Também acho que 10,5" é uma largura meio mágica....funciona bem na maioria das situações.
O pneu destalona com mais facilidade quanto mais larga for a roda e mais murcho ele estiver. Um pneu 12,5 numa roda 8 tem menos chance de destalonar que um 10,5 na mesma roda (mesma altura e mesma pressão).
A condução e o tipo de piso também influenciam muito quanto ao risco de destalonamento.
Agora, usei anos a fio pneus 7.50-16 no CJ5 com 12-15 lbs nas trilhas e nunca tive nenhum destalonado. Com pneus radiais nunca andei com menos de 22lbs, e costumo baixar até 25 lbs em casos estremos, fora isso vou com pneu cheio mesmo.
Ah, atualmente uso rodas 16x8 -25 com pneus 315/75R16.
Se queres REALMENTE andar com pneus bem murchos, acredito que bead locks são o caminho.
Agora, muito oportuna tua postagem quanto a relação tamanho do pneu X power train. Maior a Bolacha, mais power train para virar e aguendar os desaforos.
[]s