Citação:
Postado originalmente por Homero
Freitasjr,
O que voce disse sobre o casamento do cambio e motor é correto.Não sabia da pagero que não tem TGV .Via de regra a Mitsubishi usa relações curtas em seus veiculos principalmente nas L200 e parece que na pagero sport também o que disfarça eventual falta de torque em baixa.Em teste drive com L200 AT me incomodou a 4a que mesmo a 100/h se pisar um pouco mais ele reduz e a rotação vai la para cima.
Huummm não fiz teste na L200 Sport AT, fiz apenas na quadradona MT, porém isso não acontece com a Pajero Sport; a 100 Km/h em 4ª marcha p/ se reduzir p/ 3ª, tem que se pressionar o pedal "com gosto de gás"... aliais ela acerta as reduções e passagens de marchas melhores que a TR4 AT a gasolina que eu tinha.
Citação:
Na L200 AT(e parece que na pagero sport) a 4a é 1;0,688 contra 1;1 da 3a , nas Hilux a 4a é 1:0,705 e a3a 1;1 mas se consegue pisar a 80/h com 1500 rpm com o conversor de torque bloqueado ou seja tanto a Mitsubishi como a Toyota tem o motor e cambio bem casados mas a diferença de comportamento dos motores se traduz diretamente na dirigibilidade.(alem da diferença de potencia)
As relações das marchas na Pajero AT são um pouco diferentes da L200 AT, são elas: 1ª 2,842 - 2ª 1,495 - 3ª 1,000 e 4ª 0,731 e as da L200 Sport que vc pôs, estão corretas, vou colocar todas só pra ilustrar um pouco a diferença - L200 : 1ª 2,703 - 2ª 1,493 - 3ª 1,000 e 4ª 0,688.
Veja que a relação é igual apenas na 3º marcha e possuem uma diferença um pouco significativa principalmente na 1º e 4º marcha.
Lembro-me que um colega do forúm reclamava que na sua L200 Sport AT ela só passava a 4ª marcha no plano sempre depois de 70 Km/h mesmo que ele saisse pisando devagar e sem muita pressão no acelerador; já na Pajero no plano se vc liberar um pouco o pé ao chegar aos 60 km/h ela já passa a 4ª.
Tb p/ efeito de comparação a 80 Km/L se na Hilux se anda a 1500 rpm na Pajero Sport a 80 se anda com o contagiros beirando quase 2000(entre 1900 e 2000 rmp).
Citação:
Minha preferencia é por transmissão longa e torque em baixa:
-Transmissão longa desde que não atrapalhe sair em 1a carregado , para a outras marchas voce sempre pode reduzir.Ela priviegia o consumo , como pode ser visto por relatos de se fazer 12,5km/l com a Ranger o que é respeitável.Uma desvantagem seria a dificuldade de se colocar pneu maior.
Bem a minha preferência é parecida com a sua, ou seja, transmissão longa e torque em baixa, porém transmissão longa apenas da 3ª em diante; pois a 1ª e 2ª prefiro curta pois assim se tem mais força no Off-Road.
Citação:
-Torque em baixa.
Num motor a gasolina existe uma escolha no acerto entre torque em baixa ou em alta(diagrama do comando de válvulas por exemplo).Num motor turbo diesel com TGV se consegue mais torque desde mais baixas rotações até mais altas em relação a não TGV alem de um menor "efeito rolha"no escapamento(o turbo obstrue a saida dos gases).
Então não me parece inteligente não colocar TGV em um motor diesel.
Bem acho que não me fiz entender direito na minha Msg anterior, eu Não disse que Não se deve colocar TGV em carro a diesel e sim que em determinados casos(no da Ranger que se debate aqui) a colocação do TGV por se só melhoraria, porém não resolveria por completo o "buraco" da 3ª marcha em diante e sim principalmente com a adoção de relações de marchas e/ou diferenciais mais acertados. No caso da Frontier e X-Terra por exemplo acontece algo parecido como o da Ranger, só que com a 1ª marcha que é longa demais(essa característica com a 1ª marcha em certos carros me incomoda).
Acho que agora ficou mais claro.
Citação:
Minha preferencia por torque em baixa tem 2 motivos :dirigibilidade e consumo.
Dirigibilidade é só dirigir uma Hilux por exemplo que vai sentir .Consumo é mais complexo...
Cheguei a fazer teste drive na Hilux e tb gostei muito da dirigibilidade dela, tá muito bem acertado motor e câmbio, pena q no Off-Road pude testar quase nada :(
Já o teste com a Ranger foi ao contrário, bem mais no Off-Road, porém pouco no On-Road, durante pouco tempo e sem tráfego, logo não pude sentir tanto esse desconforto do tal "buraco" relatado por alguns colegas do forúm que a possue.
Citação:
...Tudo isso para justificar que para mim motor diesel tem que ter TGV assim como a gasolina multiválvulas tem que ter comando vareável pelo menos.
A Ranger sem TGV ainda da para aceitar , mas a GM no vectra 2.4 AT que segundo teste de revista tem dirigibilidade e consumo pior que o 2.0 , significa para mim que o mercado deveria ser mais exigente...
Concordo, contudo(não sei se vc compartilha da mesma opinião) acho que o uso do TGV serve mais p/ deixar a faixa de torque mais plana(o que é ótimo), porém a solução p/ o aparecimento de certos incovenientes nas passagens das marchas se deve mais a uma relação mais acertada das mesmas ou dos diferenciais.
Um abraço, cordialmente Francisco de Freitas...