Boa noite, Jonat,
Minha sugestão, rápida e rasteira: continue lendo. Vai valer a pena, acredite!
Mas vou tentar dar um resumo. Antes de + nada, a luz amarela não é maldita. Ela apenas lhe avisa que há algo errado, e se continuar assim PODE vir a dar problemas mais sérios. Ela geralmente leva seu carro a um "modo de segurança", justamente para proteger os sistemas, e acende por motivos diversos. O método mais correto para vc descobrir qual o problema original é "limpar" o erro usando um scanner, e então aguardar a luz acender novamente, passar o scanner e finalmente ver qual o erro "original". Isso porque, depois de muito tempo rodando com a luz, certamente o scanner, na primeira passada, vai dar um conjunto de erros, e vc não saberá qual é o mais importante ou relevante.
Por esse forum, vc vai ver que isso pode ser desde sujeira no tanque ou nos filtros (coisas simples) até problemas sérios. Há muitos relatos de um mau contato no sensor do acelerador causando a luz amarela. A não ser que vc tenha conhecimento de mecânica, eu não aconselho a mexer. Sugiro procurar mesmo um mecânico. Mas mecânico MESMO, não mexânico ou curioso.
Se vc comprou sua viatura recentemente e não conhece a história dela, mais um motivo para dar uma geral absoluta. O diesel brasileiro é ruim demais, e o carro tem filtros que podem não ter sido trocados, e então vai água e sujeira para os sistemas de alimentação e... tome luzinha amarela.
Enfim, meu caro... recomendo PERSISTÊNCIA para encontrar um bom mecânico. Aqui no forum deve haver alguém do Sul para lhe ajudar, pois temos referências aqui para os estados mais próximos (Minas, Rio, São Paulo, Goiás). E existem também boas referências dadas pelo pessoal do Nordeste. Infelizmente, não me lembro de ver alguém citar algum mecânico de referência no RS. Sugiro procurar uma autorizada Bosch que mexa com Diesel: no mínimo, eles devem ter o scanner, chamado TECH2, para seguir o caminho de limpar o sistema e esperar acender novamente para enfim encontrar o problema principal.
Finalizando... não sou mecânico e nem tenho tempo ou competência para fuçar na minha GVTD, infelizmente. Tudo o que sei aprendi aqui no forum, com a ajuda de pessoas sensacionais e abnegadas, que me ajudaram bastante, e apareceram justamente quando eu já pensava em desistir do carro por não encontrar um mecânico aqui em BH. Hoje já conheço dois. E não abro mão do meu Hermeto de jeito nenhum. Pra ilustrar: fiz uma viagem de 730 km no último sábado. Velocidade de 110/120km, ar ligado. Abasteci 52,7 litros. Isso só já não é motivo para vc continuar com o seu???
Um abraço e boa sorte!