x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por albertofilho Ver Post
    Aproveitar aqui pra tirar uma dúvida: a camionete do meu pai com 3.200km rodados apresentou uma luz no painel (ele não soube explicar qual) durante a viagem e perdeu potência. Aí ele terminou a viagem, e no outro dia ficou normal. Segundo o pessoal da css, é preciso fazer a tal limpeza do filtro, que fica em R$400,00, e a garantia não cobre. Isso procede?
    Alguém já fez, e qual a periodicidade com que é necessário fazer?
    Abraço!
    Acredito que seja o Filtro de Particulas, quem fez esta limpeza algumas vezes acho que foi o Celso de Brasilia, mas acredito que ele nao tenha pago nao, e que esta limpeza seja coberto pela garantia, fala pro seu pai nao aceitar a cobrança nao e tenta falar com o Celso pra tirar esta duvida.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV

Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    04/04/2014 12:00
    celso silva

UsuárioEntrada09/05/2013Localbrasilia/DFIdade40Posts98

Pessoal, todos aqui usuarios da Ranger 2.2 já tiveram problema com o DPF, tendo que fazer a regeneração estática para limpeza do DPF? eu já tive que realizar umas 5 vezes e todas as vezes em que eu vou na css tem sempre algumas lá tendo de realizar tambem. a minha é XL 13/14 150cv estou com ela uns 7 meses e está com 14.000km rodado(so uso diesel S10 e tenho controle de todos abastecimentos com nota fiscal). na ultima vez que estive na css para realizar a regeneração estática eles informaram que a FORD disponibilizou uma nova configuração da ECU para as rangers 2.2 e reconfiguraram a minha, caso não resolvesse o problema a css me informou que irá trocar o meu DPF.

Pagina 144 Post 1722

Usuário
    Entrada
    09/05/2013
    Local
    brasilia/DF
    Citação Postado originalmente por albertofilho Ver Post
    Aproveitar aqui pra tirar uma dúvida: a camionete do meu pai com 3.200km rodados apresentou uma luz no painel (ele não soube explicar qual) durante a viagem e perdeu potência. Aí ele terminou a viagem, e no outro dia ficou normal. Segundo o pessoal da css, é preciso fazer a tal limpeza do filtro, que fica em R$400,00, e a garantia não cobre. Isso procede?Alguém já fez, e qual a periodicidade com que é necessário fazer?Abraço!
    Pelo seu relato o problema é o Filtro DPF(Diesel Particulate Filter). Conforme sua concepção e algumas estratégia de engenharia do motor, o DPF deve auto limpar de uma forma transparente para o usuário essas são as regenerações passiva e ativa do DPF. Acontece que quando o DPF satura as estratégias de engenharia não consegue limpar o DPF e ai acende uma lâmpada e reduz a potência do motor para não haver sobreaquecimento do mesmo, dai é necessário fazer uma visitinha a css para fazer a limpeza do DPF chamada regeneração Estática. As css estão orientadas pela FORD a colocar a causa do problema na qualidade do Diesel, no meu caso sempre utilizei o S10 e tenho todos os comprovantes de abastecimento e ate o momento não paguei por esse serviço. Já realizei umas 8 regeneração estática, a ultima foi semana passada, no momento estou abastecendo em um posto indicado pela css, mas já estou montando um processo para cobrar da css/FORD a solução do problema, pois somente as NR 2.2 está tendo este problema, acredito que existe um erro de engenharia de projeto porque não tem condições de a cada 2 meses levar a caminhonete para fazer a limpeza do DPF, e quando acabar a garantia como é que vai ser? com a palavra a FORD:

Usuário Avatar de Fabioprx
    Entrada
    05/06/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Só pra completar o relato anterior após atualizacao da ECU na revisao a viatura ta mais esperta em baixa rotação e melhora no consumo também. Abraco
    NOVA RANGER 2.2 150cv CD 13/14

Usuário
    Entrada
    12/09/2013
    Local
    Dourados/MS
    Pessoal que inveja dessas médias de consumo de 10,3 até 11,5 Km/l. A minha agora com 3.200Km da trabalho para fazer 8Km/l na cidade tem que andar na manha, e na estrada acabei de fazer uma viagem de 600km, fiz no capricho sem passar de 120km/h e a média no CB ficou em 9,5 km/l. Será que essas média podem melhorar, estou descrente.
    Ocorreu também de ascender uma luz no painel do lado direito, a luz de verificação do motor duas vezes, na primeira vez eu parei e desliguei a camionete e quando liguei ela não acendeu mais e depois de um tempo ascendeu de novo ai dei uma diminuída na aceleração e ela apagou e não ascendeu mais.
    Já aconteceu a mesma coisa com alguém?
    Nova Ranger CD XLS 2.2 150cv 14/14
    EX- Ranger CD XL 3.0 163cv 08/09

Usuário
    Entrada
    11/04/2011
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    A minha tbm tá igual a sua, está com 14.000km e na ultima média fez 7,99km/l, tmb acendeu a luz algumas vezes mas depois apagou e não acendeu mais, to pensando em ligar na CSS e falar com um consultor sobre essa atualização do firmware dela (esse é o jeito certo de falar rsss), se deixarem eu levar lá pra atualizar antes da próxima revisão...

