Citação:
Olá, Fernando.
Muito boa a sua pergunta, muitas pessoas já me perguntaram isso. A Land Rover considera que a distribuição de pesos e da tração nos seus veículos assegura um desgaste regular e normal dos pneus, não sendo assim necessário realizar o rodízio.
Mas, além destes fatores, existem muitos outros que influenciam no desgaste, como inclinação da pista, trajeto percorrido pelo cliente (mais curvas para um lado que para o outro, por exemplo), maneira de conduzir o veículo (condução mais arrojada, por exemplo), carga no veículo (andando só com o motorista na maior parte do tempo)...
Enfim, tudo isso pode fazer com que os pneus de uma determinada posição tenha um desgaste mais rápido que de outras. Não existem contra-indicações ou restrições para o rodízio e, por isso, não vemos nenhum motivo para não recomendar o rodízio dos pneus, especialmente em veículos 4X4 onde é sempre recomendável ter os 4 pneus no mesmo estado.
A durabilidade dos pneus depende de inúmeros fatores como velocidade média, tipo de piso, carga no veículo, pressões utilizadas, estado mecânico da suspensão, maneira de conduzir, isto só para citar os mais importantes.
Só para te passar alguns dados, um veículo desalinhado pode ter a durabilidade dos pneus reduzida de 20 a 50%, as pressões 25% abaixo da recomendada geram um desgaste 55% maior nos pneus, o desgaste é proporcional ao quadrado do aumento da velocidade do veículo.
Por tudo isso, seria muito leviano de nossa parte determinar um valor para a quilometragem de um pneu, já que não há como controlarmos todos esses fatores. Sempre dissemos que o mais importante é comparar coisas similares, quer dizer, temos que comparar a quilometragem alcançada com um determinado tipo de pneu com outros que rodaram nas mesmas condições para que seja realmente válido. Mas não podemos afirmar ou sugerir nenhum valor final para essa quilometragem.
Abs e saudações trilheiras!
Flávio
Agora, relendo essa resposta que o Flávio me deu, ele praticamente já respondeu minhas dúvidas.......