Powered by vBulletin

Update na Ranger: Sai 2.5HSD e entra o PS 2.8 TGV

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 15 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 3456789101112131415 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 18/12/2008, 22:02
    DieselPower
    Fernando, tudo o que você ficar em dúvida se pode ou não esquentar e danificar as mangueiras, recubra com termotape.
    Abraço!
  • 18/12/2008, 22:50
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por FernandoCBS Ver Post
    No meu caso, s10 2.5 com ar condicionado, ele nem cabe ali...
    To pensando em colocar ele embaixo da travessa do radiador...
    O problema é que a entrada do intercooler esta muito proxima da caixa de direção, e não ta tendo espaço para faser uma curva sem ficar pegando na caixa, mas acredito que isso não trara problema, mesmo que fique encostado na caixa, ela não aquece muito e não ira danificar a mangueira...(ACHO EU NÉ...)
    Um dica que um mecanico me deu, foi de eliminar aquele cotovelo de alumino que sai da turbina, e dar um "tombo" na turbina de 180°, assim ela ficara de boca pra baixo, facilitando a adapitação.
    Achei interessante faser isso, fica mais limpo a adaptação, mas minha turbina é 0km, ai perderei a garantia...

PS...Se for pra perder a garantia já é bom dar algumas voltas na westgate, assim vai mudar bastante....
    Abraços...

Esses caras vendem um kit pra S10: http://www.intercooler.com.br/
  • 24/12/2008, 08:12
    Allan Nielsen
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Acho que descobri uma possível causa do aquecimento anormal da minha Ranger. Hoje passei numa autorizada MWM pra comprar os produtos de limpeza e aditivos do sistema de arrefecimento. Conversei com o gerente da oficina expliquei o problema e ele foi logo me dizendo o que poderia ser já que teve vários casos parecido na oficina.

Segundo ele, possivelmente é corrosão galvânica e acontece nas peças de alumínio como o radiador. Ele me perguntou como estava o funcionamento do aquecedor e acrescentou que assim como no radiador que perde a capacidade de trocar o calor o aquecedor perde o rendimento e passa a aquece menos. Na hora da conversa achei que o aquecedor tava ok, mas quando fui verificar constatei que ele não esta mais aquecendo como antes. Então retirei as mangueiras e soprei. Me parece que o radiador do aquecedor está quase totalmente obstruindo. Nunca tinha feito isso não tenho certeza se é assim mesmo.

Segundo ele o Radiador do motor tem conserto paliativo entre R$200,00 e R$300,00, mas que não aconselha. Dependendo do quanto avançado estiver a corrosão as paredes da colméia do radiado pode estar finas demais. Custa R$800,00 na concessionária Ford, e com um motor zerado acho que não vou arriscar e colocar um novo logo.

Segundo ele a corrosão galvânica é iniciada pela mistura de aditivos diferentes que se transformam em um terceiro e esse terceiro age como um corrosivo em vez de proteger. Sempre fiz todas as revisões nas Ford, mas após o final da garantia passei a usar o Paraflu, então isso poderia ter iniciado a bomba relógio.

Esgotei toda a agua do arrefecimento, coloque um flush da Bardhal e agua limpa pelo menos pra ver se recupero o radiador do aquecedor. Tenho que esperar 7 dias pra isso. Em seguida usarei o outro Flush da MWM e instalo o radiador novo com agua mais o aditivo da MWM que é até bem mais barato que os outros...

Vamos esperar e ver o que acontece...

Walter, o relato faz muito sentido...........

em 2001 comprei uma Ranger zero, e as manutenções de rotina (zero defeito) foram feitas na Ford com troca de aditivo de arrefecimento etc. Com dois anos de uso vazou agua na bomba dagua, coloquei uma nova. Dois meses depois vazamento na conexão da mangueira de entrada de agua no motor por acumulo de residuo e corrosão (problema conhecido). Mais uns tres meses começou a vazar agua no aquecedor (dentro da cabine), isolei o aquecedor. Pouco tempo depois furou o radiador.

Dai pensei, isso não pode ser normal (dedução brilhante modestia a parte :mrgreen:). Fiz uma manutenção geral no sistema de arrefecimento, troquei o helice com acoplamento viscoso, valvula termostatica, tampa do tanque de expansão do radiador e diversas lavagens do sistema. Aparentemente estava tudo normal com as peças trocadas e o sistema estava limpo. A partir dai passei a usar apenas o Aditvo da International HS032, que não tem etilenoglicol, apenas os sais anticorrosivo, que já usava na Band a muito tempo, e nunca mais deixei ninguem trocar a agua sem minha presença pra evitar o uso de agua torneral com cloro.

Ainda tenho esta Ranger até hoje, apesar de usa-la muito pouco. Exceto a junta (R$ 2,00) que fica entre o suporte da bomba dgua e motor, nunca mais tive qualquer problema de vazamento dagua. Em todos estes anos a temperatura do motor nunca oscilou em qualquer condição de uso.

