Postado originalmente por
samukanvas
Não sei não viu Marcelo, se vc considerar só tamanho sem considerar peso, pode até ser, mas o peso de um recapado é tão ou maior que um mud lonado... E torque, relação etc... tb são afetados...
Rodrigo, já escrevi alguns artigos sobre pneus x tamanho x peso... mas vamos lá.
A diferença de peso de um pneu novo lameiro para um reformado lameiro é entorno de 2 quilos, ou menos que 12%. Esta diferença representa (a meu ver) muito pouco para se falar em aumento do desgaste de componentes mecânicos, direção, freio, etc...
VEja por exemplo o que acontece quando um motorista ou um piloto pesa 60 Kg e o outro 120 Kg, Ou quando colocamos 100 ou 200 Kg de carga em uma camionete...
Nada acontece. OU seja 2 Kg a mais em um pneu é insignificante.
Mas quando aumentamos o diâmetro do pneus de 78 cm para 82 cm, ai sim muita coisa acontece. A perda de torque é imensa.
Em resumo o que faz a grande diferença é o tamanho do pneu, a altura. A largura pouca diferença faz.
Explica o que vc acha que é trilha e depois fale do que acha melhor. Do jeito que tá, tá muito generalizado e falar que pneu mud, at, lonado ou recapado é bom ou ruim, fica sem sentido.
Não falei que mud ou rformado é bom ou ruim... Os pneus novos, na sua maioria são limitados em relação a off road pesado. Os Mud tem de 14 a 16 mm de profundidade enquando os reformados tem 18, 21 e até 25mm como os VJ910. O refromados a quente e os 3K chegam a 27 mm.
A distância dos gomos dos pneus novos é de 1 a 2 cm. Os pneus reformados é de 3 a 5 cm.
A diferença na lama é enorme.
Poucos trilheiros de verdade usam pneus lameiros novos para trilhas pesadas. Isso porque os pneus não prestam para lama de verdade.
Mas se o uso for para rallyes de regularidade, um pneu Mud irá atender sempre que não estiver chuvendo.
A prova de Paty do Alferes do carioca off Road não precisave de pneu. Nemd e 4x4. Qualquer Ecosport, fusca e Brasília faria aquele trajeto. Não tem mais trilha de verdade nas provas de regularidade... Mitsubishi ou Copa Troller...
Eu continuo achando que pneu é pra cada caso. Não existe uma fórmula certa e no meu conceito, acho os muds de fábrica e lonados as melhores escolhas.
Pergunta isso para qualquer jipeiro do Paraná, SC ou RS.
Acho que nas trilhas da maioria dos frequentadores do fórum, lamas profundas que exigem que o pneu cave em vez de passar por cima são uns 5%? É sobre isso que está falando?
Sim, também estamos falando disso. Tenho clientes que compram pneus agressivo para deixar o Jeep, o Troller bonitos.
Mas não posso vender um pneu MT para um jipeiro iniciante e falar pra ele que ele estará calçado para trilhas. Na primeira saída com chuva ele vai atolar, ou escorregar e bater no barranco.
Abs