Citação:
Quanto à limpeza é isso mesmo o nome correto é “regeneração automática” do filtro de partícula (DPF) é limpo a cada 300km, mas depende da qualidade do diesel e/ou estilo de pilotagem do condutor podendo ser limpo com menos tempo, existe um sensor que mede a diferença de pressão no DPF, a pressão sobe com o acumulo de particulas, caso a pressão chegue a um valor máximo determinado pela central ela ira tentar realizar a regeneração do DPF antes dos 300km, irá injetar diesel direto na descarga antes do DPF, o que às vezes acaba ficando saturado e acendendo uma luz amarela de advertência (uma engrenagem com um sinal de exclamação dentro) e para não danificar a turbina e a ocorrência de aquecimento do motor a central reduz a potencia do motor sendo obrigado a realizar uma regeneração estática que só pode ser realizada nas css, a mesma é submetida a uma rotação de 2500rpm constante por mais de 30 minutos parece que é alterado a injeção dos bicos e a mistura, também é injetado o diesel direto na descarga antes do DPF, o diesel precisa de uma temperatura mínima de 600ºC para entrar em combustão, a saída do escapamento do motor chega a incandescer e ai é queimada toda a fuligem ocorrendo a limpeza do DPF.
Quanto ao problema de pequenos percursos, esse problema existiu no inicio com os carros a diesel na Europa não só caminhonetes mas carros de passeio também, pois lá começaram a usar o DPF desde 2010 e o procedimento de regeneração dependia de uma temperatura mínima de 600°C na descarga, inicialmente tentaram resolver o problema adicionando aditivos ao combustível para baixar a temperatura mínima de combustão do diesel, mas somente foi solucionado, adicionando uma vela de aquecimento junto ao bico ejetor de diesel na descarga, levando o diesel a combustão para queimar a fuligem no DPF, mesmo com o escapamento sem a temperatura adequada.
A NR Diesel possui uma vela de aquecimento junto com um bico de injeção de diesel na descarga próximo ao DPF o chicote que alimenta da vela e o acionador do bico possui uma capa protetora vermelha é fácil de identificar, pasmem! a maioria dos mecânicos desconhecem isso eles informam que é apenas um sensor de gases. Eu tive 04(quatro) vezes o problema da luz de advertência e todas às vezes eles faziam a regeneração estática e condenava o diesel que estava usando troquei de posto 03(três) vezes e não adiantou, sempre utilizei o S10. Somente depois que eu mesmo inspecionei todas as conexões do sistema DPF o problema nunca mais voltou já rodei mais de 2500km e ate o momento sem problemas.
Citação:
Primeiro: funcionamento da regeneração
A regeneração não é bem uma "limpeza" e sim a queima das partículas retidas pelo filtro. O DPF nada mais faz do que acumular partículas nos seus filtros, e estas vão entrando em combustão com a temperatura dos gases do escape.
Existem 2 tipos de regeneração: a passiva e a ativa.
A passiva acontece naturalmente em uso pesado e velocidades maiores, já que o motor elimina muito mais temperatura pelo escape, as partículas vão queimando normalmente. Essa é a regeneração que tecnicamente deveria ser a grande responsável pela limpeza do filtro. Ela ocorre mais ou menos a partir de 70km/h. Com essa velocidade (ou mais) constante o filtro deve ficar limpo em 10 minutos.
A ativa ocorre quando a passiva não é suficiente para limpar o filtro e o mesmo chega a mais ou menos 40-45% de sua capacidade de armazenamento. Pelo que entendi, a injeção muda o comportamento para o motor gerar mais temperatura e, aparentemente, (por favor, não consegui entender direito essa parte porque vi tudo em inglês, correções são bem vindas) chega a jogar um pouco de diesel no DPF para aumentar a temperatura lá dentro e forçar as partículas a entrarem em combustão.
A regeneração ativa deve ocorrer a cada 482km (300 milhas) caso a passiva não esteja dando conta.
Pois bem, definida a regeneração ativa e passiva, temos que entender que a regeneração ativa não deveria, em tese, aparecer frequentemente e seria usada pela ECU em regime de exceção.
Esse sistema DPF pressupõe um uso de trabalho pesado ou em longas distâncias constantes. O "acelera e para" da cidade contribui para o acumulo precoce de partículas no filtro e a cada 482km a ECU vai realizar a regeneração ativa para limpar o mesmo. O grande problema é: se, em quanto você estiver no processo de regeneração ativa, continuar dirigindo no "acelera e para, esta pode ser interrompida. Tecnicamente você deve tentar manter o giro acima de 2 mil para não dar problema.
Portante, se o seu troller está realizando a regeneração ativa a cada mais ou menos 500km, tem algum problema acontecendo.
A regeneração passiva é completamente "mecânica" e independe de de central ou qualquer programação. Simplesmente em alta velocidade ou trabalho pesado (como trilhas), as temperaturas dos gases aumentam e as partículas vão queimando. 10 minutos são o suficiente para limpar um filtro. Se você usa seu troller só em cidade e é daqueles que anda mais calmamente e gosta de economizar combustível, isso gera entupimento precoce do filtro
A ativa é acionada eletronicamente e pode ser interrompida por "acelera e para" do carro ou dar algum mal funcionamento devido a problemas do sistema do carro..
Até agora da pra concluir que, se o troller tem um problema na ECU, isso influenciaria na regeneração ativa e não na passiva.
Mas provavelmente muitos trollers que vão direto para trilhas e pegam frequentemente estradas tem apresentado o "problema na regeneração" e o entupimento do DPF...
PS: a regeneração ativa ocorre em torno de 45% da capacidade do filtro. em 75% o carro vai provavelmente entrar em estado de emergência e o não é mais possível a regeneração tanto ativa quanto passiva, necessitando de uma limpeza verdadeira em algum mecânico.