Powered by vBulletin

Update na Ranger: Sai 2.5HSD e entra o PS 2.8 TGV

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 15 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23456789101112131415 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 15/12/2008, 18:21
    Walter L. L. Casitta
    Acho que descobri uma possível causa do aquecimento anormal da minha Ranger. Hoje passei numa autorizada MWM pra comprar os produtos de limpeza e aditivos do sistema de arrefecimento. Conversei com o gerente da oficina expliquei o problema e ele foi logo me dizendo o que poderia ser já que teve vários casos parecido na oficina.

Segundo ele, possivelmente é corrosão galvânica e acontece nas peças de alumínio como o radiador. Ele me perguntou como estava o funcionamento do aquecedor e acrescentou que assim como no radiador que perde a capacidade de trocar o calor o aquecedor perde o rendimento e passa a aquece menos. Na hora da conversa achei que o aquecedor tava ok, mas quando fui verificar constatei que ele não esta mais aquecendo como antes. Então retirei as mangueiras e soprei. Me parece que o radiador do aquecedor está quase totalmente obstruindo. Nunca tinha feito isso não tenho certeza se é assim mesmo.

Segundo ele o Radiador do motor tem conserto paliativo entre R$200,00 e R$300,00, mas que não aconselha. Dependendo do quanto avançado estiver a corrosão as paredes da colméia do radiado pode estar finas demais. Custa R$800,00 na concessionária Ford, e com um motor zerado acho que não vou arriscar e colocar um novo logo.

Segundo ele a corrosão galvânica é iniciada pela mistura de aditivos diferentes que se transformam em um terceiro e esse terceiro age como um corrosivo em vez de proteger. Sempre fiz todas as revisões nas Ford, mas após o final da garantia passei a usar o Paraflu, então isso poderia ter iniciado a bomba relógio.

Esgotei toda a agua do arrefecimento, coloque um flush da Bardhal e agua limpa pelo menos pra ver se recupero o radiador do aquecedor. Tenho que esperar 7 dias pra isso. Em seguida usarei o outro Flush da MWM e instalo o radiador novo com agua mais o aditivo da MWM que é até bem mais barato que os outros...

Vamos esperar e ver o que acontece...
  • 15/12/2008, 20:52
    Anthoniusnikos
    Olá Kim, seu avatar parece uma churanha carnuda ?
    Cassita,
    primeiro, eu usaria um radiador (bem limpo) até que começasse a apresentar algum vazamento.
    O fato é que o aditivo para radiador deve conter anticorrosivo (antiferrugem), para evitar a corrosão do radiador, deve conter inibidor de temperatura alta (antifervura) para evitar o super aquecimento, inibidor de temperatura baixa (anticongelante), para evitar congelamento. O aditivo também deve ser lubrificante para que possa lubrificar a bomba dágua. Isso é o básico para qualquer tipo de fluido de radiador. O problema é que existem muitos fluídos no mercado prometendo todas essas funções citadas acima. Como vamos saber se eles vão cumprir com suas obrigações na hora do funcionamento? Procure ler atentamente o rótulo do produto que você vai comprar. Todos os aditivos para radiadores devem ter uma norma mínima aceitável do Inmetro: NBR 13.705. Em 16/10/97, o Inmetro concluiu a análise em aditivos concentrados para radiador, a fim de verificar a conformidade em relação à Norma NBR 13.705/96. ... Leiam o resto em ...
    http://saviomachado.blogspot.com/200...luidos-de.html

Amigo Casitta, esse tocador de calor (intercooler) do 2.8 cabe no 2.5 ?

Abração
    Antho
  • 15/12/2008, 21:15
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Amigo Casitta, esse tocador de calor (intercooler) do 2.8 cabe no 2.5 ?

Cabe sim. O Luizinho também trocou o da Ranger 2.5 dele e conseguiu melhorar bastante o desempenho. Tem um post dele por ai...
  • 15/12/2008, 21:21
    Anthoniusnikos
    Valeu Casitta.

Ainda sobre os aditivos para radiador, apresentam basicamente, em sua composição, que são os polietilenoglicóis: o etilenoglicol e o monoetilenoglicol são os mais usados, e devem atender as faixas:

Ponto de Congelamento Máx.: -33 ºC
    Ponto de Ebulição Mín 163 ºC

NBR 13.705/96: http://www.inmetro.gov.br/consumidor...radiadores.pdf

Abração
    Antho
  • 15/12/2008, 23:45
    felippetti
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Cabe sim. O Luizinho também trocou o da Ranger 2.5 dele e conseguiu melhorar bastante o desempenho. Tem um post dele por ai...

