https://www.youtube.com/watch?v=C6ERoihydcQ
Veja bem que esse procedimento pode ser feito por qualqer pessoa. A diferença em utilizar um scanner, como mostrado no video, é que o scanner acelera o carro sozinho, tornando o procedimento mais simples.
O procedimento é mais ou menos assim (infelizmente não pude encontrar a fonte no manual de serviço da Ranger):
1) Ligar o carro e esperar atingir a temperatura de funcionamento
2) Depois de aquecido o carro, elevar a rotação até 2500 rpm e manter nessas condições por aproximadamente 25 minutos (etapa onde ocorre a regeneração) - mantenha distância do carro e do escapamento - a temperatura fica altíssima. Mantenha também o capuz do carro fechado, para possibilitar o maior aquecimento do veículo.
3) Depois de concluída essa fase, deixa o carro em ponto morto por 5 minutos (com o motor em funcionamento) e depois desligue. Ao religar, a luz do DPF deverá apagar.
O procedimento é bem parecido em todos os veículos com filtro DPF, o que pode mudar é a quantidade de acelerador que você deve usar pra atingir as condições pra regeneração acontecer.
Esse procedimento acima é chamado de regeneração estática e é recomendado em alta saturação ou quando o veículo não tem condições de ser conduzido em uma estrada - basta conduzi-lo em temperatura constante por uns 40 minutos a 80km/h (em marcha alta - aceleração alta) que a regeneração acontece.
Seguem os prints do manual da Frontier:
Anexo 466568
Essa informação também é encontrada no fórum:
https://www.youtube.com/watch?v=fNO-oUHmKXU
Eis aí um aparato geral :concordo: