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Update na Ranger: Sai 2.5HSD e entra o PS 2.8 TGV

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  • 27/12/2008, 18:48
    leobnaval
    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post

    A ventuinha não funcionou porque no momento que estava sem água o sensor (cebolinha) não faz a leitura já que este é posicionado em contato com a água e assim liga ou não a ventuinha de acordo com a temp. da água sem água ele não teve leitura por tanto a ventuinha não ligou.

    Agora notei que apos desligar a camionete ela parou de funcionar se for elétrica a citação que eu fiz acima esta correta (pode não funcionar mesmo com o motor ligado neste caso), agora se for por acoplamento viscoso após desligar o motor a ventuinha pará mesmo já que funciona com a rotação do motor.

    Não sei como é o sistema da ranger 2.8,quem souber posta aí!

    Abraços, Leo
  • 27/12/2008, 19:34
    Anthoniusnikos
    Leo, a ventoinha das Ranger diesel só funcionam mesmo com o motor ligado.
    AOliveira, faço uso de água de chuva do interior, longe de grandes concentrações de fábricas, ex: SP, Curitica, RJ, etc. Melhor é dar uma fervida nessa água por uns 5 min. para matar as algas e bacs.
    O volume do sistema de arref. das Ranger 2.5 L é de 11,75 litros, e fica um pouco caro colocar água destilada para bateria.
    Às vezes uso água de abast. públ. passada por filtro de carvão ativado, que destroi os hipocloritos (muito corrosivos) mas ficam os residuais de cloretos e fluoretos, que vão contribuir com a corrosão, também.
    Não esquecer que a principal função do etilenoglicol é de dar melhor rendimento, ou seja, abaixar a temperatura de aquecimento da água, e diminuir o ponto de congelamento (aquí no Brasil nas regiões onde neva).
    Nas Ranger diesel, as válvulas termostáticas funcionam muito bem. Agora, em algumas L 200 o problema do sistema de arrefecimento, associado a outros problemas de projeto do motor, é grave.
    Abs
    Antho
  • 28/12/2008, 03:59
    aoliveira
    Citação:

    Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    Geralmente o ar quente dos veículos usa a água do motor pra circular numa serpentina debaixo do painel e com isso esquentar o ar.
    Pode ter acontecido de, como você nunca usou o sistema, ele estar vazio e quando você acionou o ar quente a válvula abriu e essa água que baixou foi para encher o circuito.

    Walter, conhecedor das Ranger, procede isso ou estou falando besteira?

    []'s


    Valeu Jeisonk, se for assim mesmo faz sentido o que eu estava pensando (tava com medo de estar falando besteira heheheh). Eu mantendo o ar quente desligado então teoricamente não volta a aquecer (a não ser que para completar tenha tido alguma avaria no sistema e esteja vazando água em outro lugar), vou testar amanhã pegando uma estradinha e vendo como se comporta, pois não quero surpresas na viagem do reveillon. Se ficar tudo bem, em janeiro levo ela num mecânico pra checar o sistema do ar quente. :concordo:
  • 28/12/2008, 04:00
    aoliveira
    Citação:

    Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    :lol::lol::lol:

    Pode chamar de galera, ou algo assim :mrgreen:

    Acho "valeu pessoas" mais engraçado :mrgreen:
  • 28/12/2008, 04:04
    aoliveira
    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    aoliveira como disse o jeisonk, no momento que ligou o ar quente circulou água no sistema de ar quente que é um pequeno radiador que fica dentro da cabine e ligando ele a ventuinha empurra ar passando por ele sendo este aquecido, não deveria causar problema algum.

    Deve ter algum vazamento no sistema de arrefecimento agora o correto é você procurar ele, o melhor a fazer é com a camionete fria e com água no sist. no nível correto presurizar o sistema (qualquer oficina boa possui esta ferramenta) e aí achar o vazamento agora pode ser algo mais complicado que daí não vai ser visualizado como junta de cabeçote, porém aí na maioria dos casos misturaria com o óleo e pode ver no nível do óleo e sua coloração parecida com uma maionese.

    A ventuinha não funcionou porque no momento que estava sem água o sensor (cebolinha) não faz a leitura já que este é posicionado em contato com a água e assim liga ou não a ventuinha de acordo com a temp. da água sem água ele não teve leitura por tanto a ventuinha não ligou.

    A água correta a ser utilizada no arrefecimento é água destilada destas de bateria pois não possui cloro, flúor e nem sais minerais junto de um aditivo este de preferência o que ja estiver utilizando (evite mudar de marcas constantemente) e na proporção recomendadda pelo fabricante.

    Qualquer dúvida ou novidade entre em contato.

