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Pneus FINOS X LARGOS - trilhas com atoleiros e erosões

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  • 18/09/2010, 22:38
    andres-tavares
    Entao pneu 255/85/r16 equivale a um 33x10.5 r15 .... agora esses 255/85/r16 sao ate um pouquinho maiores que um 33x12.5r15, ja vi pessoalmente.

    285/75/r16 equivale a um 33 x 11.5 r15


    (255*55*2)/2540 + 16 = 33.07"
    (285*75*2)/2540 + 16 = 32.83"

    Abs
  • 19/09/2010, 00:01
    Marcelo Leitão Oliveira
    Pneus novos x reformados - comentários do Leitão
    Pneu Remolded x Pneus Zero km.

    - Pneus zero km seguem um padrão complexo de normas para poder serem aprovados para rodagem. Pneus remold não tem normas definidas (Off-Road) nem fazem testes suficientes para garantir a qualidade. Foram até proibidos de serem importados...

    EXISTEM DIVERSAS FORMAS DE REFORMA DE PNEUS... BASICAMENTE RECAP A FRIO OU A QUENTE, RECAUCHUTAGEM A QUENTE, REMOLDAGEM A QUENTE.

    RECAP = SUBSTITUIÇÃO APENAS DA BANDA DE RODAGEM
    RECAUCHUTAGEM = SUBSTITUIÃO DA BANDA E DO OMBRO DO PNEU
    REMOLDAGEM = BANDA + OMBRO + LATERAL (ACABAMENTO)

    AS NORMAS DA ABNT PARA REFORMA DE PNEUS SÃO MUITO RIGOROSAS. DESDE 2005 O SELO DO IMNETRO É OBRIGATÓRIO EM DIVERSOS TIPOS DE PNEUS REFORMADOS.

    A PROIBIÇÃO DA IMPORTAÇÃO DE PNEUS REFORMADOS EM MEADOS DE 2005 E TAMBÉM DA IMPORTAÇÃOD E CARCAÇAS EM 2008 SE DEVEM A DIVERSOS FATORES, TÉCNICOS, COMERCIAIS, POLÍTICOS E DE PROTEÇÃO AMBIENTAL.

    HOUVE UM LOBBY FORTE DOS FABRICANTES DE PNEUS NOVOS CONTRA AS INDÚSTRIAS DE REMOLD, PRINCIPALMENTE CONTRA BS COLWAY DO PARANÁ QUE JÁ ESTAVA PRODUZINDO MAIS DE 300 MIL PNEUS POR MÊS E CONTRA OUTRAS COMO A PNEUBACK DO RIO DE JANEIRO COM 150 MIL PNEUS / MÊS.

    A RAZÃO TÉCNICA UTILIZADA PARA A PROIBIÇÃO DO PNEUS REMOLD IMPORTADO JÁ PRONTO ERA A VALIDADE DOS PNEUS IMPORTADOS. COMO OS PNEUS ERAM DO TIPO REMOLD, QUE NO PROCESSO APAGA A DATA ORIGINAL DA CARCAÇA, É IMPOSSÍVEL PRECISAR A VALIDADE DOS PNEUS, PORTANTO FERINDO A NORMA ABNT.

    JÁ PARA A PROIBIÇÃO DAS CARCAÇAS, A RAZÃO USADO, E COM RAZÃO, ERA QUE UM PERCENTUAL GRANDE DOS PNEUS/CARCAÇAS JÁ CHEGAVAM FORA DA VALIDADE, COM MAIS DE 3 ANOS E MEIO, PORTANTO INSERVÍVEIS. UM PERCENTUAL CHEGADA VENCIDO PORÉM COM 2 A 3 mm DE BORRACHA, E ERAM REVENDIDOS COMO PNEUS SEMI-NOVOS, FAZENDO A ALEGRIA DAS AGÊNCIAS DE CARROS USADOS. O QUE NATURALMENTE ERA UM ABSURDO. A MAIORIA DOS PNEUS MEIA-VIDA ERAM VELHOS E RESSECADOS E EXTREMAMENTE PERIGOSOS. COMO TODO PNEUS COM MAIS DE 5 ANOS.

