Powered by vBulletin

Update na Ranger: Sai 2.5HSD e entra o PS 2.8 TGV

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 15 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 15/06/2008, 17:27
    Allan Nielsen
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Até o momento tudo aconteceu dentro do previsto a não ser o fato do 2.8 ter o flange 10mm mais largo o que deslocaria a caixa de marchas 10mm para trás. Ainda não sei quais serão as conseqüências disso. Amanhã saberemos.

Walter,
    em tese o estriado dos cardans poderia absorver esta diferença, mas na pratica eu não sei pois o cardan traseiro entra bem justo nas flanges. Se realmente houver esta diferença entre os pontos de fixação nos coxins e a flange do motor e não puder ser compensada pelo estriado dos cardans acho que a melhor solução é refazer a furação do apoio do coxin no chassis.

Desejo boa sorte na empreita:palmas:
  • 15/06/2008, 17:31
    Allan Nielsen
    Citação:

Postado originalmente por mak (SP/ZN) Ver Post
    Devo colocar um 2.5 numa explo98 e já fiquei mais tranquilo porque depois desse relato já deu pra perceber que será realmente plug & play! ;-)

Mak, como fica a parte legal? Tenho ouvido que pela nova legislação a turma dos CJs tá tendo dificuldade em trocar o motor.

Abs
  • 15/06/2008, 18:36
    aoliveira
    Walter, quando tiver estreiado o 2.8 conta pra nós o que achou do desempenho com os 285 (já que você já conhece a 2.8 original e a 2.5 com os 285) :grin:
    Tô só esperando mudar de casa pra botar os pisantes novos junto com o BL (na minha garagem atual não entra nada mais alto que a ranger original :putz:).

boa sorte no procedimento cirúrgico da viatura :concordo:
  • 15/06/2008, 19:48
    Walter L. L. Casitta
    Pessoal, o motor já esta lugar definitivamente fixado e até já funcionou por um curto periodo de tempo já que imprevistos impediram que os testes fossem além.

Como disse o motor 2.8 tem um flange diferente do flange do 2.5. Ele é 10 milímetro maior e tem 2 ou 3 furos em posições diferentes. Felizmente a caixa também tinha outros furos em posições que coincidiram sobrando no final das contas um parafuso. É perfeitamente possível corrigir fazendo um os mais furos no flange, mas não achei que valia a pena.
    O tamanho maior do flange fez com que os coxins do motor e câmbio ficassem sob tensão, mas felizmente os furos da travessa onde é fixado coxim do câmbio são oblongos no sentido longitudinal. Foi desapertar as porcas que tudo se acomodou perfeitamente. Os cardans vão ter que absorver a diferença. O dianteiro eu sei que está OK e traseiro ainda tenho que verificar.

Um outro imprevisto foi a impossibilidade de conectar a mangueira da saída do compressor até o intercooler. Os nips do intercooler tem o diâmetro maior que o do compressor. Pensei que só teria que cortar a mangueira do 2.5, mas não deu.

Também pensava em aproveitar a mangueira do radiador, mas encontrei um pequeno defeito então vou ter que colocar uma nova mesmo.

Por fim o tubo de descarga dianteiro que comprei original do 2.8 não se encaixou com o tubo traseiro do 2.5, mas isso vai ficar pro final. Provavelmente vou mandar alguem trocar o flange do tubo traseiro.

Para colocar o motor em funcionamento fui logo abrindo o parafuso de sangria do filtro, mas não foi necessário. Na primeira triscada na ignição o motor pegou redondo. Com um som maravilhoso. Tipo Tô Tô Tô comparado com o KLEM KLEM KLEM do 2.5. Completamente diferente e até mesmo com o cano de descarga aberto já deu pra perceber que é mais silencioso.

Por enquanto é isso, se der amanhã vou tentar terminar e conto aqui...
  • 15/06/2008, 19:50
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Procurei nas fotos, o tal bonitão da frente, eu vi três homens de seus 45 ~50 anos, mas bonitão eu não identifiquei nenhum! Ahahahah!!!!

Edi,

Felizmente pra você, a minha mãe vai ler isso que que você escreveu.:mrgreen:
  • 15/06/2008, 19:55
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por jose motta Ver Post
    Amigo Walter, o que vc irá fazer com o motor 2.5? Pretendes vender?

por quanto?

abço e boa sorte na mudança.