Abs
  • 24/12/2008, 16:27
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post
    Walter, o relato faz muito sentido...........

em 2001 comprei uma Ranger zero, e as manutenções de rotina (zero defeito) foram feitas na Ford com troca de aditivo de arrefecimento etc. Com dois anos de uso vazou agua na bomba dagua, coloquei uma nova. Dois meses depois vazamento na conexão da mangueira de entrada de agua no motor por acumulo de residuo e corrosão (problema conhecido). Mais uns tres meses começou a vazar agua no aquecedor (dentro da cabine), isolei o aquecedor. Pouco tempo depois furou o radiador.

Dai pensei, isso não pode ser normal (dedução brilhante modestia a parte :mrgreen:). Fiz uma manutenção geral no sistema de arrefecimento, troquei o helice com acoplamento viscoso, valvula termostatica, tampa do tanque de expansão do radiador e diversas lavagens do sistema. Aparentemente estava tudo normal com as peças trocadas e o sistema estava limpo. A partir dai passei a usar apenas o Aditvo da International HS032, que não tem etilenoglicol, apenas os sais anticorrosivo, que já usava na Band a muito tempo, e nunca mais deixei ninguem trocar a agua sem minha presença pra evitar o uso de agua torneral com cloro.

Ainda tenho esta Ranger até hoje, apesar de usa-la muito pouco. Exceto a junta (R$ 2,00) que fica entre o suporte da bomba dgua e motor, nunca mais tive qualquer problema de vazamento dagua. Em todos estes anos a temperatura do motor nunca oscilou em qualquer condição de uso.

Abs

Pois é, espero ter zerado o arrefecimento da minha Ranger. Instalei um radiador zero. Até agora ta tudo normal. Amanhã vou viajar e vou saber como ficou. 3500Km ida e volta...
  • 25/12/2008, 21:54
    netão
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Pois é, espero ter zerado o arrefecimento da minha Ranger. Instalei um radiador zero. Até agora ta tudo normal. Amanhã vou viajar e vou saber como ficou. 3500Km ida e volta...

Ei cara,nesses dias eu dei um pau dos grandes na Savana,e como esse periodo é muito quente por aqui estar muito quente ela subiu muito a temperatura,com isso o medo bateu logo.
    Mandei retirar o radiador,troquei tudo e voltei para a estrada.Mesma coisa aconteceu.
    Agora eu retirei a termostatica dela e a temperatura baixou(na cidade) e ainda não tive tempo de testar na estrada.
    Pergunto agora se isso que eu fiz pode acarretar em algo serio no futuro?Pra mim eu achei bom,e lembrando que andando com 120 ela fica com a temperatura como se estivesse com 140 agora,sem a termostatica!!!
    Abraços a todos!
  • 25/12/2008, 22:22
    leobnaval
    netão, tambem tenho uma L200 e não utilizo a válvula termostática obtive a recomendação de um mecânico da mitsubishi cup.

O que ocorre é que em seu projeto original o motor foi projetado com a válvula para atingir mais rápido a temp. de funcionamento ideal com isso ela controla a passagem de água do sistema de arrefecimento, isto porque os materias envolvidos possuem dilatação térmica e o motor como disse estaria rendendo melhor dentro desta faixa predeterminada no projeto com isso melhor rendimento e menor desgaste das peças nesta temp. de trabalho, que com a valv. isto ocorre bem mais rápido.

Conclusão este motor tem casos de superaquecimento a minha esta sem e nunca tive problemas de temp. até achei que o marcador estava desligado só após pegar estrada careregado é que ele se mecheu e bem pouco muito longe da faixa vermelha e nunca tive problemas
    A minha ficará sem, no máx. coloco outra nova mas com alguns furos na carcaça para melhorar a passagem de água e aquecer o motor em menor tempo (mas para por uma com furos prefiro deixar sem).

Abraços, Leo
  • 26/12/2008, 07:53
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por netão Ver Post
    Ei cara,nesses dias eu dei um pau dos grandes na Savana,e como esse periodo é muito quente por aqui estar muito quente ela subiu muito a temperatura,com isso o medo bateu logo.
    Mandei retirar o radiador,troquei tudo e voltei para a estrada.Mesma coisa aconteceu.
    Agora eu retirei a termostatica dela e a temperatura baixou(na cidade) e ainda não tive tempo de testar na estrada.
    Pergunto agora se isso que eu fiz pode acarretar em algo serio no futuro?Pra mim eu achei bom,e lembrando que andando com 120 ela fica com a temperatura como se estivesse com 140 agora,sem a termostatica!!!
    Abraços a todos!

A minha Ranger tava esquentando como disse la atrás e o problema era o radiador mesmo. Ontem rodei 1000Km andando ente 120 e 140Km/h. O ponteiro do medidor de temperatura não se moveu exatamente com sempre foi. Problema resolvido.
  • 26/12/2008, 13:36
    netão
    Citação:

Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    netão, tambem tenho uma L200 e não utilizo a válvula termostática obtive a recomendação de um mecânico da mitsubishi cup.

O que ocorre é que em seu projeto original o motor foi projetado com a válvula para atingir mais rápido a temp. de funcionamento ideal com isso ela controla a passagem de água do sistema de arrefecimento, isto porque os materias envolvidos possuem dilatação térmica e o motor como disse estaria rendendo melhor dentro desta faixa predeterminada no projeto com isso melhor rendimento e menor desgaste das peças nesta temp. de trabalho, que com a valv. isto ocorre bem mais rápido.