Citação Postado originalmente por sertanejo do MS Ver Post
    Pessoal que inveja dessas médias de consumo de 10,3 até 11,5 Km/l. A minha agora com 3.200Km da trabalho para fazer 8Km/l na cidade tem que andar na manha, e na estrada acabei de fazer uma viagem de 600km, fiz no capricho sem passar de 120km/h e a média no CB ficou em 9,5 km/l. Será que essas média podem melhorar, estou descrente.
    Ocorreu também de ascender uma luz no painel do lado direito, a luz de verificação do motor duas vezes, na primeira vez eu parei e desliguei a camionete e quando liguei ela não acendeu mais e depois de um tempo ascendeu de novo ai dei uma diminuída na aceleração e ela apagou e não ascendeu mais.
    Já aconteceu a mesma coisa com alguém?
    S10 COLINA CS 4X2 2.8 MWM 09/10 140CV

Usuário
    Entrada
    14/11/2012
    Local
    Nazaré/PI
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por celso silva Ver Post
    Pelo seu relato o problema é o Filtro DPF(Diesel Particulate Filter). Conforme sua concepção e algumas estratégia de engenharia do motor, o DPF deve auto limpar de uma forma transparente para o usuário essas são as regenerações passiva e ativa do DPF. Acontece que quando o DPF satura as estratégias de engenharia não consegue limpar o DPF e ai acende uma lâmpada e reduz a potência do motor para não haver sobreaquecimento do mesmo, dai é necessário fazer uma visitinha a css para fazer a limpeza do DPF chamada regeneração Estática. As css estão orientadas pela FORD a colocar a causa do problema na qualidade do Diesel, no meu caso sempre utilizei o S10 e tenho todos os comprovantes de abastecimento e ate o momento não paguei por esse serviço. Já realizei umas 8 regeneração estática, a ultima foi semana passada, no momento estou abastecendo em um posto indicado pela css, mas já estou montando um processo para cobrar da css/FORD a solução do problema, pois somente as NR 2.2 está tendo este problema, acredito que existe um erro de engenharia de projeto porque não tem condições de a cada 2 meses levar a caminhonete para fazer a limpeza do DPF, e quando acabar a garantia como é que vai ser? com a palavra a FORD:
    Celso Silva e Alberto Filho, bom dia.

Sou proprietário de uma Ranger 3.2, e a minha começou a apresentar esses sintomas.
    Dá umas falhadas em baixa rotação e acende o alarme de problema no motor (e a potência fica reduzida).
    Nova Ranger 2.2 DIESEL.-alarme-painel-ranger.jpg

Obrigado pela dica sobre o filtro DPF.
    Vou na CSS solicitar a limpeza. Deve ser isso. (tomara que seja só isso).

A minha está com 29.000Km e é a primeira vez que isso acontece.

Usuário
    Entrada
    29/07/2013
    Local
    são josé do rio preto/SP
    se grande parte das 2.2 está acontecendo esse "problema" no DPF, vcs devem comunicar o ministério publico e as revistas especializadas afim de "forçar" um recall. na pagina 920 do tópico da ford ranger 2012, no post 11037 tem um formulário que deve ser preenchido por quem teve problemas com documentos, fotos e relatos e enviado para o link debaixo dele, o do ministério publico. só assim para resolverem esse problema.
    RANGER CD XLS 3.2 20V AUT. / l200 outdoor hpe / s10 lt 2.8 manual (td diesel)
    EX: "BANGUELA" S10 2.8 MWM 03/04 DLX CD. (XODÓ)

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Monster Flux Ver Post

Sou proprietário de uma Ranger 3.2, e a minha começou a apresentar esses sintomas.
    Dá umas falhadas em baixa rotação e acende o alarme de problema no motor (e a potência fica reduzida).

Pessoal, claro que mandar outra pessoa fazer é mais cômodo, mas fazer a limpeza no DPF é muito simples. Salvo engano tem no manual. Se precisarem posto aqui a página do manual técnico no motor que não tenho disponível no momento.

E só pra constar, a luz do DPF é outra, não é essa.

