Eu concordo em partes com a afirmação do colega Renato.
Baseado na afirmação dele, somente pessoas com perfil para lidar com mecânica automotiva poderão possuir esta viatura.
Nem de longe as pessoas tem tempo ou perfil para lidar com mecânica de carros. Daí a quantidade de oficinas mecânicas no Brasil. Eu tenho alguma experiência com mecânica ciclo Otto, mas pouca experiência com ciclo diesel. Mas meu tempo disponível é quase zero.
Eu comprei para uso da minha filha de 19 anos. Eu viajo o tempo inteiro devido a minha profissão (sou engenheiro e tenho uma empresa de consultoria) e não tenho tempo nem pra cortar o cabelo. Quando minha filha me liga avisando que o carro acendeu a luz e ficou fraco, eu estou geralmente beeem longe. A única alternativa que tenho caro Renato, é enviar para o mecânico (Lycharles) . Não se trata de não querer entender o carro, como vc generalizou.
Infelizmente eu comprei um carro que poucos meses depois de adquirido começou a manifestar problemas de todos os tipos, não somente com injeção. O antigo dono cuidou muito da estética do carro, mas da manutenção infelizmente não. Eu levei em um mecânico experiente e ele me disse o que eu já sabia " O carro está bonito, parece bem cuidado, mas não sabemos o histórico de manutenção e de como foi tratado. Pode ser que venha apresentar problemas mesmo aparentando estar bem cuidado."
De fato, ele tinha razão. Desde rolamentos ao atuador da embreagem, de buchas à turbina, ar condicionado, alternador, links de suspensão... vários itens que não deveriam apresentar problemas com 100.000k vieram a apresentar quebra.
Tive vários carros e vendi todos eles para particulares. Nunca repassei nenhuma bomba para nenhuma pessoa, até porque "passar pra frente uma bucha" é contra minha índole. Eu posso prejudicar um pai de família que lutou para comprar um carro e não dispõe de recursos para reparos. Sempre me coloco no lugar do outro.