Cara, primeiro parabéns! Como é bom quando temos fatos e dados para decidir e tirar conclusões! Isso enriquece muito e a discussão fica muito mais profissional!
Considerando nossas turbinas sem wastegate, realmente é de se pensar sobre a instalação de um IC. Porém, em turbinas com wastegate, onde a pressão permanece no pico por muito mais tempo, o IC realmente faz seu trabalho. Se pensarmos, por exemplo em 1bar de pressão, a temperatura de saída seria 100°C, sendo essa uma pressão bem usual, então já teríamos uma boa ação do IC, sendo que quando se acelera uma turbina com WG, ela logo bate essa pressão.
Fiquei pensando aqui, um exemplo do Edin, quando ele comentou que tinha a bomba aberta e 2 bar de pressão.....ele baixou a pressão para 1,5 bar, se não engano, com o mesmo ganho......faz sentido se pensarmos, o ar está com 1,5 bar, uma temperatura x e uma quantidade de oxigênio y. Com a pressão de 2,0 bar, a temperatura será x+++, e a quantidade de oxigênio ainda deve ser y, porque o volume do ar aumentou com a temperatura.....claro que estamos falando de uma pressão relativamente alta, onde as variações são maiores e mais significativas.
Então, minha conclusão é essa......tem a fmil, originalzinha, com turbina sem WG, deixa quieta. Se for dopar um pouco o motor, colocar uma turbina com WG e abrir bomba, coloca IC sim.
No meu caso, vou rodar com 1,2 bar, sendo que na saída da turbina dará uns 1,5 bar, então vou instalar o IC sem sombra de dúvida.
Se concordarem, discordare, ou não entenderam, diga lá

Abração galera, e muito obrigado ricarvalhal