A planilha do Daniel serve pra qualquer carro. Você só tem que colocar as relações do cambio e a circunferência do pneu...
Versão Imprimível
Foram muito poucos. Eu tive mesmo foram muito mais incentivos porque o que contava mais era o desfio. Vender o Ranger e comprar outro seria fácil demais e sem graça nenhuma além do que eu teria que instalar todos os acessório de novo fora eleiminar as mazelas deixadas pelos dos donos anteriores. Além disso o dia que vender o Ranger certamente será pra compra outro modelo Hilux ou SEL AT.
Problemas com seguro e documentos são só bla bla bla mesmo...
Sim, iremos automatizar a bicha sim. Por enquanto o câmbio provável será o 4L60-E.
Como o objetivo é eliminar a embreagem ainda não decidi de que forma esse câmbio vai ser controlado já que é um câmbio eletrônico. A possibilidades seriam:
-Totalmente automático controlado por um daqueles módulos de controle feitos no USA (muito caro).
- Semi-automático seqüencial. Similar ao tiptronic. As trocas acima e abaixo poderiam ser feita de forma manual, mas mesmo assim teria que ter um módulo de controle mais simples apenas para redução das marchas e controle do conversor de torque. Isso também depende de o câmbio permitir já que muitas funções dele são exclusivamente de controle hidráulico. Esse módulo eu mesmo consigo desenvolver.
- 100% manual. Nesse caso seriam feitas várias modificações no corpo de válvulas do cambio. A seqüência da da alavanca do câmbio também invertida (PRND32L para PRNL23D ou PRN1234). Pra isso eu tenho uma receita de bolo que espero que funcione.
Walter, mais um parabens. :palmas:
Apesar de eu achar que vc nao tem futuro como modelo fotografico....:discordo:
Passando a parte seria, teu problema será o cardã dianteiro, se ficou muito curto, escapar no fim de curso da suspensao. Entao, levante a ranger pelas travessas, deixando as rodas cairem. Eu acho que o curso do diferencial dianteiro é minimo, servindo o cardã somente p/ compensar a posiçao e nao a distancia. Mas se a CT foi p/ trás, ele distendeu um pouquinho sim.
abs
Walter!!
Parabéns pela coragem e pelo serviço!!!!
Coragem, pois são poucos que trocam o motor, todos preferem a troca do veículo.
Serviço, ficou muito bom o trabalho, isso chama-se perseverança!
Agora uma dúvida minha!
O diferencial dianteiro da Ranger não é fixo, igual ao traseiro do Omega?
Se for, não precisa se preocupar com o cardam, pois a luva é somente para a movimentação do motor sobre os coxins, não tem a mesma atuação como a luva do cardam traseiro, que o eixo movimenta-se.
No Omega, não há luva no cardam.
Na Ranger, penso que é o mesmo sistema, bola fixa, com homocinéticas para as rodas.
Abraços.
Kim.
Ele não é fixo-fixo, ele é fixo-meio-solto-mas-preso mesmo, sabe né. :mrgreen::mrgreen:
Hoje reposicionei o escapamento. O silencioso da 2.8 tem o dobro do tamanho do 2.5 e a parte de cima estava encostando numa travessa. Falta agora só modificar o alongador da alavanca do câmbio. Amanhã mato essa pendência.
Tá ai a folga que sobrou entre o câmbio e o cardam traseiro. É o suficiente.
Hoje verifiquei novamente o dianteiro e tô achando que vou ter que alonga-lo. Uns 15mm mais ou menos. Amanhã tenho que conferir isso direito...
http://img385.imageshack.us/img385/1870/folgapu2.jpg
Essa diferença do cardã traseiro e câmbio está parecendo uns 30 mm. É isso mesmo, Casitta ? Se puxar o câmbio para trás e fixar o cardã de trás, então ficaria uma folga de 45 mm pro cardã da CT ? É uma boa hora para ir sem pressa.
O que você fazer certo na sua, vai dar muito mais certo na minha.
Vai com calma. Tá frio..., vai tomando um quentão...! De vagar e sempre.
Amanhã à tarde verificaremos o próximo passo.
O importante é que o 2.8 transforme a TRATORETTA em um BÓLITO de verdade, como diria o Edin.
Cadê o AMITHAI que fez o mesmo enxerto para conferir ?
Abs e Bom Fim de Semana !