    Abraços, Leo

    Valeu pela contribuição Leo :concordo: Como estava chovendo, tinha água em tudo quanto é lugar então ficava mais difícil localizar algum vazamento pequeno, mas grande não vi não. Vou ver se amanhã cedo dou uma verificada antes de sair e conferir o nível do reservatório de novo.
    Obrigado pela dica do aditivo, vou usar o original que comprei pra revisão.
  • 28/12/2008, 04:07
    aoliveira
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Leo, a ventoinha das Ranger diesel só funcionam mesmo com o motor ligado.
    AOliveira, faço uso de água de chuva do interior, longe de grandes concentrações de fábricas, ex: SP, Curitica, RJ, etc. Melhor é dar uma fervida nessa água por uns 5 min. para matar as algas e bacs.
    O volume do sistema de arref. das Ranger 2.5 L é de 11,75 litros, e fica um pouco caro colocar água destilada para bateria.
    Às vezes uso água de abast. públ. passada por filtro de carvão ativado, que destroi os hipocloritos (muito corrosivos) mas ficam os residuais de cloretos e fluoretos, que vão contribuir com a corrosão, também.
    Não esquecer que a principal função do etilenoglicol é de dar melhor rendimento, ou seja, abaixar a temperatura de aquecimento da água, e diminuir o ponto de congelamento (aquí no Brasil nas regiões onde neva).
    Nas Ranger diesel, as válvulas termostáticas funcionam muito bem. Agora, em algumas L 200 o problema do sistema de arrefecimento, associado a outros problemas de projeto do motor, é grave.
    Abs
    Antho

    Então a ventoinha não liga com o motor desligado mesmo né? já é um alívio a mais. Eu nunca havia reparado se ligava ou não, nessas horas que faz falta prestar atenção num detalhes desse...heheheh
    Será que usar água mineral (dessas de garrafa, para beber) é melhor, ou "menos ruim", que usar água de torneira? ou ela é cheia de cloro do mesmo jeito?
  • 28/12/2008, 10:09
    Anthoniusnikos
    AOliveira. Tinha esquecido. Água mineral de garrafão é uma boa idéia. Nas águas minerais é proibido a adição de cloro ou qualquer outra substância química. Então procure ver no rótulo: o pH (quanto manis próximo de 7,0 melhor), a concentração de CÁLCIO, MAGNÉSIO, MANGANÊS e FERRO, quanto mais baixas, menor é a DUREZA, ou seja, substâncias que podem incrustar ou, se pH muito abaixo de 7,0 (ácido) vai provocar corrosão.
    Água boa:
    1 - concentração de cálcio abaixo de 20,0 mg/l já está bom. Se abaixo de 10,0 mg/l será ótima.
    2 - pH de 6,0 a 9,0 está bom. pH entre 6,8 e 7,8 está ótimo.
    3 - magnésio abaixo de 10 mg/l está ótimo.
    4 - ferro abaixo de 0,3 está bom. Geralmente está abaixo de 0,3 mg/l. Abaixo de 0,1 mg/l está ótimo.
    5 - fluoretos abaixo de 0,5 mg/l está ótimo. "Cuidado com as águas fluoretadas".
    6 - Qualquer sal dissolvido será tanto melhor quanto mais perto de 0,0 mg/l.
    7 - As torneirais (abast. públ.) quando provém de rios e represas são leves (Ca < 20 mg/l), isentas de ferro, e pH próximo de 7,0 ; destruindo-se os hipocloritos com C.A. fica ótima; porém é adicionado flureto até 6,0 mg/l , e esse é o problema.
    8 - Cuidado com as águas (para essa finalidade) provenientes de poços tubulares profundos, com Presidente Prudente, outras, que são ricas em sais minerais.
    Abs
    Antho
  • 28/12/2008, 10:42
    leobnaval
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    AOliveira. Tinha esquecido. Água mineral de garrafão é uma boa idéia. Nas águas minerais é proibido a adição de cloro ou qualquer outra substância química. Então procure ver no rótulo: o pH (quanto manis próximo de 7,0 melhor), a concentração de CÁLCIO, MAGNÉSIO, MANGANÊS e FERRO, quanto mais baixas, menor é a DUREZA, ou seja, substâncias que podem incrustar ou, se pH muito abaixo de 7,0 (ácido) vai provocar corrosão.
    Água boa:
    1 - concentração de cálcio abaixo de 20,0 mg/l já está bom. Se abaixo de 10,0 mg/l será ótima.
    2 - pH de 6,0 a 9,0 está bom. pH entre 6,8 e 7,8 está ótimo.
    3 - magnésio abaixo de 10 mg/l está ótimo.
    4 - ferro abaixo de 0,3 está bom. Geralmente está abaixo de 0,3 mg/l. Abaixo de 0,1 mg/l está ótimo.
    5 - fluoretos abaixo de 0,5 mg/l está ótimo. "Cuidado com as águas fluoretadas".
    6 - Qualquer sal dissolvido será tanto melhor quanto mais perto de 0,0 mg/l.
    7 - As torneirais (abast. públ.) quando provém de rios e represas são leves (Ca < 20 mg/l), isentas de ferro, e pH próximo de 7,0 ; destruindo-se os hipocloritos com C.A. fica ótima; porém é adicionado flureto até 6,0 mg/l , e esse é o problema.
    8 - Cuidado com as águas (para essa finalidade) provenientes de poços tubulares profundos, com Presidente Prudente, outras, que são ricas em sais minerais.
    Abs
    Antho