Conclusão este motor tem casos de superaquecimento a minha esta sem e nunca tive problemas de temp. até achei que o marcador estava desligado só após pegar estrada careregado é que ele se mecheu e bem pouco muito longe da faixa vermelha e nunca tive problemas
    A minha ficará sem, no máx. coloco outra nova mas com alguns furos na carcaça para melhorar a passagem de água e aquecer o motor em menor tempo (mas para por uma com furos prefiro deixar sem).

Abraços, Leo

Hm,valeu cara,vou pegar a estrada amanhã ai digo como ela respondeu sem a termostatica!!!
    Mas como aqui é bem quente,vai ficar sem!!!
    Abraços!!
  • 27/12/2008, 16:06
    aoliveira
    Pessoal, tive uma surpresa infeliz esse fim de semana. Minha ranger sempre ficou com o ponteiro de temperatura imóvel em qualquer condição de uso. Mas com o dilúvio que tá caindo em BH, ontem à noite pra desembaçar o parabrisa, liguei o ar quente (primeira vez que usei), num deu 5 min e o ponteiro da temperatura foi lá pro alto, até assustei quando vi o ponteiro. Imediatamente reduzi, desliguei o ar quente e pensei em parar, mas logo que desliguei o ar quente o ponteiro começou a descer e voltou pro meio. Até aí tudo bem, essa seria a primeira dúvida que tenho, o que pode ser o problema.
    Mas hoje, no anel rodoviário o ponteiro começou a subir novamente (não havia percebido ele alto em outro momento) sem ar quente ligado nem forçando, andando normal mesmo, parei no posto logo depois (tava indo lá pra abastecer mesmo), e enquanto abastecia resolvi dar uma olhada debaixo do capô, para minha surpresa a água estava quase no zero (a propósito, não tinha parado pra reparar antes se aciona, a ventoinha do radiador não era pra acionar mesmo após desligar o carro já que o ponteiro de temperatura estava alto?). Achei o fato de estar sem água muito estranho, pois peguei a ranger da revisão não tem nem um mês, sendo que troquei todo o fluido de arrefecimento na revisão. Como não tinha alternativa, completei o reservatório até o nível com água comum do posto mesmo, essa é a segunda dúvida, como não é bom usar água com cloro, que tipo de água devo comprar? estou pensando em andar com uma garrafa com água na viatura para emergências como essa.
    E a terceira dúvida é, será que tem alguma relação de ter ligado o ar quente com a água ter baixado? como funciona o sistema de ar quente? é independente? poderia estar com algum furo no sistema por exemplo e só ao acionar o ar quente começou a vazar água por esse furo? tô tentando entender o que pode ter acontecido, já que a ranger nunca havia esquentado, e coincidentemente eu nunca havia usado o ar quente, foi só usar que no dia seguinte já tive problema.
    Qualquer ajuda é bem vinda. Valeu pessoas :concordo:
  • 27/12/2008, 16:19
    jeisonk
    Geralmente o ar quente dos veículos usa a água do motor pra circular numa serpentina debaixo do painel e com isso esquentar o ar.
    Pode ter acontecido de, como você nunca usou o sistema, ele estar vazio e quando você acionou o ar quente a válvula abriu e essa água que baixou foi para encher o circuito.

Walter, conhecedor das Ranger, procede isso ou estou falando besteira?

[]'s
  • 27/12/2008, 16:20
    jeisonk
    Citação:

Valeu pessoas
    :lol::lol::lol:

Pode chamar de galera, ou algo assim :mrgreen:
  • 27/12/2008, 18:40
    leobnaval
    aoliveira como disse o jeisonk, no momento que ligou o ar quente circulou água no sistema de ar quente que é um pequeno radiador que fica dentro da cabine e ligando ele a ventuinha empurra ar passando por ele sendo este aquecido, não deveria causar problema algum.

Deve ter algum vazamento no sistema de arrefecimento agora o correto é você procurar ele, o melhor a fazer é com a camionete fria e com água no sist. no nível correto presurizar o sistema (qualquer oficina boa possui esta ferramenta) e aí achar o vazamento agora pode ser algo mais complicado que daí não vai ser visualizado como junta de cabeçote, porém aí na maioria dos casos misturaria com o óleo e pode ver no nível do óleo e sua coloração parecida com uma maionese.

A ventuinha não funcionou porque no momento que estava sem água o sensor (cebolinha) não faz a leitura já que este é posicionado em contato com a água e assim liga ou não a ventuinha de acordo com a temp. da água sem água ele não teve leitura por tanto a ventuinha não ligou.

A água correta a ser utilizada no arrefecimento é água destilada destas de bateria pois não possui cloro, flúor e nem sais minerais junto de um aditivo este de preferência o que ja estiver utilizando (evite mudar de marcas constantemente) e na proporção recomendadda pelo fabricante.

Qualquer dúvida ou novidade entre em contato.

Abraços, Leo
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 15 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 3456789101112131415 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:54.