Plug&Play, Walter?
  • 16/12/2008, 08:42
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por felippetti Ver Post
    Plug&Play, Walter?

Não, tem que fazer uma pequena modificação no suporte lateral. Usei uma segueta e um martelo pra isso.
    O defletor do radiador também não vai encaixar no intercooler, mas o Luizinho precisou fazer só mais um furo pra encaixar. Eu troque pelo original da 2.8. Custa menos de R$90,00 na concessionária.

O radiador da 2.8 é exatamente o mesmo da 2.5 então o resto é moleza...
  • 16/12/2008, 14:16
    Pequeno jr
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Não, tem que fazer uma pequena modificação no suporte lateral. Usei uma segueta e um martelo pra isso.
    O defletor do radiador também não vai encaixar no intercooler, mas o Luizinho precisou fazer só mais um furo pra encaixar. Eu troque pelo original da 2.8. Custa menos de R$90,00 na concessionária.

O radiador da 2.8 é exatamente o mesmo da 2.5 então o resto é moleza...

Qual o custo aproximado de toda mudança Walter?
  • 16/12/2008, 15:38
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Qual o custo aproximado de toda mudança Walter?

R$800,00 é o máximo que se poderia pagar por um intercooler usado.
  • 16/12/2008, 20:16
    FernandoCBS
    Opa....
    Dei sorte....
    A uns 2 meses atras fui a um desmanche comprar um protetor de caçamba...
    Cheguei la de dei de cara com um PS 2.8, completo...
    Me fiz de besta e perguntei pro cara se ele tinha o intercooler da 2.5, tenho uma S10 e quero dar essa ajuda pra ela...hehehehe....
    Ai ele foi la e me mostro um igual esse pequeno da foto ai do Walter, falo que era 300, mas ai vi que estava quebrado um dos furos originais dele, falei que não queria, então ele falou eu tiro esse ai do motor, acabei comprando por 300tão, e ele ainda me mostrou um da Nisan 2.8, só que esse me paresse que iria encima do motor, então preferi o da 2.8 mesmo...
    Não vejo a hr de encostar a encrenca pra instalar...

PS...No ML tinha alguns a venda o ultimo que tentei negociar o cara acabou pedindo 450...

Abraços a todos
  • 16/12/2008, 20:20
    Luizinho
    Quando troquei o intercooler a principal melhora foi em baixa, as respostas ficaram mais rápidas devido a maior reserva de ar na linha da admissão. Também notei mais graças a Pick-up estar com o ponto mais adiantado, o que prejudica em baixa.
    É claro que houve melhora em alta mas o maior benefício é a durabilidade, pois o ar com certeza estará mais frio. Houve muito pequena redução da fumaça (lembro que tenho bomba e bicos preparados). De bônus o consumo melhorou.

Para instalação foi necessário providenciar o intercooler (paguei R$ 350,00 no meio do ano e acho que foi na Renon Diesel), a coifa da 2.8 (se não vira gambiarra braba e custa menos de R$ 90,00 na autorizada).
    O suporte do intercooler tem de passar por um processo de lanternagem a base de marreta (instrumento de altíssima precisão) pois o da 2.5 é em forma de "U" e o da 2.8 é reto. Na coifa é necessário fazer um pequeno furo (fizemos com faca quente) para prender o suporte da mangueira inferior do radiador que é diferente da 2.5 para 2.8
    O saldo da alteração é bastante positivo.
  • 16/12/2008, 22:36
    Anthoniusnikos
    Nessa adaptação do 2.8 para o 2.5 o defletor e/ou a hélice não ficam muito espremidos ?
    Abs
    Antho
  • 18/12/2008, 21:11
    FernandoCBS
    No meu caso, s10 2.5 com ar condicionado, ele nem cabe ali...
    To pensando em colocar ele embaixo da travessa do radiador...
    O problema é que a entrada do intercooler esta muito proxima da caixa de direção, e não ta tendo espaço para faser uma curva sem ficar pegando na caixa, mas acredito que isso não trara problema, mesmo que fique encostado na caixa, ela não aquece muito e não ira danificar a mangueira...(ACHO EU NÉ...)
    Um dica que um mecanico me deu, foi de eliminar aquele cotovelo de alumino que sai da turbina, e dar um "tombo" na turbina de 180°, assim ela ficara de boca pra baixo, facilitando a adapitação.
    Achei interessante faser isso, fica mais limpo a adaptação, mas minha turbina é 0km, ai perderei a garantia...

PS...Se for pra perder a garantia já é bom dar algumas voltas na westgate, assim vai mudar bastante....
    Abraços...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 15 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23456789101112131415 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 19:35.