preto, dá pra brincar bastante! Mas devido a mudança de terreno recentemente, o barro agora é vermelho, tipo de fazer tijolo! As lacunas laterais Ajudam, mas não é suficiente, eu gostaria de perguntar as empresas recapadoras q pneu deveria usar, mas creio q vão me empurrar um pneu ou outro sem ver o q realmente preciso, o q vcs me sugerem?
Uso a medida 7.50 r16 pelo fato que o veículo responde melhor a ele! Tipo se eu for colocar um pneu largo, isso teria de vir acompanhado de muitas outras gambiarras, que julgo desnecessário, o importante é brincar!
Agora Maxdelta, vc tem razão expondo sua preocupação em avlaiar seu perfil de uso antes de comprar qq coisa. O duro é explicar pro cliente que o que algusn modelos nao servempar ao uso dele...risos...principalmente do VJ900 e dos BF! Não quero criar nenhuma polemica nao to falando que são ruins ou não...tudo DEPENDE!
É isso que deixa nossas viaturas exclusivas. Cada caso é um caso. Cabe ao engenheiro responsável da empresa avaliar o perfil do cliente e decidir junto dele.
Realmente escolher o pneu lameiro ideal não é mole.
1) Além do desenho ou o modelo do pneu, que esta diretamente ligado a agressividade, ao conforto, rumosidade (barulho) é precico ainda escolher:
2) Tamanho ou medida. Que irá afetar diretamente a velocidade do veículo e também o torque. Em muitos 4x4 tamanhos maiores exigem modificações.
3) Estrutura diagonal x radial. Que afeta o conforto e a resistência do pneu.
4) Uso com ou sem câmara
5) Novo ou reformado. Item importante quando o veículo anda a mais de 160 Km/h
A maneco Pneus classifica pneus pelo grau de agressividade (desenho) de 0 a 5. Onde:
0 = pneu liso, para usao estradal, super liso e silencioso. Exemplos, Scorpion Zero, STR, Synchrone, qualquer pneus RT-s, HT-s
1= Pneu misto, tipo AT, All Terrain, para uso em cidade e estrada, terra solta. Não é indicado para lama. Não é o pneu ideal para erosões, facões, alagados, pedras e a maioria dos obstáculos off road. Pode ser usado na areia.
2= Pneu lameiro tipo Mud, MT, MT-R, Mud Terrain. É geralmente o pneu mais agressivo, novo, fabricado e disponível no Brasil. Pirelli, Goodyear, BF, Yokohama e diversas marcas importadas tem pneus deste tipo nas medidas 30,31, 32 e 33.
3= Pneus lameiro especial para off road. Geralmente são pneus mais agressivos que o padrão, alguns novos mas a maioria são reformados. Exemplos: Maxxis Mudzilla e Trepador, Vipal VJ900, Guyane (2,5)
4= Pneus extremamente agressivos. Ideais para trilhas pesadas e pequenos deslocamentos. São barulhentos e muitos não podem ser usados acimas de 120 ou 140 Km/h. Exemplo: Fronteira, Super Fronteira, tork, Tratorado, todos reformados a quente. VJ910 (reformado a frio Vipal), Cross.
5= Pneus artesanais, tipo 3K. Pneus modificados, feitos a mão. Utilizam pedaços de bandas a frio de caminhão. O máximo em tração. O mínimo em conforto.
A Norma ABNT recomenda o máximo de 3,5 anos de idade. O limite esta semana são pneus com DOT 4708, ou seja quadragésima sétima semana de 2008.
Pessoal, acho que está havendo um pouco de confusão quanto a avaliação dos pneus em trilha.
Desenho, tamanho, largura, etc... é uma escolha pessoal e de vez em quando obrigatória para o tipo de carro ou terreno aonde andam. Então, para pneus, não tem uma fórmula exata. Até porque não existe pneu bom em tudo.
NMHO, se estiverem falando de trilhas aonde o obstáculo é lama e o eixo ainda está livre dessa lama (só o pneu encosta nela), então acredito que a aplicação que falam é a correta. Fora isso acho que estão generalizando um pouco e a aplicação que falam pode ser problemática.
Abs :concordo:
PessoALL,
Não vejo confusão na classificação de pneus lameiros. O que eu vejo são critérios diferentes de fabricante para fabricante.
A maioria dos fabricantes: Pirelli, Goodyear, BF, Michelin, Continental, utilizam o critério de percentual... 80% on road, 20 % off road, ou 50/50%, ou 90%/10% ou 100% off road.
Porém pneus semelhantes tipo Mud de fabricantes diferentes recebem classificações diferentes. Na Pirelli o pneu tipo Mud MT é classificado como 90% off e 10% on, já nan BF o Mud é Classificado como 100% off. A Maxxis classifica o MT Buckshot como 70% off.
A mesma disparidade acontece com pneus AT.
Particularmente e pessoalmente não gosto deste tipo de classificação e acho que ela não serve pra nada para os amantes do off road.
Pra mim um pneu AT é 0% off road em algumas situações como lama pesada e é 90% off road na areia.
Fui campeão mineiro de rallye cross-country em 2004 usando pneus Pirelli Scorpion ST, que eram considerados 80% on e 20% off, contra o AT que era classificado como 50/50.
Usei o ST porque as pistas de terra batida de Minas Gerais eram como asfalto na maior parte do tempo. Meus pneus cantavam nas curvas e nas freiadas como no asfalto.
É neste sentido que proponho uma classificação diferente.
Se um pneu como o Pirelli Mud é 90%, o que um Mudzilla, Creepy Crawler, Vj900 é?
è o VJ910?
E os pneus artesanais da 3K. Eles seriam 300% off road?
Na hora de escolher um pneu, o tamanho é escolha fundamental sim. Pneus maiores ou menores afetam o torque, potência, sistemas de freios e direção de forma mais acentuada que o modelo/desenho. Sem contar nas adaptações necessárias....
Uso pneus 35 no meu Jeep e só eu sei das modificações que tive que fazer...
Pessoal,
Estou com uma duvida referente a pneus para troller 2008.
Pois bem estou pensando em comprar um jogo de pneus 33" mud terrain para o troller, mas aqui em Salvador-BA esta em falta o 33" x 12.5". Só acabo encontrando o 33" x 10.5" e 32" x 11.5" ambos MUD.
Entao com este tópico observei que o 33" x 10.5 tem suas qualidades em trilhas pos é mas alto e mas fino e nao força exige tanto do motor como o 12.5", levando em consideração tambem que o meu troller não é chipado.
O que eu quero saber de vocês, qual seria a melhor opção o 33" x 10.5" ou 32" x 11.5" ???
Faço trilha em todos tipos de terrenos, dunas, lamas, erosões e ando bastante em asfalto com o troller.
33"x10,5" sem dúvida.
Só passe o local que tem esses pneus pra galera daqui e quais são os pneus!!!!
PessoALL,
Uma boa opção para o Troller e mesmo para outros jipes grandes como Pajero, Land, Engesa e as camionetes, Ranger, L-200 Hilux e outras, são pneus na medida 32x11,5R15.
Eles não são tão grandes como os 33 e nem tão pequenos como os 31.
Geralmente não exigem modificações na suspensão ou nas rodas.
Abraços,
Marcelo Leitão
xx32 8421-7616
www.manecopneus.com.br
Não sei não viu Marcelo, se vc considerar só tamanho sem considerar peso, pode até ser, mas o peso de um recapado é tão ou maior que um mud lonado... E torque, relação etc... tb são afetados...
Explica o que vc acha que é trilha e depois fale do que acha melhor. Do jeito que tá, tá muito generalizado e falar que pneu mud, at, lonado ou recapado é bom ou ruim, fica sem sentido.
Eu continuo achando que pneu é pra cada caso. Não existe uma fórmula certa e no meu conceito, acho os muds de fábrica e lonados as melhores escolhas. Acho que nas trilhas da maioria dos frequentadores do fórum, lamas profundas que exigem que o pneu cave em vez de passar por cima são uns 5%? É sobre isso que está falando?
Abs
PessoALL,
Sem querer criar polêmica, mas já criando.
Tenho uma L200 R2 2001, e antes de usá-la para rallye cross-country usei em Raid.
Com muito esforço instalei pneus 275/70R16 de 80,5 cm de diâmetro.
Ou seja, pneus 265/70R16 ou 265/70R15 ou 31 são o limite sem esbarrar.
Para colocar 32x11,5R15 ou 265/75R16 tem que regular a barra de torção e retirar os pára-barros. No modelo GLS fica feio.
Se mudar as rodas dificulta ainda mais usar pneus maiores.
A L200 é bem limitada para se usar pneus maiores, mas nada que calços não resolvam.