Postado originalmente por
Reginaldoteles
É o seguinte,
Pelo manual, qualquer lugar dentro da faixa branca é normal.
Quando comprei o carro, que aliás, descobri que estava sem a válvula termostática, a temperatura nunca passava de um quarto no marcador (já houvi relatos aqui que essa seria a indicação ideal)
Após retífica e colocação da válvula termostática, a temperatura no indicador fica na estrada e em alta rotação bem próxima ao meio, ou seja, aproxima-se bastante dos 100°, acho que funciona entre 94 a 95°. Quando despressuriza o turbo, ela baixa consideravelmente de novo.
O motor vem trabalhando normal, mas quando fundiu anteriormente, a indicação é que tinha ultrapassado o meio... me falaram que não posso deixar chegar ao meio de forma alguma...
Pelos relatos no Fórum da Sportage com motor mazda, li que muitos retiraram a válvula menor da termostática, que funciona com duas válvulas...
Não sei se é porque gato escaldado tem medo de água fria... mas penso em retirar esta pequena válvula e verificar como funciona o casso... se continua normal e com uma temperatura mais baixa...
João, como conseguiu que a termostática abrisse nesses valores?