É aquela coisa: existem os peixes e os que sabem nadar...
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É aquela coisa: existem os peixes e os que sabem nadar...
Caro Flavio,
irei trocar os pneus de minha sorento 2009. Ela vem com pneus 245/70/R16, porém gostaria de colocar um pneu um pouco maior/mais alto. Estou pensando no BF AT KO 265/75/R16, minha dúvida é : será que fica bom ? ou o 245/75/R16 seria melhor, levando em consideração desempenho, estabilidade, consumo,etc.
Agradece,
Lamberto
Flávio, adquiri há pouco mais de 1 mês uma Toyota Land Cruiser Prado 2007 que está com os pneus originais Bridgestone Dueler H/T 840 265/65 R17 112S. Os pneus dianteiros estão com um desgaste mais acentuado na parte interna e deverei substituí-los acredito em no máximo 10000 a 15000 Km. Os traseiros ainda estão muito bons. Fiz alinhamento da suspensão logo ao adquirir o carro e foi feito um Cáster para corrigir a causa do desgaste irregular dos pneus.
Quero substituir esses pneus pelos belos e famosos BFGoodrich All terrain T/A mas não encontrei esses pneus com a mesma medida dos que possuo. No site da PneuFácil encontrei 2 medidas aro 17 e estou sem saber se seria aconselhável adquirir uma dessas medidas (265/70R17 e 37x12.5R17).
Tenho algumas dúvidas que gostaria que me ajudasse:
1- Não existe o pneu All Terrain da BFGoodrich com a mesma medida?
2- Seria necessário substituir os 4 pneus de uma só vez ou poderia trocá-los aos pares mantendo os semelhantes no mesmo eixo?
3- Se eu substituir os pneus atuais pelos BFGoodrich A/T 265/70R17 eu perderia em estabilidade, consumo e causaria desgaste aos componentes da suspensão?
4- Você acha que devo continuar usando os Bridgestone?
Atualmente rodo cerca de 2 mil a 4 mil Km por mês e a maior parte do percursso é em rodovias asfaltadas. Eventualmente me aventuro em algum off-road, atividade cada vez mais desejada !
Muito Obrigado pela atenção!!!
Oi Flávio.
Primeiramente, parabéns e obrigado pela excelente e preciosa contribuição ao Fórum. :concordo:
Além disso, ouvi dizer que a BF encerrou a fábricação nos EUA... isso procede ?
Será que ainda receberemos por aqui lotes Made In USA ou a partir de agora somente os Colombianos ?
Aquele Abraço !
Nem que quisesse conseguiria colocar o 37" na Prado, são pneus monstros, pra tu ter uma idéia, o 265/70 R17 não chega a 32".
Cara, acredito que ainda não tenha, pois quando o Flávio foi questionado sobre isso lá atrás ele respondeu o seguinte:
Então para a Prado teria que ser o 265/70, já que o 285/70, segundo o pessoal do fórum Pradopoint, precisa de um pequeno lift pra rodar sem problemas.
Troque todos de uma vez, é o mais recomendado, a Prado é Full Time.
Acredito que esse aumento de 1" na medida dos pneus não seja significativo a ponto de alterar isso, fica tranquilo. Vou colocar a mesma medida.
Aí já é questão de gosto, mas aguenta aí que o Flávio já aparece e complementa tudo que respondi e me corrige onde falei asneira :mrgreen::mrgreen:
:concordo:
Abraços
Ah, procura os 265/70 na rede BF, ficam cerca de R$ 150 a 200 mais baratos por unidade que na Pneus Fácil.
[]'s
Cara,
Na dimensão original ou uma dimensão equivalente a ela para montar no Grand Vitara. O pneu misto mais próximo que temos é na dimensão 235/70 R 16, mas, ela é 50 mm maior no diâmetro e toca no veículo, caso não se altere a altura da suspensão.
Abraços e Saudações Trilheiras!
Flávio.
