Conforme contei pouco antes, a luz do "check engine" voltou e sumiu na minha Tracker, durante viagem que fiz até o Litoral Norte.
Quando passou o "scanner" hoje, surgiram os seguintes erros: 0246 (transf. de pressão reg. press. sobreal) e 0401 (circuito regul. reciclagem gases), os dois acompanhados de divergência de regulação. Fora esses dois, também está lá o erro 1517 (bloqueio de ignição), que sempre aparece.
Também já falei que a perda de potência foi pouco significante e que tudo voltou ao normal depois de um punhado de partidas. Melhor dizendo, completamente ao normal, não.
De uns tempos para cá, surgiu um apito no motor (parecido com um xiado) que se torna mais perceptível com o motor quente. Nem imagino o que isso. Outro barulho do motor parece um grilo (parado ou andando) que vai e volta. Levantei o capô e mexi aleatoreamente naquele monte de mangueiras de borracha, nada. O barulho vai e volta quando quer.
Hoje também coloquei a tal válvula que o Licharles me mandou quando apareceu o erro 0401 pela primeira vez e troquei o trinco da porta trazeira.
Hoje também tive que abastecer o carro. Parei em um posto da BR, que como todos sabem só tem biodiesel, completei o tanque, e taquei mais um Bardhal.
Como contei antes, sentei o pé no retorno do litoral, e a luz permaneceu apagadinha. Por isso que falei que a Tracker parece que gosta mesmo é de pé no fundo. O problema maior está na minha confiança: quando eu entro em uma estrada, já fico esperando o aparecimento da tal luz. A minha filha já apelidou a luzinha de submarino (realmente, na olhada rápida, ela parece mesmo um pequeno submarino). Enfim, cada dia, uma desventura, erros e outros quetais. Já desencanei com a tal luzinha. Ô motorzinho sensível. Também pudera, é cheio de sensores. Já pensaram quando a humanidade se tornar dependente de robôs? Cada vez que um sensor fizer a detecção de um problema, para tudo!!! Parece coisa de computador: basta uma gota, que o sistema entra em pane.
Muito bem, como o Licharles voltou de um merecido descanso em Itapema, passo a palavra ao nosso consultor para assuntos "Trackenianos". Qual a sua opinião a respeito do assunto?