Postado originalmente por
BETUCAGARCIA
Boa tarde a todos,
Como disse na pagina 283 estaria viajando de férias no Mês de Março com destino a São Paulo e Minas. Saímos dia 01/03/10, pela manhã as 07:00hs e por volta 10:30hs após andar 300km de Salvador notei um barulho estranho como se fosse um assovio, parei o carro e abrí o capô notei que a correia do Alternador havia se espatifado, porém as cordas que formam a correia ainda estavam fazendo o Virabrequim, Alternador, Direção Hidráulica funcionarem. Estava no meio do nada e nem o celular pegava, entrei no carro e seguí em frente, rodei quase 4km com velocidade de 110 neste trajeto notei o led da Bateria acender no Painel e o marcador de temperatura não havia ultrapassado a metade do marcador. Estava preocupado pois neste momento a correia havia partido totalmente e teria que ficar de olho na temperatura até chegar a uma cidade mais próxima. Cheguei em um Município chamado: Teolândia, fica a 20km de Gandú e 170km de Itabuna, Sul da Bahia. Parei em um Posto de Combustíveis e procurei por um Mecânico. Sempre quando troco as correias: Alternador, Dentada e Ar condicionado, guardo as usadas, porém a única que não encontrei em meu carro foi a do Alternador. Neste momento procurei esta correia nesta cidade e não encontrei, precisei perder a vergonha para pedir um carro emprestado ao dono da única casa de peças para ir até a cidade mais próxima assim mesmo quem foi dirigindo foi o Mecânico que não tinha nem Carteira de Motorista. Chegando em Gandú, não achei a Correia ref. 6PK 1580. Por sorte encontrei um proprietário de Auto Peças que começou a ligar para tudo quanto é lugar foi quem conseguiu em Itabuna e ainda paguei um Moto Táxi. Entrei em contato com o meu Mecânico em Salvador para informar e ele estranhou pois me disse que está correia não parte assim e pediu para falar com o Mecâncio que estava consertando a viatura para explicar para ele que os eixos dos tensores e polias principalmente a do Virabrequim deveriam ficar sem nenhum pedaço da correia pois ao colocar a nova Correia poderia travar os tensores ou Virabrequim. A Correia chegou na cidade onde eu estava as 20:00hs e o carro ficou pronto para seguir viagem as 22:00hs. Deixei o carro na garagem do Mecânico e fui para a única Pousada, bem simples mais era a única que tinha. Dia seguinte continuamos a viagem rodei tranquilamente carro com bom rendimento. No encontro que tivemos em Santo Antonio do Pinhal tiveram presentes 20 viaturas de várias marcas, ao todo + ou - 60 familias entre: Paulistas, Mineiros, Cariocas e Baianos. Ecncontrei com o Licharles neste encontro e como ele é um cara muito prestativo já tinha uma alternativa para o Sensor do pedal do acelerador não acender e acusar erro no painel e nem acelerar e desacelerar. Ele substituiu o sensor por adpatador comum, depois coloco fotos do sensor, adaptador e foto de como ficou funcionando, já rodei uns 3.500km na volta da viagem.
A economia baixou um pouco, mais acho que a noite quando chegar em casa detalho melhor as fotos e a economia da viatura.
Segue fotos da correia em pedaços.