Postado originalmente por
bgtn
richardhbig,
1. A relação de km/h por 1k rpm infelizmednte não me lembro.
2. As médias de consumo que eu relatei são da bomba, não tem sido muito diferente do CB. Somente uma vez deu diferença maior, se não me engano de 1,3km/L (bomba X CB), mas acho que é porque rodei pouco (1/2 tanque) e o posto era outro, e acho que o frentista deu aquela "arredondada" depois do desarme automático. Ironicamente, pode ser que a média de consumo do CB, naquele caso, tenha sido mais aproximado do real que o da bomba, por isso eu não relatei essa média nem o posterior.
Vou precisar de um tempo para calcular todas as médias, mas viajando no final do ano, com velocidades variando entre 100 e 140 km/h, 4 adultos e 1 criança (cadeirinha...), mais caçamba cheia de malas, estava fazendo, pelo CB, entre 6,9 e 7,8. Dependeu do tipo de pista (dupla x simples) e do transito. Sempre gasolina e AC ligado direto.
Quanto ao Fusion X Ranger (motor) em que se leve em consideração a aerodinâmica, peso, arrasto, etc, PARA MIM, o que houve foi um erro grave de projeto que se chama "FLEX". Pode verificar que todos, absolutamente todos os motores gambiarrados (pelas fábricas) para flex o consumo piorou muito. Mas é aquela coisa, se não for flex, não vende no Brasil...