    EM RESUMO. PARA ACABAR COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PNEUS VELHOS E RESSECADOS QUE ERAM IMPORTADOS COM A DESCULPA DE SE IMPORTAR CARCAÇAS PARA A REFORMA, O BRASIL PROIBIU TODO E QUALQUER IMPORTAÇÃOD E PNEUS USADOS, REFORMADOS OU CARCAÇAS.

    COMO OS PAÍSES EUROPEUS NÃO VENDEM APENAS CARCAÇAS DE PRIMEIRA, UMA VEZ QUE A INTENÇÃO ERA SE LIVRAR DE TODOS OS PNEUS VELHOS, OS REFORMÁVEIS E OS INSERVÍVEIS. A PROIBIÇÃO FOI UMA BOA. SE FOSSE POSSÍVEL SELECIONAR E IMPORAR APENAS CARCAÇAS NOVAS SERIA ÓTIMO.

    - Pneus 0km iniciam sua vida com um processo novo de produção. Alma, borracha, montagem etc... Tudo novo com padrão rigoroso de construção. Pneus remold começam sua base com o que sobra do pneu 0km.

    SE TOMARMOS COMO EXEMPLO OS PNEUS DE CARGA QUE SÃO 100% RECICLADOS E REAPROVEITADOS ATRAVÉS DA REFORMA, COM GRANDE SEGURANÇA E ECONOMIA POR 99% DE TODAS AS EMPRESAS DE TRANSPORTE DO MUNDO. PODEMOS POR ANALOGIA PERCEBER QUE A MAIORIA DOS PNEUS USADOS PODEM SER REAPROVEITADOS SE DENTRO DAS NORMAS, AS QUAIS DESTACO:

    1) TEREM ATÉ 3,5 ANOS A PARTIR DA DATA ORIGINAL DE FABRICAÇÃO, DOT
    2) NÃO TEREM DANOS LATERAIS
    3) TEREM CAMADA RESIDUAL DE BORRACHA DE PROTEÇÃO DE 1,6mm
    4) NÃO TEREM COMPROMETIMENTO DE ESTRUTURA
    5) BORRACHA DO TALÃO SEM DANOS
    6) NÃO TEREM DESGASTE IRREGULAR
    7) NÃO TEREM SIDO USADOS COM BAIXA PRESSÃO OU EXCESSOD DE PESO

    PORTANTO É POSSÍVEL REFORMAR PNEUS COM ALTOS ÍNDICES DE QUALIDADE E SEGURANÇA. VIDE TODOS OS PNEUS DE AVIÃO QUE SÃO 100% REAPROVEITADOS.

    - A carcaça do pneu 0km é 0km. Garantias de alguns anos acompanham pneus novos. Pneus remold não tem garantia da procedência da carcaça. Se o pneu está com a mesma danificada internamente ninguém tem como saber até sua direção tremer ou pegar 500gr de chumbo. Algumas já chegam remendadas. Outras podem te deixar na mão no meio da rua e até colocar sua segurança em risco com falhas graves.

    SIM, PNEUS REFORMADOS OU MESMO NOVOS DANIFICADOS E VELHOS SÃO UM PERIGO E NÃO DEVEM SER USADOS.

    - Normalmente um pneu 0km de boa qualidade pega no máximo 70 gramas em balanceamento. Normalmente pneus remold não pegam balanceamento e quando pegam usam muito chumbo.

    PNEUS DE PASSEIO EM RODAS EM BOM ESTADO PEGAM DE 5 A 70 GRAMAS. PNEUS LAMEIROS OU DE NEVE PODEM PEGAR ATÉ 120 GRAMAS. PENUS DIAGONAIS TAMBÉM PEGAM MAIS CHUMBO.

    QUANDO UM PNEU NOVO OU REFORMADO EXIGE MUITO CHUMBO PARA SER BALANCEADO É INDÍCIO QUE A SUA ESTRUTURA ESTA DESLOCADA INTERNAMENTE. OUTRAS COISAS PODEM CAUSAR O EXCESSO DE PESO:

    RODAS EMPENADAS
    PNEUS COM FREADAS BRUSCAS
    RODA + PNEU MAL CENTRALIZADOS NA BALANCEADORA
    CONSERTOS INTERNOS
    CÂMARAS DE AR

    - Pneus 0km tem índices de velocidade de 120 a 180km/h. Pneus remold de banda montada mal passam de 90 e de banda pré montada (vipal) chegam pouca coisa a mais.

    DEPENDE...
    OS BLACK STAR FRANCESES ERAM PRÉ-BALANCEADOS A TINHAM ALTOS ÍNDICES DE VELOCIDADE, CHEGANDO A ÍNDICES V e W PARA OS PNEUS ARO 17 E 18 DE ALTA PERFORMANCE, E ERAM REFORMADOS.

    OS PNEUS FEITOS PELA BS COLWAY NO BRASILT INHAM ÍNDICES QUE CONSIDERO BAIXOS... 140 PARA AROS 13, 160 PARA AROS 14 E 15 E 16. E 180 Km/h PARA AROS 17. ACHO POUCO MESMO.

    QUANDO MAIS BORRACHA, MAIOR A FORÇA CENTRÍPETA, MENOR A VELOCIDADE DE USO.

    RECOMENDO ATÉ 140 Km/h COM PNEUS VJ900 E 120 PARA OS VJ910, SÃO PENUS COM 21 E 25mm DE BORRACHA, ENQUANTO PNEUS NOVOS LAMEIROS TEM DE 14 A 16 mm.

    O MUDZILLA COM 21mm NOVO, É PARA APENAS 120 Km/h.

    EXISTEM MUITOS PNEUS NOVOS PARA BAIXAS VELOCIDADES.


    - Borracha tem validade. Vida útil. Pneus com mais de 2 anos começam a ser problemáticos em relação a desempenho.

    NA EUROPA QUE A INCIDÊNCIA DE RAIOS UV É MENOR QUE NOS TRÓPICOS PNEUS TEM VALIDADE DE 6 ANOS. NO BRASIL É 5.

    MINHA EXPERIÊNCIA MOSTRA QUE ATÉ 4 ANOS DIFICILMENTE UM PNEU APRESENTA PROBLEMAS DE ESTRUTURA POR ENVELHECIMENTO. AMENOS QUE O PNEU ESTEJA SUB DIMENSIONADO PARA O VEÍCULO OU QUE SEJA MAL USADO:

    1) BAIXA PRESSAO
    2) SEM ALINHAMENTO
    3) SEM BALANCEAMENTO
    4) ROLAMENTOS E AMORTECEDORES VENCIDOS
    5) SUSPENSÃO EM MAL ESTADO
    6) USO SEVERO (ESTRADA DE TERRA E BURACOS)


    - A qualidade da borracha do fabricante do pneu 0km é muito melhor que a borracha vendida em pneus remold. Pneus 0km tem maior durabilidade que pneus remold. Mesmo tendo sulcos mais bixos. Quando digo qualidade, digo que as fórmulas são compostas por cada fabricante a fim de garantir seu "toque" diferenciado, priorizando desempenho, economia ou os dois como uma receita de bolo. Os remolds geralmente partem de borracha "comum" (fórmula pré-definida) de algum fabricante de borracha.


    O REMOLD UTILIZA 2 BORRACHAS DIFERENTES UMA PARA A BANDA E OUTRA PARA A LATERAL OU FLANCO.

    SIM, EXISTEM MUITOS COMPOSTOS.

    PORÉM O PNEU NOVO E O REFORMADO SÃO FEITOS A PATIR DO CAMELBACK, OU BORRACHA CRUA PRÉ-ESTRUSADA, OU REFILADA.

    QUEM VISITAR UMA FÁBRIDA DE PNEUS NOVOS E OUTRA DE PNEUS REFORMADOS VAI FICAR SUSPRESO COM AS SEMELHANÇAS, DOS MAQUINÁRIOS E PROCESSOS.


    -Pneu remold pesa quase 2x mais que um pneu 0km. Pneus mais pesados requerem mais força e forçam mais a mecânica do carro. Para carregar mais peso é necessário mais resistência das peças e mais motor. Pneus 0km fazem o carro economizar mais gasolina e mais peças.

    PNEUS REMOLD OU REFORMADOS COM DESENHO LISOS PESAM DE 10 A 30% MAIS

    PNEUS REFORMADOS LAMEIROS PODEM PESAR DE 30 A 50% MAIS QUE PNEUS NOVOS LISOS, MAS APENAS 10 A 30% QUE PNEUS NOVOS LAMEIROS.

    - Pneus realmente off-road são pneus construidos desde sua carcaça para o off-road. Pneus 0km são bons para o off-road, mas tem que rodar na rua tb. No intuito de equilibrar as duas questões (on e off) fizeram um pneu com carcaça de rua com banda off. O pneu remold troca a banda off de um pneu on-road por uma mais "radical".

    SIM. CARCAÇA É O PRINCIPAL PROBLEMA QUE TEMOS

    - Pneu remold mais radical é extremamente "áspero" na tocada e acaba criando folgas em todo conjunto de direção, pois a vibração gerada pelos gomos detona com o carro. Pneus 0km são equilibrados.


    VEJA PRIMEIRO COMENTÁRIO...

    Como disse, pneu ideal é aquele que serve para vc. Um pneu de origem remoldada, 0km, lonada, etc... não interessa. O legal é saber o tipo de uso que dará ao seu carro e ponderar as restrições que cada pneu terá ao seu uso. Sabendo isso será fácil decidir entre marca, desenho, rremoldado ou não.

    SIM. PERFEITO.

    As melhores escolhas são feitas baseadas em boas informações. Pesquise sempre em diversas fontes

    NO PRÓXIMO TÓPICO GOSTARIA DE DAR EXEMPLOS DE PNEUS NOVOS E REFORMADOS QUE TIVERAM DESEMPENHO EXCELENTE PARA USOS ESPECÍFICOS.
  • 19/09/2010, 09:55
    JEFFCATUNDA
    Caraca... muito boa a aula colega.... Valeu mesmo... Obrigado!
  • 19/09/2010, 13:25
    Marcelo Leitão Oliveira
    Pneus reformados especiais
    Em 2007 produzi 4 pneus 12.00x20 de caminhão para o Carlos Salvini utilizar em seu Mercedez-Bens de Rallye Cross Country.

    Utilizei carcaças semi-novas Michelin, e apliquei 2 bandas Cross (Rinaldi 210) lado a lado, formando um verdadeiro cogumelho de gomos cross.

    Este pneu foi usado nos prólogos do campeonato brasileiro e também algumas provas com chuva. Segundo o piloto, fez a diferença em muitos rallyes que a Equipe Salvini ganhou.

    No ano seguinte, o piloto me pediu outro pneu, porém com mais aderência lateral.

    Fiz sobre outras carcaças 12.00R20 Michelin, desta vez utilizei a banda VJ900 por fora e a Cross por dentro. O pneu funcionou muito bem, mas desta vez foi utilizado pelo Guido Salvini, que naquele ano começou a pilotar o bruto ao lado do Weidner e Ventania.

    Outro caso de sucesso foram os pneus VJ900 aplicados em carcaças Pirelli Rally reforçadas com Kevlar. O Piloto Roberto de Sete Lagoas conquitou diversas vitória com este pneu. A medida era 235/85R16.

    Recentemente aplicamos a banda VJ900 de 250mm largura sobre pneus Mudzilla 33x13.5x16. Firaram otimos e com 25mm de profundidade de gomos. Um pneu para trilhas pesadas. O pneu ficou mais agressivo que o original, mais duravel e com a resistencia da carcaca diagonal Mudzilla.

    O processo a frio ou pre-moldado permite fazer pneus das larguras de 175 a 315 (13.5 pol.). Basta ter carcacas novas e perfeitas.
  • 10/10/2010, 11:49
    haundrich
    Já passei por estrada de terra roxa, e que tinha marcas fundas de fusca com pneu bem estreito, liso ainda por sinal. Na volta, mesmo após a chuva, as marcas do fusca ainda estavam la, uns 7 cms de profunidade.
    As marcas do meu engesa de 2T, com pneus maxsys 33" x 12,5 , nem sinal.

    Acredito somente numa situação em que pneu estreito leva vantagem sobre os largos. Quando há subidas ingremes, lisas, sem erosão. Chega o momento em que a capacidade de tração da camada de lama não é firme o suficiente e o pneu largo não consegue cavar para pegar terreno mais firme.

    Certa vez li que em alguns lugares nos eua são proibidos pneus finos, por motivos ambientais. Não tenho como reproduzir essa informação.
  • 02/11/2010, 09:15
    Odair73
    Olá pessoal...comprei recentemente uma Band 88 curta turbo (ekron),com relação original, quero trocar os pneus e ter apenas um jogo.Estou acompanhando esse tópico, mas fiquei com mais dúvidas do que antes.Alguma sugestão, qual colocar? Não sou muito chegado em pneus muito largos:pensativo:.....
  • 02/11/2010, 10:17
    Jose Henrique
    Citação:

    Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Já passei por estrada de terra roxa, e que tinha marcas fundas de fusca com pneu bem estreito, liso ainda por sinal. Na volta, mesmo após a chuva, as marcas do fusca ainda estavam la, uns 7 cms de profunidade.
    As marcas do meu engesa de 2T, com pneus maxsys 33" x 12,5 , nem sinal.

    Acredito somente numa situação em que pneu estreito leva vantagem sobre os largos. Quando há subidas ingremes, lisas, sem erosão. Chega o momento em que a capacidade de tração da camada de lama não é firme o suficiente e o pneu largo não consegue cavar para pegar terreno mais firme.

    Certa vez li que em alguns lugares nos eua são proibidos pneus finos, por motivos ambientais. Não tenho como reproduzir essa informação.

    Concordo em parte contigo...

    Moro em regiao de barro vermelho e liso (poe liso nisso...:lol:) . Pneus tipo frontierão vão mal no quesito aderencia lateral... na curva vc vai parar subindo de lado no barranco se tocar o pe com vontade...:shock: e são ruins em lamaçais com barro alto e mole... patina muito, faz um estrago danado e avança como se tivesse em piso ensaboadao, sem aderencia alguma...

    Pneus mais estreitos (mesmo frontiera) e com desenho para aderencia lateral vão melhor na chuva nessas condiçoes... faz curva com melhor aderencia e é super nos casos de lama profunda em estradas... mas os frontierao sao demais pra sair dos rios e cavas que também temos aqui aos montes...:concordo:

    Resultado... discussão (no bom sentido) sem fim... vai do gosto do cidadão.
    Abraço
  • 02/11/2010, 16:03
    Gustavo Luis
    Tai um pneu que gostaria de ver no mercado

    33" 10,5 aro 15

    Qual seria o similar desta medida atualmente disponível?

    E no caso do aro 16, qual seria o pneu mais alto e mais fino disponível?

    315x85 16 estão mais para 35"....

    abs
  • 02/11/2010, 19:28
    leogc
    Citação:

    Postado originalmente por Gustavo Luis Ver Post
    Tai um pneu que gostaria de ver no mercado

    33" 10,5 aro 15

    só vc? hehehehe

    acho que 265x75x16 ou 255x85x16.

    abs
  • 02/11/2010, 23:19
    rafaelfernandez
    Citação:

    Postado originalmente por leogc Ver Post
    só vc? hehehehe

    acho que 265x75x16 ou 255x85x16.

    abs

    O 7.5R16 é mais alto que o 265/75R16.
    Agora o 255/85R16 é mais alto ainda(1,5").

    []´s
    Rafael
  • 03/11/2010, 10:21
    leogc
    só que esse 255x85x16 é meio difícil de achar.

    abs
  • 03/11/2010, 11:42
    Marcelo Leitão Oliveira
    Equivalente ao 33x10,5R15 no aro 15 não teria no Brasil, mas no aro 16 seria o 265/75R16 e o 285/75R16.
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