Postado originalmente por
monteiroalexandre
Esse lance de que carro a Diesel não desvaloriza e que é muito mais vantajoso do que o similar a gasolina já não é mais verdade a um bom tempo. Cada combustível para a sua aplicação ainda é uma lógica válida, porém até mesmo essa afirmação vai cair aos poucos, pois com os motores de ciclo otto com injeção direto e sobrealimentados chegando, a desculpa de que motor a diesel tem mais torque vai minguando aos poucos.
Veja meu exemplo, tinha uma ford edge, com seu motor V6 3.5 de 289cv, pesando mais de 2 ton, e com tração awd, fazia uma média dentro de fortaleza/ce de 6,3 km/l (gasolina), hoje minha ranger na mesma aplicação faz 7,0 km/l (diesel), claro que são carros distintos.
E voltando ao exemplo do juliano acima, veja que não é apenas os R$ 5.800,00 que se perde a menos, aqui em fortaleza o seguro de carro a diesel é desproporcional ao valor do carro, por exemplo: uma ranger a gasolina no valor de 80.000,00 tem o valor do seguro na faixa de R$ 2.300,00 já a mesma versão a diesel que sai por 127.000,00 tem o seguro na faixa de R$ 4.000,00.
Isso sem falar em manutenção mais cara (nesse motor a puma i5 3.2 vão 9,5L de óleo lubrificante, no V6 do edge era 6,5L). E agora com esse tal de DPF não dá mais para ficar colocando o diesel mais barato da cidade.