Nova Ranger 2.2 DIESEL.-img-1.jpgNova Ranger 2.2 DIESEL.-dpf.png
    4X4 Brasil
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Usuário Avatar de andre k
    Entrada
    18/01/2011
    Local
    INDAIAL/SC
    Agradecimento: 1

LIMPEZA no DPF

Como faço para fazer pessoalmente a limpeza no DPF.
    Você tem alguma informação

Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Pessoal, claro que mandar outra pessoa fazer é mais cômodo, mas fazer a limpeza no DPF é muito simples. Salvo engano tem no manual. Se precisarem posto aqui a página do manual técnico no motor que não tenho disponível no momento.

E só pra constar, a luz do DPF é outra, não é essa.
    Andre Kannenberg - Indaial/SC

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30

Veja bem que esse procedimento pode ser feito por qualqer pessoa. A diferença em utilizar um scanner, como mostrado no video, é que o scanner acelera o carro sozinho, tornando o procedimento mais simples.

O procedimento é mais ou menos assim (infelizmente não pude encontrar a fonte no manual de serviço da Ranger):
    1) Ligar o carro e esperar atingir a temperatura de funcionamento
    2) Depois de aquecido o carro, elevar a rotação até 2500 rpm e manter nessas condições por aproximadamente 25 minutos (etapa onde ocorre a regeneração) - mantenha distância do carro e do escapamento - a temperatura fica altíssima. Mantenha também o capuz do carro fechado, para possibilitar o maior aquecimento do veículo.
    3) Depois de concluída essa fase, deixa o carro em ponto morto por 5 minutos (com o motor em funcionamento) e depois desligue. Ao religar, a luz do DPF deverá apagar.

O procedimento é bem parecido em todos os veículos com filtro DPF, o que pode mudar é a quantidade de acelerador que você deve usar pra atingir as condições pra regeneração acontecer.

Esse procedimento acima é chamado de regeneração estática e é recomendado em alta saturação ou quando o veículo não tem condições de ser conduzido em uma estrada - basta conduzi-lo em temperatura constante por uns 40 minutos a 80km/h (em marcha alta - aceleração alta) que a regeneração acontece.

Seguem os prints do manual da Frontier:

Nova Ranger 2.2 DIESEL.-frontier.jpg

Essa informação também é encontrada no fórum:

Quanto à limpeza é isso mesmo o nome correto é “regeneração automática” do filtro de partícula (DPF) é limpo a cada 300km, mas depende da qualidade do diesel e/ou estilo de pilotagem do condutor podendo ser limpo com menos tempo, existe um sensor que mede a diferença de pressão no DPF, a pressão sobe com o acumulo de particulas, caso a pressão chegue a um valor máximo determinado pela central ela ira tentar realizar a regeneração do DPF antes dos 300km, irá injetar diesel direto na descarga antes do DPF, o que às vezes acaba ficando saturado e acendendo uma luz amarela de advertência (uma engrenagem com um sinal de exclamação dentro) e para não danificar a turbina e a ocorrência de aquecimento do motor a central reduz a potencia do motor sendo obrigado a realizar uma regeneração estática que só pode ser realizada nas css, a mesma é submetida a uma rotação de 2500rpm constante por mais de 30 minutos parece que é alterado a injeção dos bicos e a mistura, também é injetado o diesel direto na descarga antes do DPF, o diesel precisa de uma temperatura mínima de 600ºC para entrar em combustão, a saída do escapamento do motor chega a incandescer e ai é queimada toda a fuligem ocorrendo a limpeza do DPF.

Quanto ao problema de pequenos percursos, esse problema existiu no inicio com os carros a diesel na Europa não só caminhonetes mas carros de passeio também, pois lá começaram a usar o DPF desde 2010 e o procedimento de regeneração dependia de uma temperatura mínima de 600°C na descarga, inicialmente tentaram resolver o problema adicionando aditivos ao combustível para baixar a temperatura mínima de combustão do diesel, mas somente foi solucionado, adicionando uma vela de aquecimento junto ao bico ejetor de diesel na descarga, levando o diesel a combustão para queimar a fuligem no DPF, mesmo com o escapamento sem a temperatura adequada.