Existe uma relação entre a pressão do pneu, a carga que ele suporta e a velocidade. Se queremos alterar algum fator, outro deve também ser alterado para compensar a diferença. Com a carga não há como mexer (o peso do carro é sempre o mesmo), para reduzir a pressão, precisamos reduzir a velocidade. Uma redução de 31 psi para 24 psi, estamos falando em quase 25%, o que comprometeria muito o pneu, podendo até provocar um estouro da carcaça por superaquecimento em uma utilização sobre asfalto a velocidade alta constante. Para esta pressão, a velocidade máxima teria que ser reduzida a 60 Km/h, afim de evitar o superaquecimento. Ainda assim, a durabilidade do pneu será quase a metade do que seria com 31 psi. O conforto do veículo não deve ser buscado com a pressão dos pneus. É uma questão de concepção do veículo.
Abraços e Saudações Trilheiras!
Flávio.
Opa!
Uma resposta grande para uma pergunta grande :concordo:
1) Nos Estados Unidos existe a dimensão original, mas, ela não está certificada pelo INMETRO para rodar no Brasil e nós não temos como obter esta certificação neste momento.
2) Em qualquer veículo 4X4, o recomendável é sempre substituir os 4 pneus de uma só vez. Por isto o rodízio é importante para igualar os desgastes. Além disto, em nenhuma hipótese se deve montar pneus de dimensões diferentes em um mesmo veículo, exceto se este veículo foi projetado para rodar assim.
3) A substituição por um pneu de maior diâmetro, vai diminuir a estabilidade do veículo sim, conforme você afirmou, mas, o restante não é tão evidente. Você melhora muito a capacidade de enfrentar trilhas com a sua Prado, aumentando todos os ângulos das pistas, você ganha no visual mais off-road que dará ao seu veículo, se você usa o carro mais em estradas retas e planas, o consumo de combustível até diminuirá, mas, ao contrário, se utiliza mais em serras ou estradas sinuosas ou no trânsito urbano, o consumo aumentará (o torque do veículo diminui). O conforto irá melhorar e a suspensão não será afetada, porque o peso do pneu é semelhante e não existe uma alteração significativa nos esforços nos componentes mecânicos. Os pneus irão durar mais também.
4) Caso queira manter a dimensão original para não alterar as características do veículo, principalmente a parte eletrônica (ABS, controle de tração e de estabilidade), minha sugestão é o pneu 265/65R17 112H TL LATITUDE TOUR HP da marca Michelin. Ele tem uma durabilidade muito maior que o Bridgestone, tem um comportamento em asfalto muito superior (o índice de velocidade é H, ou seja, projetado para chegar a 210 km/h, enquanto o Bridgestone é S, ou 180 km/h) e uma aderência especialmente em pista molhada também nitidamente superior.
Abraços e Saudações Trilheiras!
Flávio.
Opa!
Não tenha dúvidas!
Para preservar melhor a dirigibilidade da sua Sorento o melhor é a dimensão 245/75 R 16, que ficará mais próxima da original, apesar de ser 25 mm maior em diâmetro. Você já terá um diferencial (pequeno, mas, perceptível) no visual do seu carro e conservará praticamente inalterado os fatores citados como estabilidade, desempenho, leitura dos instrumentos do painel, sensores eletrônicos do ABS, EBD, BAS, ESP ou o que mais o seu carro tiver. A escolha da dimensão maior ainda, tipo a 265/75 só se justifica caso queira obter uma performance em trilhas bem superior a que possui hoje, melhorando os ângulos de ataque, saída, elevando a altura em relação ao solo ou então se quiser um visual realmente destacado para o seu carro, chamando a atenção por onde passar, ciente que terá consequências como a perda da estabilidade, a leitura errada do velocímetro e do odômetro, a perda de torque do veículo e a possível interferência ou má leitura dos sensores eletrônicos do sistema de freios.
Abraços e Saudações Trilheiras!
Flávio.
Flávio, estou tentando mandar uma MP, mas tua caixa está cheia.
Se preferir, deixe um endereço de e-mail.
Abs