É meu amigo, eu ja tive este problema algumas vezes infelizmente, bem vindo!
Tu pode realizar o reaperto de todas mangueiras de admissão de ar, com alicate ou chave não fica muito bom.
Com certeza elas estão sujas de óleo por dentro e parcialmente carbonizadas(talvez quase entupidas em algum ponto).
Existe a remota chance que em alguma revisão a CSS não apertou bem as mangueiras de admissão de ar qd trocou o filtro de ar do motor, coisa comum também.
Com isto tende a escapar mais fácil e soltar, para apertar bem use uma chave canhão, nao lembro qual exatamente 7,8,9 acho.
Acredito que talvez tu pode estar com a admissão parcialmente entupida, no meu caso, realizaram uma limpeza do intercooler que estava cheio de carbonização devido a valvula
EGR. Alias todo meu sistema de admissão estava bem carbonizado.
A pickup fica bem fraca neste caso, pois fica sem turbina na admissão, e tambem porque a injeção entra no modo potencia reduzida.
http://quatrorodas.abril.com.br/auto...0-799663.shtml
Por acaso tu ja colocou o filtro separador de óleo? Havia recal nas 2012,2013, nao sei se aplica posteriormente.
Eu fui varias vezes na CSS, até que tive que finalmente acharam o problema e tive que pagar uma limpeza completa do sistema de admissão e ganhei uma turbina nova na garantia. Tive alguns outros problemas, como vazamento de oleo e nas S10 2013 a turbina ainda era refrigerada a agua, por este motivo a CSS trocou a minha na garantia.
Segue o link, separador de óleo, ele vai dentro da mangueira de suspiro do motor, alguns conhecem como anti chama:
http://loja.chevroletnova.com.br/Pro..._Filtro_de_Ar_[2.5/2.8]_Diesel
Em algumas pickups a galera fecha a EGR, mas o tema é polemico, a combustao fica mais quente, a pickup polui bem mais, tende a aquecer etc...consome mais... dizem que pode até queimar junta em viagens longas... estraga mais rápido o óleo.
Eu acabei colocando 2 separadores do óleo na linha.
http://www.youtube.com/watch?v=A6x5WKSSfzE