Senhores,
Estou em débito com vocês em duas questões.
1. Relacionada ao cartão de memória do GPS.
Pois bem, a primeira tentativa, simplista e óbvia, era copiar o conteúdo para um cartão de memória de características equivalentes e, posteriormente, tentar usá-lo. Apesar de ter conseguido a cópia, o cartão não foi reconhecido pelo sistema da NR como esperado. O cartão do GPS se comporta também como um token físico (comum em apresentações de comunicação via USB ou cartões de assinatura digital) além de armazenar os mapas. Nesse caso, há informações de chaves de segurança criptografadas armazenadas em memória. Trocando em miúdos, se perder ou tiver o seu cartão roubado, só com R$ 2.380,00 para a reposição. Venda um rim.
2. Sobre a tentativa de monitorar a temperatura do motor.
A idéia inicial era medir a temperatura do bloco do motor e, embora já existam dispositivos comerciais para isso (com mostradores e alarmes), foi descartada. O motivo é que, dependendo da situação, o dano já existiria após o alarme mesmo com o desligamento do motor.
Foi-me dada então a sugestão de monitorar o nível do líquido de arrefecimento. Mais simples e eficaz, três métodos surgiram:
- Instalar um medidor de nível na parede do reservatório através de sua furacão. É o mais simples, é o que o nosso amigo Rodrigo vai fazer e é o de menor custo. Mas descarto hoje devido ao risco de perda da garantia associada ao sistema de arrefecimento.
- Instalar um medidor de nível pela tampa do sistema de arrefecimento. Embora inicialmente seja um método intrusivo como o primeiro, a substituição da tampa com o medidor pela original afastaria o risco de perda da garantia. No entanto, pasmem, não consigo achar de jeito nenhum a tampa do reservatório fora das CSS's para montagem do primeiro protótipo. E como nenhum vendedor mencionou que a tampa de outro veículo era equivalente e além disso o prazo e o preço nas concessionárias são restritivos, estou descartando essa segunda hipótese também. Para constar, mais cara que a primeira e mais barata que a próxima.
- Instalar um medidor de nível de líquido externo ao sistema e sem a necessidade de modificação de qualquer peça (tampa ou reservatório). Risco zero de perda de garantia, mas é o que fica mais caro. Acabei optando por uma análise mais apurada dessa última hipótese e, chegando a valores finais e instalação, posto aqui para vocês.
Assunto extra (e à toa)
Em tempo, relato rápido da última viagem, BH-Tiradentes, no fim de semana passado. Comportamento na estrada foi irrepreensível novamente. Fiz um caminho mais longo (381 e 494), mas com asfalto muito bom até a cidade. A terra nas redondezas e as ruas de Tiradentes finalmente fizeram o feixe de molas ranger e acabei comprando o tão falado Viscosol para aplicar. Deve chegar na semana que vem e digo para vocês se é tão eficiente assim. Trabalho pesado para os amortecedores também e, apesar de parecerem inteiros, os relatos de problemas daqui do tópico me levam a pensar na substituição pelos Offshox. Vai a foto da bruta ainda limpa no dia em que chegamos.
Anexo 474251
Abraço,
Miranda