Pelo que entendi a força torcional não age só nos câmbios AT, mas sim em todos os girabrequins.
Concordo que nossas discussões precisam do olhar crítico do Leopoldo!
Abraço
Versão Imprimível
A vibração torcional é DO motor. É causado pelos pistões que trabalham cada um em um tempo.
A massa do volante do girabrequim amortece os impactos de cada explosão evitando que tanto o girabrequim como o que vem depois moa em pedaços ou até entre em fusão. A polia harmonica lá na frente também tem por função diminuir a intensidade desses impactos por explosão a um nivel aceitável.
Para estudar isso, os motores são instrumentados em laboratório com pickups de vibração e as RPM X nivel de vibração é levantado para ser analisado e estudado como amortecer.
Isso é muito bem calculado e a massa do volante é avaliada e estabelecida para um determinado motor.
e
Não dá para anular isso. É característico dos motores por explosão.
Use o string torsional vibration na internet: tem bastante coisa.
E por ser o conversor ajustado para substituir um volante X, entende a consequencia de instalar um CA de um motor em outro fazendo adaptações diversas?
Caveso,
Provavelmente numa massa rigida, um marteladinha de nada do lado de cá é transmitida 100% para o lado de lá..
Num conversor, onde o acoplamento é "liquido", pode dar uma marretada do lado de cá, que o cambio do outro lado nem fica sabendo.
Leopoldo,
Eu passei a semana inteira trabalhando em casa no computador, vc foi passar justo no dia e na hora que eu tava em reuniao fora????
abs
Duda,
Ou sou muito burro (o mais provável) ou você não explicou nada......rsssss
Eduardo,
vc conhece a lei de murphy ?
só que é a 3º vez ..... hehehehehe
Vou ligar na próxima para avisar ... com antencedência.
Cavesso,
A flex plate é fina porque não necessita ser espessa e porque a massa está no conversor. :pensativo:
Outra coisa que faz diferença é a seguinte: num motor normalmente equipado com embreagem, além da massa ter de ser X, tem uma coisa a mais que NÃO aparece no CA, que é a força da pisada na embreagem. Não parece mas é uma baita força em cima do girabrequim e é por isso que tem uma bronzina de mancal que é especialmente projetada para absorver essa força. No motor com CA também tem a mesma bronzina, pois o motor não sabe o que é que vão instalar depois, na linha de produção.
Mas a flex plate não recebe a carga logitudinal (empurrando para frente) e então, pode ser fina. Ela só transmite torque. Motores com CA possuem baixo desgaste na face de encosto desta bronzina. Só a arrancada e a brecada fazem o girabrequim passear sobre os mancais, fora a dilatação.
Tá vendo como tem minúcias de detalhes construtivos ?
Pois é, cara!
E são as minúcias que me fascinam e me fazem ser chato, enjoado, teimoso e etc......
Vejamos o que já acompanhei de perto:
Retroescavadeira maxion: há um volante bem pesado e uma placa flexível ligando-o ao conversor.
Retroescavadeira case: idem
Retroescavadeira fiat: idem
Motoniveladoras e carregadeiras fiat: um volante bem pesado, várias placas muitissimos finas (uma latinha mesmo) sobrepostas...
Só alguns exemplos de sistemas que poderiam fixar o conversor diretamente a um volante rígido e não o fizeram.
Será porque? :pensativo:
Fui pesquisar os carros: da grande maioria que encontrei no google são placas flexíveis, feitas com material especifico e não apenas "volantes finos e leves".
É obvio que existe uma explicação para tal, mas ainda não consegui descobrir.
Liguei hoje para um chefe de treinamento da fiat newholland e o sujieto me disse que conversores não podem ser fixados a pontos rígidos, mas quando mandei o "porque ?", não soube responder, disse que vai pesquisar...
Dúvida que segue...
Então segura mais uma:
Para esquemas de montagem heavy duty de um ca qualquer (4l, por ex) no vortec 262ci, existe um flex plate mais grosso e resistente. Menos rígido....
Eu cada vez mais entendo menos :lol:
Abs
Vou dar minha opinião por mais fraca que seja:
O que é o volante do motor? Além de servir como a maioria das coisas que o leopoldo falou (amortecer as pancadas do cilindro e tal....) ele estoca energia rotacional etc.. etc... etc...
O conversor funciona como um volante em alta velocidade. Como não dá pra fazer a cremalheira no conversor, fizeram o flex. Como cada fábrica tem suas medidas para esse estoque de energia rotacional (peso do conjunto que estará girando) pro motor funcionar liso, sem vibrar, ir de baixa a alta sem problemas etc... Cada um tem seu peso. Se um volante tá no lugar no flex é porque o conjunto precisou daquele peso e vice-versa.
No caso do off-road com o vortec, o pessoal troca por causa dos saltos mais altos e tal e o flex pode (por ser fino no caso do 262) voar aos pedaços.
Então, na minha opinião, copiaria o peso do volante original ou menos pra mais pegada de baixa :concordo:
Abs :oops:
já passsou pela sua cabeça q ao comprar o motor, numa determinada configuração X, fica mais barato usar o volante fornecido pela fábrica de motores do que fabricar por exemplo a cremalheira???
Às vezes não existe uma explicação tão complexa como nós pensamos existir.
[]'s