aleluia senhor...........:dance::dance::dance:
ficam-se as teorias e vem as alegrias......:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
parabéns meu amigo.
[]'s
Versão Imprimível
Sobre a temperatura do CA:
http://www.tciauto.com/Products/Tech...expectancy.jpg
Segundo o gráfico da TCi, a temperatura ideal de trabalho seria entre 80° a 100º.
Na vareta de nível de óleo do meu CA (ZF4hp22) diz: "check in park - 80°".
Não entendi se o sinal antes de 80° é um traço ou de menos.
Daí, pergunto:
1- a temperatura deve ser checada abaixo de 80° ou nessa temperatura?
2- manter a temperatura média abaixo de 80° (usando um sensor de 70 ou 75°) pode ser prejudicial ao CA?
caros colegas não tenho cambio auto , mais achei este anuncio no orkut e copiei não sei se ja é conhecido pelos usuarios do forum mais vai ai..
Conversor de torque para cambio Automatico!!!
Conversor de Torque- Serviços
Retifica de Conversores, Inversores e bombas de Torque
Sistema Hidraulico completo de Tratores, Empilhadeiras e Carros Automaticos.
Telefones: (011) 7871-0182
Nextel ID: 81*2941
msn:rrconversorestorque@hotmail.com :concordo:
CAVESSO>
1- a vareta quer dizer: verifique o nivel de fluido com o cambio em park e a melhor leitura seria com o fluido do cambio a 80º. ( se é que vc tem medidor de temperatura para o fluido do cambio)
2- como vc mesmo pode observar, quanto maior a temperatura, menor o tempo de vida em serviço do cambio. A variação e 5 graus abaixo, seria sempre para melhor, mas também é muito pouco.
Valeu mestre Leo,
Mas a dúvida que persiste é: há uma temperatura ideal de trabalho ou quanto mais baixa melhor?
Outra coisa: do que pesquisei tem gente que usa óleo ATF (parece ser o recomendado pela GM para o câmbio zf4hp22) e outros Dextron III.
Se existir uma temperatura de trabalho ideal, seria a mesma para esses dois tipos de óleo?
Qual dos dois óleos é melhor para usar no zf 4hp22?
Quanto mais baixa, mais longevidade tem o cambio. Mas é obvio que fica entre a temperatura ambiente e a do motor quente. Acima disso, indica escorregamento dos discos em escesso ou abuso do cambio.
Não há uma temperatura fixa de trabalho e isso seria meio que absurdo, pois essa temperatura também depende da externa (ambiente)
Mesmo essa da vareta não faz sentido, pois vc não vai esperar descer de 100 para 80 ou aumentar de 70 para 80 para medir.
O certo é esperar o motor estar quente e medir.
Entre 110 e 220 F, como o gráfico acima é aceitável. De qualquer forma veja no manual do cambio. E de qualquer forma, são raros os jeeps e outros com temometor no cambio.
A temperatura é da máquina, indiretamente "pega" pelo óleo. Deve haver uma diferença muito pequena, se detectável entre os 2 fluidos, por conta das características de cada um.
O recomendado é usar o que o manual pede.
O que existe é a faixa de temperatura de trabalho entre X e Y.
Valeu de novo mestre Leo!
Pessoal,
Tenho aqui o manual de manutenção do câmbio ZF 4hp22 que o Ramiro Bin Loco me passou.
Nele não consegui encontrar uma informação importante: as folgas recomendadas para os pacotes de discos.
Alguém sabe as medidas?
Consegui hoje com o Fábio (Guidomatic) as folgas entre discos dos pacotes: 1 a 2 m.m. (aproximadamente um disco de composite).
Mais tarde explico o motivo da folga...
Caveso, olhei no meu câmbio e tinha folga entre os eixos que entram no conversor...
Abraço
A folga nos pacotes serve para permitir o desacoplar do pacote (efeito parecido quando se aperta a embreagem, liberando o disco), permitir que o óleo "lave" os discos, diminuindo a temperatura.
Pouca folga estrangula o pacote, promovendo desgaste prematuro dos discos e consequentemente aumentando a temperatura.
Muita folga aumenta o curso do pistão, podendo até fazer com que o vedador saia do rasgo e fazer com que o curso do pistão fique insuficiente para pressionar os discos.
Desculpem a falta de didática na explicação.....