Taí uma pergunta difícil...
Em teoria, a maioria dos pneus de uma mesma medida, 265/75R16, por exemplo, são construídos com uma estrutura para aguentar a mesma carga e velocidade, (121/123 T), no caso da maioria dos 265/75R16, o que significa que o pneu do exemplo aquenta 1550 Kg e 190 Km/h.
A estrutura dos pneus radiais de camiotetes é feito com cordonéis de nylon ou poliester nas laterais e aço e nylon/poliéster sob a banda de rodagem.
Dito isso... em tese a resistência das carcaças de pneus de mesma medida e marcas e modelos diferentes deveriam ser iguais.
Na prática deve existir pequenas diferenças de resistência de uma marca pra outra mas é quase impossível medir e provar isso.
Em 20 anos trabalhando com pneus de todas as marcas eu posso afirmar apenas que já vi pneus de todas as marcas sofrerem cortes laterais... principalmente pneus de estrutura radial.
Já pneus diagonais são super resistentes... incluindo as laterais.
Os pneus off road que mais vi sofrendo cortes laterais são os BF Goodrich... mas isso se deve porque esses são os pneus mais vendidos e que mais quantidade tem rodando nas trilhas.
Também tenho grande experiência com reforma de pneus lameiros... e não consigo afirmar que a marca x ou Y tem maior ou menor resistência. Não existe base científica para afirmar isso.
Porém de forma totalmente empírica eu recomendaria em pé de igualdade as seguintes marcas de pneus como tendo carcaças de ótima qualidade:
Yokohama, Pirelli, Goodyear, Maxxis, Michelin e BF Goodrich
Com boa qualidade ou adequada eu listaria as carcaças: Continental, Dunlop, GT Radial, Kumho.
Eu evitaria: Firestone e Bridgestone, Chineses em geral e marcas desconhecidas.
Mas uma boa carcaça é aquela com DOT o mais novo possível, sem danos (principalmente no talão), reparos laterais e sem desgaste localizado. Na hora de usar pneus novos, usados ou reformados, sempre montar pneus idênticos no mesmo eixo. Ou seja sempre em pares.
Espero ter ajudado.