José Motta,

Em princípio pretendia dar o motor pro meu irmão colocar na Ranger dele, 99 2.5 a gasolina, mas chegamos a conclusão que o melhor e trocar por uma diesel 4x4. Então acho que vou vender sim, mas antes tenho que ver como com o DETRAN.
  • 15/06/2008, 19:59
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post
    Mak, como fica a parte legal? Tenho ouvido que pela nova legislação a turma dos CJs tá tendo dificuldade em trocar o motor.

Abs

Ainda não sei exatamente como, mas a Ranger já era diesel, acredito que não terei os mesmos problemas do pessoal dos CJs. É certo que vou acabar caindo na mão do pessoal do IMETRO. Acho que vou mexer com isso só no ano que vem...
  • 16/06/2008, 08:08
    Allan Nielsen
    Walter,
    Parabens pelo sucesso na empreita :palmas::palmas:

Ainda com relação ao aumento da espessura da flange continuo acreditando que o estriado do cardan absorverá esta diferença. A inclinação do cardan traseiro é minima e portanto a variação longitudinal pelo movimento da suspensão traseira é minima. De qualquer forma acho bastante prudente confirmar, pois tensão neste cardan de aluminio e alto torque pela reduzida em locais offroad poderá causar empeno.

Em caso de duvidas, sugiro que vc meça a furação de apoio do coxim do motor em uma Ranger 2.8 para comparar. Eu não vejo problema nenhum em abrir o furo na parte frontal com uma mini-retifica (+-5mm). A tendencia de deslocamento do motor é sempre em direção a frente, pois é onde sofre as maiores acelerações.

Com relação a parte legal, não vejo nenhuma dificuldade no seu caso (exceto a estupida burocracia brasileira), pois vc esta colocando o motor original de fabrica, apenas modernizado (veja o caso dos fuscas 1.3-1.6 quem vai saber?). Esta nova exigencia apenas é necessaria no caso de transferencia ou inspeção. Acho até que se quiser dar uma de "João sem braço" fica tudo na mesma. Vale conferir com um despachante.

Boa sorte no resto da tarefa.
  • 16/06/2008, 18:32
    felippetti
    Putz... Eu fico dos mais contentes com qualquer parafuso que melhoro na minha Ranger... Imagina dar um peitaço e botar um 2.8, como o Walter fez...
    Um dia, quem sabe...

Parabéns, Walter... quando eu crescer quero ser que nem vc... hehehehhee...

Abraço!
  • 16/06/2008, 19:18
    mak (SP/ZN)
    Citação:

Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post

Abs

Se estiver escrito AUTOMOVEL/MISTO/JIPE no campo "especie/tipo" do dcto é tranquilo... explorer quadradinha até 94 beleza... mas no caso de explorer acima de 95 isso não ocorre... esta escrito AUTOMOVEL/MISTO no dcto... mas ela tem 4x4 e reduzida e a lei pode ser interpretada como passivel de troca... estou vendo com quem já fez (temos 3 casos só aqui no forum) pra ver como ficou isso...

Se não der certo na EXPLO a outra opção é SW4 gasolina... essa dá... compra uma 4cilindros 2.4 baratinha e soca diesel... mesmo com o 2.5 da ranger ela fica mais mais forte e economica que a 2.8 original... deve gastar um pouco mais com a flange da TCASE e outras pequenas adaptações mas é possivel e, ao meu ver, viavel. ;-)
  • 16/06/2008, 19:23
    mak (SP/ZN)
    Citação:

José Motta,

Em princípio pretendia dar o motor pro meu irmão colocar na Ranger dele, 99 2.5 a gasolina, mas chegamos a conclusão que o melhor e trocar por uma diesel 4x4. Então acho que vou vender sim, mas antes tenho que ver como com o DETRAN.

Vc só consegue documentar esse motor na ranger 2.5 gasolina se no dcto estiver determinado que ela aguenta acima de 1T de capacidade...
    se vc tiver a nota desse motor é tranquilo resolver a pendenga do dcto... mas vai ter que fazer inmetro de qualquer jeito...
  • 16/06/2008, 19:24
    mak (SP/ZN)
    Citação:

Ainda não sei exatamente como, mas a Ranger já era diesel, acredito que não terei os mesmos problemas do pessoal dos CJs. É certo que vou acabar caindo na mão do pessoal do IMETRO. Acho que vou mexer com isso só no ano que vem...

se vc tiver a nota desse motor é tranquilo resolver a pendenga do dcto... mas vai ter que fazer inmetro de qualquer jeito...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 15 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 12:22.