Acho que descobri uma possível causa do aquecimento anormal da minha Ranger. Hoje passei numa autorizada MWM pra comprar os produtos de limpeza e aditivos do sistema de arrefecimento. Conversei com o gerente da oficina expliquei o problema e ele foi logo me dizendo o que poderia ser já que teve vários casos parecido na oficina.
Segundo ele, possivelmente é corrosão galvânica e acontece nas peças de alumínio como o radiador. Ele me perguntou como estava o funcionamento do aquecedor e acrescentou que assim como no radiador que perde a capacidade de trocar o calor o aquecedor perde o rendimento e passa a aquece menos. Na hora da conversa achei que o aquecedor tava ok, mas quando fui verificar constatei que ele não esta mais aquecendo como antes. Então retirei as mangueiras e soprei. Me parece que o radiador do aquecedor está quase totalmente obstruindo. Nunca tinha feito isso não tenho certeza se é assim mesmo.
Segundo ele o Radiador do motor tem conserto paliativo entre R$200,00 e R$300,00, mas que não aconselha. Dependendo do quanto avançado estiver a corrosão as paredes da colméia do radiado pode estar finas demais. Custa R$800,00 na concessionária Ford, e com um motor zerado acho que não vou arriscar e colocar um novo logo.
Segundo ele a corrosão galvânica é iniciada pela mistura de aditivos diferentes que se transformam em um terceiro e esse terceiro age como um corrosivo em vez de proteger. Sempre fiz todas as revisões nas Ford, mas após o final da garantia passei a usar o Paraflu, então isso poderia ter iniciado a bomba relógio.
Esgotei toda a agua do arrefecimento, coloque um flush da Bardhal e agua limpa pelo menos pra ver se recupero o radiador do aquecedor. Tenho que esperar 7 dias pra isso. Em seguida usarei o outro Flush da MWM e instalo o radiador novo com agua mais o aditivo da MWM que é até bem mais barato que os outros...
Vamos esperar e ver o que acontece...