To ligado....então um "meio termo" de 30lbs na cidade seria legal?
Abs!
Versão Imprimível
Nessa semana o meu motor 2.8 zerado por pouco não superaqueceu. Uma das mangueiras do radiador ficou encostada no motor e foi se desgastando até furar e começar a vazar.
Por sorte isso aconteceu chegando em casa e quando fui sair de novo que vi aquela agua verde escorrendo. Se estivesse na estrada não sei se poderia ter evitado.
O pior é que quando montei o motor vi que estava encostando e então amarrei a mangueira pra que não encostasse em nada, mas me parece que não apertei a abraçadeira de nylon o suficiente e a mangueira ficou encostado na cabeça de um parafuso. Com a vibração foi se desgastando até furar.
O jeito foi cortar a mangueira e emendar.
Um super aquecimento por falta de agua é o tipo de problema que poderia ser evitado se o vaso de expanção tivesse um sensor do nível da água.
http://img258.imageshack.us/img258/4083/mangue1hl7.jpg
http://img258.imageshack.us/img258/2165/mangue2gj7.jpg
Walter,
eu passei por esta situação no meu Polo VW recentemente, felizmente ele tem sensor de nivel dagua.
Semana passada fiz um teste com um reed relay e funciona perfeitamente. Usei um sensor de abertura de porta de alarme residencial (R$4), coloquei o imã dentro de um tubo metalico no interior do vaso de expansão e ele aciona perfeitamente o reed relay na parte externa. Estou pensando em colocar o imã dentro de uma ampola de vidro pra que ele flutue dentro do tubo, no nivel da agua. Na parte eletrica fica: 12v >> led piscante >> resistor pra limitar a corrente no led >> reed relay >> terra. Acho que fica muito simples e não altera nada no sistema original. Se tiver alguma sugestão......
Abs
Boa noite Allan. Já comprei a bóia de nível do reservatório do Santana WV R$ 35,00 (como sugeriu o amigo Ojaneri). Fiz os testes elétricos e funcionou perfeitamente, porém, como estava preocupado com o pescador do tanque de combustível, ainda não tive tempo para a instalação. Devido a falta de espaço ao lado do reserv. de arrefecimento, vou ter que fazer uma adaptação com tubulação de ferro, alumínio ou outro que aguente a temperatura e pressão.
Tão logo inicie os trabalhos posto aquí.
Camarada Allan Nielsen, Boa Sorte com o sistema de ímãs :concordo::concordo::concordo:, acho que o da bóia será mais simples :mrgreen::mrgreen::mrgreen:. Depois a gente compara :oops::oops::oops:.
OBS.: VERIFIQUEM MANGUEIRAS E FIAÇÃO AO LADO DO MOTOR, BEM COMO OS CABOS DE FREIO PERTO DOS FEIXES DE MOLAS. Vão encontrar muita coisa atritando e gastando até dar problemas.
Abraços
Anthoniousnikos
Anthonius, qual é sua ideia, substituir o tanque de expansão original pelo do Santana ou colocar o tanque do Santana em paralelo com o original? Se for a 2° opção como vc fará a entrada de ar neste 2° tanque de expansão? as valvulas da tampa deste tanque tem pressão de abertura e fechamento equivalentes a original?
A bruxa tá solta.....esta semana foi o radiador da Band que furou!
abs
É, pelo visto a bruxa ta solta mesmo hein!
Sexta feira antes de sair, fui olhar o reservatorio de agua, e estava quase vazio...um pouquinho no fundo, completei com agua natural, e estou cuidando agora tds os dias estou olhando, se vazar vou ter que achar o vazamento...
t+
Pessoal,
Hoje consegui fazer o teste definitivo do motor 2.8 na minha Ranger ex 2.5. Sai de Belo Horizonte as 5:00 da manhã e cheguei agora 21:30 horário de Cuiabá. (1540Km rodados aproximadamente)
O consumo ficou o mesmo do motor 2.5, entre 9 e 10Km/L andando a maior parte do tempo a 110Km/h memorizado no controlador de velocidade.
A velocidade máxima em reta foi de 157Km/h registrado no GPS. Nesta velocidade o conta-giros marcava em torno de 3800RPM. Na verdade não consegui ultrapassar esse 3800RPM e esperava alcançar pelo menos os 4000RPM mas vou deixar pra confirmar isso na volta. Que tem Ranger 2.8 consegue ultrapassara os 3800?
Uma outra curiosidade: Descendo engrenado sem acelerar a mais de 100Km/h o manômetro de pressão do turbo mostra em uma pressão de 0,2Kgf. Fiquei sem entender isso. Seria o TGV tão sensível assim?
Agora o mais importante, principalmente pra quem pensa em transformar o HSD2.5 num 2.8 como discutido no outro tópico: Vinha tudo bem com o motor, torque a vontade, até que em Goias a tempera externa passou dos 29 graus. Na verdade num trecho da viagem a temperatura externa esteve em 35 graus e percebi que nas subidas a temperatura do motor subia. Foi um susto, nunca tinha visto o ponteiro da temperatura da agua da Ranger se mexer. Fui logo tirando o pé e preparando pra encostar e imediatamente o ponteiro recuou. Nem cheguei a parar, desde então vim observando o comportamento do ponteiro que subia todas as vezes que o motor era exigido. No medidor tem um desenhozinho de um termômetro e o ponteiro sempre fica logo abaixo dele. Para vocês terem uma idéia o ponteiro chegou a se deslocar até acima do desenhozinho e observei também que isso só acontecia com o AC ligado e só com a temperatura externa acima de 29 graus. Parece que o radiador do motor 2.5 não esta conseguindo refrigerar o 2.8 em situações de maior esforço. Acho que vou ter que trocar o danado também...
É isso por enquanto...
157km/h? seu motor ainda é novo neh? vai melhorar quando amaciar... se bem que esses pneus devem estar pesando um pouco tbm!
No painel marcava quanto? Pois a 3800rpm marca por volta de 150km/h, os pneus deveriam ampliar a velocidade no GPS.
Walter, os radiadores não são iguais entre 2.5 e 2.8?
Em descida engrenado acima de 120km/h, a WG bota cerca de 0,2Bar também.