    Resumindo utilize água destilada é o que as montadoras utilizam junto com o aditivo, água destilada é barato e por mais que você teja que comprar 10 litros vale a pena quanto custa um radiador e as partes em contato com a água, agora se achar que vale a pena por água de chuva (tem ácidez devido a poluição) ou água de torneira (pior ainda) a escolha e sua em uma emergencia tudo bem põe qualquer água que é bem melhor que andar sem, agora para melhoro durabilidade e segurança água destilada, fica aqui minha contribuição....

    Abraços, Leo
  • 28/12/2008, 10:45
    leobnaval
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Não esquecer que a principal função do etilenoglicol é de dar melhor rendimento, ou seja, abaixar a temperatura de aquecimento da água, e diminuir o ponto de congelamento (aquí no Brasil nas regiões onde neva).
    Nas Ranger diesel, as válvulas termostáticas funcionam muito bem.

    :discordo::discordo::discordo::discordo: o etilenoglicol aumenta o ponto de ebulição da água diminui a temp. de congelamento além de lubrificar e proteger o sist. de corrosão.

    Abraços, Leo
  • 28/12/2008, 12:04
    Anthoniusnikos
    X2...! Leo.
  • 28/12/2008, 18:02
    aoliveira
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    AOliveira. Tinha esquecido. Água mineral de garrafão é uma boa idéia. Nas águas minerais é proibido a adição de cloro ou qualquer outra substância química. Então procure ver no rótulo: o pH (quanto manis próximo de 7,0 melhor), a concentração de CÁLCIO, MAGNÉSIO, MANGANÊS e FERRO, quanto mais baixas, menor é a DUREZA, ou seja, substâncias que podem incrustar ou, se pH muito abaixo de 7,0 (ácido) vai provocar corrosão.
    Água boa:
    1 - concentração de cálcio abaixo de 20,0 mg/l já está bom. Se abaixo de 10,0 mg/l será ótima.
    2 - pH de 6,0 a 9,0 está bom. pH entre 6,8 e 7,8 está ótimo.
    3 - magnésio abaixo de 10 mg/l está ótimo.
    4 - ferro abaixo de 0,3 está bom. Geralmente está abaixo de 0,3 mg/l. Abaixo de 0,1 mg/l está ótimo.
    5 - fluoretos abaixo de 0,5 mg/l está ótimo. "Cuidado com as águas fluoretadas".
    6 - Qualquer sal dissolvido será tanto melhor quanto mais perto de 0,0 mg/l.
    7 - As torneirais (abast. públ.) quando provém de rios e represas são leves (Ca < 20 mg/l), isentas de ferro, e pH próximo de 7,0 ; destruindo-se os hipocloritos com C.A. fica ótima; porém é adicionado flureto até 6,0 mg/l , e esse é o problema.
    8 - Cuidado com as águas (para essa finalidade) provenientes de poços tubulares profundos, com Presidente Prudente, outras, que são ricas em sais minerais.
    Abs
    Antho

    Anthoniusnikos, :palmas::palmas:
    Esse vai ficar registrado como o guia para compra de água mineral para radiador, muito bom mesmo. Valeu.
  • 28/12/2008, 18:04
    aoliveira
    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Resumindo utilize água destilada é o que as montadoras utilizam junto com o aditivo, água destilada é barato e por mais que você teja que comprar 10 litros vale a pena quanto custa um radiador e as partes em contato com a água, agora se achar que vale a pena por água de chuva (tem ácidez devido a poluição) ou água de torneira (pior ainda) a escolha e sua em uma emergencia tudo bem põe qualquer água que é bem melhor que andar sem, agora para melhoro durabilidade e segurança água destilada, fica aqui minha contribuição....

    Abraços, Leo

    Leo, sabe me falar quanto custa o litro de água destilada? onde eu consigo comprar?

    Pessoal, pelos meus cálculos deve ter sido colocado uns 2,5 litros de água no radiador (água no posto ontem e completei hoje de manhã). Vale a pena tirar o fluido todo do sistema e colocar novo pra me livrar dessa água que tive que colocar emergencialmente ou essa quantidade não deve causar problemas?
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