Postado originalmente por
mfdomingues
Marcus, boa noite
Sim, tenho uma com motor mazda, mas o que elas compartilham do motor eh apenas o bloco, o resto eh totalmente ou parcialmente diferente. A minha não ascende a luz da injeção, mesmo porque a bomba injetora eh totalmente analógica, não ha sensores, não ha gerenciamento eletrônico apenas molas, parafusos, buchas etc..
Quanto as queixas deste motor bom, realmente nos GV2 e trackers são poucas porque o arrefecimento foi muito melhor desenhado do que o trabalho porco que a Kia fez nas Sportages, da uma olhada na página do modelo que você verá minha saga quanto ao superaquecimentos,água sumindo, motor na retifica, tira e coloca o cabeçote 3x etc.
Realmente o motor eh bem comportado são apenas 87cv o que nos suzukis deve ser melhor percebido também, pois a relação de peso potencia eh mais favorável (minha viatura tem quase 1.600 kg).
Certa vez vi algum relato de alguém que tirou a bomba eletrônica da suzuki e colocou uma bosh analógica igual da Kia, mas para isto tem que mexer n cabeçote também, mas, lembro que ele ficou bem contente porque além de não ter mais o problema do alarme no painel ele ganhou mais uma cavalos (cabeçote mexido e bomba aberta) mas ai foi preciso mexer no radiador porque a taxação fazia ele aquecer ai deve ter virado novela igual a minha.
Na minha humilde opinião se quer um diesel mesmo (veja se compensa de fato) procure com muita calma e talvez seja melhor investir um pouco mais e pegar outra viatura mais confiável e mais comum. Para você ter idéia esse motor usa correia dentada ao invés de correntes, sei que até as Toyotas usam correia, mas, talvez uma frontier? Xterra? Bom eh soh um conselho de quem sofreu um pouco e aprendeu bastante.