A NR Diesel possui uma vela de aquecimento junto com um bico de injeção de diesel na descarga próximo ao DPF o chicote que alimenta da vela e o acionador do bico possui uma capa protetora vermelha é fácil de identificar, pasmem! a maioria dos mecânicos desconhecem isso eles informam que é apenas um sensor de gases. Eu tive 04(quatro) vezes o problema da luz de advertência e todas às vezes eles faziam a regeneração estática e condenava o diesel que estava usando troquei de posto 03(três) vezes e não adiantou, sempre utilizei o S10. Somente depois que eu mesmo inspecionei todas as conexões do sistema DPF o problema nunca mais voltou já rodei mais de 2500km e ate o momento sem problemas.
    Primeiro: funcionamento da regeneração

A regeneração não é bem uma "limpeza" e sim a queima das partículas retidas pelo filtro. O DPF nada mais faz do que acumular partículas nos seus filtros, e estas vão entrando em combustão com a temperatura dos gases do escape.
    Existem 2 tipos de regeneração: a passiva e a ativa.
    A passiva acontece naturalmente em uso pesado e velocidades maiores, já que o motor elimina muito mais temperatura pelo escape, as partículas vão queimando normalmente. Essa é a regeneração que tecnicamente deveria ser a grande responsável pela limpeza do filtro. Ela ocorre mais ou menos a partir de 70km/h. Com essa velocidade (ou mais) constante o filtro deve ficar limpo em 10 minutos.
    A ativa ocorre quando a passiva não é suficiente para limpar o filtro e o mesmo chega a mais ou menos 40-45% de sua capacidade de armazenamento. Pelo que entendi, a injeção muda o comportamento para o motor gerar mais temperatura e, aparentemente, (por favor, não consegui entender direito essa parte porque vi tudo em inglês, correções são bem vindas) chega a jogar um pouco de diesel no DPF para aumentar a temperatura lá dentro e forçar as partículas a entrarem em combustão.
    A regeneração ativa deve ocorrer a cada 482km (300 milhas) caso a passiva não esteja dando conta.
    Pois bem, definida a regeneração ativa e passiva, temos que entender que a regeneração ativa não deveria, em tese, aparecer frequentemente e seria usada pela ECU em regime de exceção.
    Esse sistema DPF pressupõe um uso de trabalho pesado ou em longas distâncias constantes. O "acelera e para" da cidade contribui para o acumulo precoce de partículas no filtro e a cada 482km a ECU vai realizar a regeneração ativa para limpar o mesmo. O grande problema é: se, em quanto você estiver no processo de regeneração ativa, continuar dirigindo no "acelera e para, esta pode ser interrompida. Tecnicamente você deve tentar manter o giro acima de 2 mil para não dar problema.
    Portante, se o seu troller está realizando a regeneração ativa a cada mais ou menos 500km, tem algum problema acontecendo.
    A regeneração passiva é completamente "mecânica" e independe de de central ou qualquer programação. Simplesmente em alta velocidade ou trabalho pesado (como trilhas), as temperaturas dos gases aumentam e as partículas vão queimando. 10 minutos são o suficiente para limpar um filtro. Se você usa seu troller só em cidade e é daqueles que anda mais calmamente e gosta de economizar combustível, isso gera entupimento precoce do filtro
    A ativa é acionada eletronicamente e pode ser interrompida por "acelera e para" do carro ou dar algum mal funcionamento devido a problemas do sistema do carro..
    Até agora da pra concluir que, se o troller tem um problema na ECU, isso influenciaria na regeneração ativa e não na passiva.
    Mas provavelmente muitos trollers que vão direto para trilhas e pegam frequentemente estradas tem apresentado o "problema na regeneração" e o entupimento do DPF...
    PS: a regeneração ativa ocorre em torno de 45% da capacidade do filtro. em 75% o carro vai provavelmente entrar em estado de emergência e o não é mais possível a regeneração tanto ativa quanto passiva, necessitando de uma limpeza verdadeira em algum mecânico.

Eis aí um aparato geral
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Usuário
    Entrada
    09/05/2013
    Local
    brasilia/DF
    Citação Postado originalmente por Monster Flux Ver Post

Monster! essa lâmpada que você mostrou não é a lâmpada especifica do DPF, ela é da ECU e qualquer falha relacionado ao motor ela irá acender, as NR 3.2 possui uma lâmpada especifica do DPF para informar quando o mesmo precisa de limpeza, mas como os sensores de temperatura, medidores de diferença de pressão do DPF e o injetor de diesel no DPF são controlados pela ECU também, consequentemente se houver uma falha nessa linha essa lâmpada irá acender também. No caso da NR 2.2 XL as mesmas não possui a lâmpada especifica do DPF e todas as falhas são indicadas por esta lâmpada de uma engrenagem com exclamação no centro.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Nova Ranger FLEX.
      Por suv no fórum Ford
      Respostas: 2445
      Última resposta: 04/03/2021, 20:30
    2. Respostas: 14
      Última resposta: 18/03/2014, 10:36
    3. Nova s 10 2012 - diesel
      Por Cleo no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4
      Última resposta: 28/08/2012, 08:36
    4. Respostas: 2