Prezados, consegui solucionar ambos os problemas que eu estava enfrentando. Realmente a primeira coisa a se fazer é procurar um mecânico que saiba exatamente o que está fazendo, pois eu troquei sensores caríssimos sem necessidade em virtude do que ouvi dos mecanicos mela-chaves que visitei antes de encontrar um de confiança.
Resumindo: o problema de se desligar é incrivelmente simples. É no regulador de pressão antes da bomba de alta. O regulador entope devido a baixa qualidade do diesel brasileiro e/ou devido a sujeira acumulada no tanque, que também é causada pela qualidade do diesel, que tem alta concentração de enxofre, e causa ferrugem no bocal e fundo do tanque, resultando nesse problema. (explicação do mecânico que resolveu o problema, foi direto na peça com problema).
Custou apenas 250 R$ para resolver o problema, já trocando o filtro de combustível. Também recomendo que façam uma limpeza completa no tanque e demais componentes que antecedem esse sensor de pressão. Foi só desmontar o sensor, (que fica ao lado da bomba de alta, logo abaixo do reservatório de água) , colocar o sensor na cuba de cavitação (ultrasom) para fazer a limpeza, o carro se transformou, não desligou mais, ficou uma beleza.
A luz da temperatura que acende, é um simples mal contato na chave (ignição), basta virar um pouquinho pra "trás" a chave quando a luz acende. Mandei revisar todos os aterramentos e chicotes elétricos por causa desse problema, e os "eletricistas" não se deram conta do problema ser na chave, eu mesmo descobri isso sem querer... rsrsrs e lá se foi mais algum dinheiro por falta de conhecimento ou perícia dos profissionais.
Infelizmente após resolver os problemas eu fui obrigado a vender a viatura para fazer investimento em um imóvel. Pude rodar aproximadamente 4000 km em pouco mais de 2 meses. Depois de consertado, o carro só vai, realmente muito confortável e econômico, fazendo sempre acima de 14,5km/l no diesel S-10.
Assim que me folgar, pretendo comprar outra Tracker diesel com motor Peugeot e fazer o remapeamento de chip em SP com o Licharles, ou no RS na BM Diesel. O carro é muito bom, o real problema, é na verdade encontrar profissionais aptos e qualificados para trabalhar na manutenção desses veículos.
Não se desesperem como eu me desesperei... Pelo que pude perceber, os problemas na sua maioria são simples de se resolver, porém difíceis de serem diagnosticados, devido a falta de qualificação profissional dos mecânicos.